Qual é a cor do urucum?

Perguntado por: eazambuja . Última atualização: 14 de maio de 2023
4.8 / 5 16 votos

O pigmento do urucum é extraído da parte externa de suas sementes e é rico em carotenoides de coloração amarelo-alaranjado.

No Brasil, as cultivares de urucum que são mais indicadas para os cultivos comerciais são: Bico-de-Pato, Peruana Paulista, Piave Vermelha e a Peruana Pará O urucueiro é uma planta arbustiva, designada botanicamente de Bixa orellana L., que pertence à família Bixaceae.

Usos do urucum
As sementes do urucum são usadas tradicionalmente por índios brasileiros e peruanos como matéria-prima para tintas vermelhas (corante natural), protetor solar, repelente e item religioso de agradecimento pelas colheitas e pesca.

Quem não pode comer? Na forma de chá, o consumo de urucum não é recomendado para pessoas com pressão baixa ou que usem algum tipo de medicamento para reduzir a pressão. Já como corante, o fruto amazônico não oferece riscos à saúde humana, já que é um pigmento natural, segundo a obra “Urucum”.

O urucum não deve ser usado por mulheres grávidas ou em amamentação pois não existem estudos suficientes que comprovem sua segurança. Além disso, pessoas que irão realizar cirurgias também devem evitar o uso do urucum, já que pode alterar os níveis de açúcar no sangue.

Restaura, dá brilho, maciez e hidrata profundamente os fios. Possui um efeito de filtro solar muito benéfico, oferecendo proteção contra os raios UV e protegendo contra queimaduras solares no couro cabeludo.

Colorau ou urucum
Confira como fazer a aplicação: Misture ½ copo de colorau com ½ copo de condicionador; Aplique no cabelo e espere pelo menos uma hora; Lave e seque o cabelo para finalizar.

O Chá de Urucum auxilia na manutenção da saúde dos olhos, evitando problemas de visão como olhos secos e cegueira noturna, reduz o envelhecimento precoce pois contém ação antioxidante que combate os radicais livres e o surgimento de linhas de expressão, diminui o risco de doenças cardiovasculares pois regula os níveis ...

O corante de urucum pode ser apresentado em forma de pó, pasta, suspensão ou solução e, como resultado final, possui a coloração que vai do amarelo-alaranjado ao castanho-avermelhado. O corante de urucum é um produto natural que permite uma vasta gama de aplicações na indústria.

Seus frutos são cápsulas armadas por espinhos maleáveis, que se tornam vermelhas quando ficam maduras. Então se abrem e revelam pequenas sementes dispostas em série, de trinta a cinquenta por fruto, envoltas em arilo também vermelho.

Características: Espécie de baixa estatura, 3-5 m, copa baixa e densa, com o tronco medindo entre 15 e 25 cm de diâmetro, revestido por cascas com ritidoma reticulado. Suas folhas são simples, pecioladas, membranáceas, glabras e com 8-11 cm de comprimento. As flores são róseas e reunidas em inflorescências terminais.

Para a nutricionista Vanderlí, o ideal seria consumir 10 gramas diariamente de um bom pó de urucum para obter os benefícios elencados pelos estudos. Vamos combinar que é bastante: entre 3 e 4 colheres de chá. Se não conseguir chegar a tanto, ao menos inclua o urucum no cardápio do dia a dia.

Rico em carotenoides, vitamina E e ácidos graxos essenciais, o óleo de urucum é um poderoso antioxidante. O óleo de urucum pode proteger a pele contra os danos do sol, prevenir o envelhecimento precoce e melhorar a aparência de cicatrizes e manchas.

Urucum: fruto faz parte da tradição indígena nas pinturas corporais de diferentes etnias.

Chá de urucum pode ser ingerido gelado, quente ou com folhas frescas.

Não há efeitos colaterais no consumo do urucum e ainda não foram descobertos problemas no consumo em excesso do tempero.

- Diminuição da gordura periférica(barriga) sendo um auxiliar no emagrecimento. O Urucum pode ser encontrado principalmente na América do Sul, Caribe e outras áreas onde o clima é tropical ou subtropical.

Urucum não tem sabor, mas é usado para dar cor aos pratos. Foto: Bigstock. Nos mercados e feiras atuais, é mais comum encontrar o colorau, produto feito à base de urucum. A docente do IFSC dá detalhes sobre o modo de preparo: “Basta aquecer levemente as sementes de urucum e macerá-las junto com fubá de milho.