Qual é a cor do Surdo?

Perguntado por: mesteves8 . Última atualização: 25 de abril de 2023
4.7 / 5 11 votos

Hoje, a cor azul turquesa é usada, por ser uma cor viva e vibrante, que representa a riqueza cultural de uma comunidade surda. Qual a importância da Libras no processo de socialização dos surdos?

No mês de setembro,a Comunidade Surda é mundialmente homenageada com datas comemorativas. Repleto de eventos significativos, o nono mês do ano é especial na história de lutas e conquistas dos surdos. Assim surgiu a campanha Setembro Azul, um mês inteiro para relembrá-las.

A cultura surda nasceu da comunidade surda, de forma natural e espontânea. São pessoas que possuem a visão como principal sentido para traduzir o mundo. Sua experiência de vida acontece através de percepções visuais, com influência das Línguas de Sinais e das vibrações sonoras, que podem ser sentidas.

26 de setembro

Neste 26 de setembro, Dia Nacional do Surdo, ouça a homenagem no Dedo de Prosa.

União das cores resulta em uma luz de cor branca. Síntese aditiva ou tríade aditiva são as cores primárias de luz: o vermelho, verde e azul. A união dessas três cores forma a luz branca.

Segundo Viviane Ribeiro, fonoaudióloga da Otoclinic Aparelhos Auditivos, existem basicamente três tipos de surdez: a surdez neurossensorial, a surdez condutiva e a surdez mista. A surdez neurossensorial é a mais comum e ocorre quando há danos nas células sensoriais do ouvido interno ou no nervo auditivo.

A maioria dos surdos têm as cordas vocais em perfeito funcionamento, portanto, são minorias os surdos que também são mudos. Muitas pessoas surdas não falam porque não aprenderam a falar. Alguns surdos falam, são os surdos oralizados, que desenvolveram a fala através de um trabalho com fonoaudiologia.

A surdez, que pode ser total ou parcial, apresenta causas complexas, que incluem a influência de fatores genéticos e ambientais ou a junção de ambos. Fatores ambientais que podem levar à perda auditiva incluem infecções que a mãe teve durante a gestação, como rubéola, toxoplasmose e sífilis.

26 de Setembro: Dia Nacional do Surdo. Em 1857 foi fundada, no Rio de Janeiro, a primeira escola de surdos no Brasil (atualmente INES). 30 de Setembro: Dia Internacional do Surdo e Dia internacional do profissional tradutor e intérprete.

No Brasil, o dia 26 de setembro é celebrado devido ao fato desta data lembrar a inauguração da primeira escola para Surdos no país em 1857, com o nome de Instituto Nacional de Surdos Mudos do Rio de Janeiro, atual INES-Instituto Nacional de Educação de Surdos.

Na 'Comunidade Surda', o surdo é aquele que se comunica pela Língua Brasileira de Sinais (Libras) e se reconhece como pertencente a esta comunidade, encaixando-se nas suas particularidades, costumes, valores e artefatos culturais.

As pessoas podem ter orgulho de alguma coisa que elas têm, mas não de uma coisa que não tem, uma falta, uma deficiência. Então quando o surdo diz, “Eu tenho orgulho de ser surdo”, ele choca e confunde o ouvinte.

As pessoas que apresentam essa deficiência geralmente se comunicam através de gestos, numa linguagem própria, feita através de sinais. Essa linguagem recebe a nomenclatura de Língua Brasileira de Sinais, mais conhecida como LIBRAS.

Quando se comunicar com uma pessoa surda ou surda-muda, falar de maneira clara, pronunciando bem as palavras, sem exageros, usando a velocidade normal, a não ser que ela peça para falar mais devagar. Usar um tom normal de voz, a não ser que peçam para falar mais alto. Gritar quase que nunca adianta.

Lei no 10.436, de 24 de abril de 2002.
Art. 1o É reconhecida como meio legal de comunicação e expressão a Língua Brasileira de Sinais - Libras e outros recursos de expressão a ela associados. Parágrafo único.

Por possuir suas próprias regras, LIBRAS é considerada um idioma. Muito embora seja a melhor maneira de comunicação entre os surdos, a maioria é alfabetizada primeiro em Libras e, por conta disso, não entende bem o português.

O dia 26 de setembro foi escolhido por ser a data da fundação da primeira escola de surdos no país: o Instituto Nacional de Educação de Surdos (INES).

Preto

Preto. É a cor do medo. Está relacionado ao sofrimento, ao susto e ao que causa pavor.

O preto transforma todos os significados positivos de todas as cores cromáticas em seu oposto negativo. Quando adicionado amarelo fortalece as sensações negativas como culpa, egoísmo, infidelidade e melancolia. Num sentido figurado, “preto” significa mau e ruim.

Amarelo – Cor da ansiedade, pode causar distrações. Também é a cor do prestígio e do luxo (no caso do amarelo dourado). Mulheres de amarelo irradiam luz e otimismo.

As pessoas que fazem parte da comunidade se identificam como surdas, enquanto as que não pertencem a ela são chamadas de deficientes auditivas.