Qual é a cor mais quente do fogo?

Perguntado por: evargas . Última atualização: 17 de maio de 2023
4.5 / 5 11 votos

A cor azul indica uma chama mais intensa, ou seja, mais quente. Já a cor amarela tendendo para o vermelho implica em uma chama mais fria.

A cor depende, basicamente, do elemento químico em maior abundância no material que está sendo queimado. A mais comum, vista em incêndios e em velas, é a chama amarelada, resultado da combustão do sódio (Z=11) que emite luz amarela quando aquecido a altas temperaturas.

A cor azul indica uma chama mais intensa, ou seja, mais quente. Já a cor amarela tendendo para o vermelho implica em uma chama mais fria.

A Manipulação de Fogo Roxo é o poder de gerar e controlar chamas de coloração roxa. É uma variação da Manipulação do Fogo. Não deve ser confundida com Manipulação de Fogo Negro.

Escolha cores frias para amenizar o calor nos cômodos
Cores como vermelho, amarelo e laranja, são classificadas como quentes. Ou seja, retém calor e “sobem os termômetros internos”. Já as cores branco, cinza-claro, azul, verde e tons como verde-água e azul-esverdeado, são frias.

Por exemplo: Uma liga metálica escura, fica Vermelha quando submetida a 800K de temperatura, Alaranjada a 2000K, Amarelada a 3000k, Esbranquiçada a 4500K e Branca Azulada a 6000K de temperatura.

A lua cheia muda de cor conforme se eleva no céu. No nascente apresenta-se amarelada e depois, quando já se encontra elevada no céu, é branca. Durante um eclipse total, a Lua pode se apresentar com uma variedade de cores en- tre marrom e amarelo.

Quando, durante a combustão, são liberados átomos de cobre ou bário, como em incêndios de fiação elétrica, a cor da chama fica esverdeada.

"O gás de cozinha é um composto formado de moléculas que contêm apenas carbono e hidrogênio. Quando a combustão desse gás é completa, isto é, todo o carbono se transforma em gás carbônico, e todo o hidrogênio se transforma em água, a chama é azul e atinge temperaturas muito altas.

Agora, se a chama do fogão emite um vermelho-amarelado indica que o gás está acabando e a combustão não foi completa. Nesse caso houve um desbalanceamento na reação entre o combustível GLP e o comburente oxigênio. Quanto à coloração da chama, essa indica a intensidade da mesma.

No entanto, se a mistura de combustível e oxigênio não estiver nos níveis corretos, a combustão não é completa. As chamas obtidas fornecendo a mistura certa de combustível e oxigênio são, geralmente, azuis. Quando a mistura não está devidamente balanceada, você fica com chamas de cor laranja em seu fogão a gás.

A cor laranja ou amarela pode indicar problemas, como: combustão incompleta do gás, quantidade errada de ar na mistura, contaminação do queimador ou gás de baixa qualidade. Chamas vermelhas indicam uma quantidade desbalanceada de monóxido de carbono, substância nociva à saúde.

Segundo a Agência Brasil, um dos maiores problemas da queimação por álcool gel é que ela não faz chamas visíveis, de modo que pode começar a queimar e se alastrar rapidamente antes mesmo de ser percebida pelas vítimas. É o que as autoridades estão chamando de “fogo invisível”.

branco

Portanto, o Sol é branco. Os tons de amarelo e vermelho que enxergamos ao olhar para o Sol surgem por causa da dispersão dos raios solares ao adentrarem a atmosfera.

Se você colocar sais de sódio em uma chama limpa (azul), a cor da chama imediatamente passará a ser amarela; enquanto existir o sódio na combustão. E se você estiver em um local que é iluminado por uma lâmpada de vapor de sódio – que é muito comum em iluminação pública – a sua visão será de uma 'chama escura'.

Para tons de cor-de-rosa, use cloreto de lítio. Para tons de verde claro, use borato de sódio. Para tons de verde, use alume. Para tons de laranja, use cloreto de sódio.

Essa explosão resulta em uma chama azulada de 2 a 3 metros de altura com um barulho característico. Geralmente, quando uma pessoa se depara com o fogo-fátuo, se assusta e sai correndo, fazendo com que o ar se desloque, dando a impressão de que o fogo está a perseguindo.

Dependendo do comprimento dessa onda, ela terá uma coloração diferente. O tamanho da onda, por sua vez, depende da quantidade de energia que ela carrega: quanto mais energia, mais curta é a onda. As ondas “menores” são azuis, enquanto ondas “maiores” são vermelhas.

Por isso, lembre-se: quanto mais perto do branco a cor for, menos calor ela absorverá. Quanto mais perto do vermelho, mais calor será absorvido!

O azul lidera as cores frias. Quanto mais azul tiver o roxo ou o verde, mais frios eles serão. Elas, por sua vez, provocam sensações de distanciamento, de amplidão, vazio, frescor e frio, enquanto que as cores quentes geram sensações de aproximação, de quentura e de acolhimento.

Em outras palavras, embora os olhos humanos não consigam distinguir a diferença entre as cores da radiação solar, se olhássemos para eles com instrumentos especiais que permitem essa distinção, veríamos que a radiação verde é a mais intensa (embora por uma diferença muito tênue).