Qual é a cor do seroma?

Perguntado por: levangelista . Última atualização: 20 de janeiro de 2023
4.9 / 5 20 votos

O seroma é um líquido composto por plasma sanguíneo e linfa de aparência levemente amarelo avermelhado e inodoro, sendo um efeito colateral esperado que ocorre em grande partes das cirurgias, já que faz parte do processo de cicatrização da região.

O seroma pode ser reabsorvido naturalmente pelo corpo quando é pequeno, resolvendo-se após cerca de 10 a 21 dias. Porém, existem casos em que é necessária a realização de uma punção com seringa para retirar o acúmulo de líquido e permitir a cicatrização.

Primeiros sintomas
Em alguns casos podem ocorrer inchaço, dor, vermelhidão e aumento da temperatura no local, sintomas típicos de uma inflamação e de uma infecção. Neste caso, um sinal de alerta bem importante”. Normalmente, o seroma aparece nas primeiras duas semanas após o procedimento cirúrgico.

O Seroma é um processo natural pós-cirurgia e normalmente não oferece nenhum risco. O corpo reabsorve o líquido num período aproximado de 10 a 21 dias. Em alguns casos o Seroma também pode extravasar através da pele, o que também é comum.

Compressa com gelo também é uma medida que ajuda na prevenção do seroma, além de também ser um excelente anti-inflamatório local. O tratamento do seroma só é necessário quando existe um grande acúmulo de líquidos ou surge dor, pois, nos casos mais leves, o corpo é capaz de absorver o excesso de líquido.

Para identificar se é realmente um seroma, você precisa ficar atenta as seguintes características: Líquido amarelo claro, que pode ter um leve tom de vermelho. Não é viscoso, ou seja, com uma consistência gelatinosa. Não é purulento, em que há pus, exceto quando a região está inflamada.

Para você identificar se os seus pontos cirúrgicos estão inflamados, os sintomas básicos são:

  1. Vermelhidão;
  2. Inchaço;
  3. Dor ao tocar;
  4. Sensação de calor.

O tratamento do seroma geralmente é através da punção. A punção consiste na aspiração do seroma com uma seringa e agulha para a retirada de todo o líquido. Se a área puncionada está temporariamente anestesiada (nos casos de lipo e abdominoplastia), o procedimento tende a ser indolor.

Seroma não costuma ter cheiro. Se está ocorrendo odor fétido, pode ter se tornado um abscesso (bactéria).

Sintomas

  • Abaulamento local;
  • Sensação de deslocamento de líquido na região operada;
  • O Seroma encapsulado geralmente não solta líquido;
  • Seromas cronicamente instalados podem aparentar uma tonalidade achocolatada na pele.

É caracterizada pela presença de secreção. Esta fase pode durar de 1 a 4 dias, a depender da extensão da área a ser cicatrizada e da natureza da lesão. Neste período, a ferida pode apresentar edema (inchaço), dor e vermelhidão.

Os líquidos acumulados são fluidos normais e não ocasionam nenhum mal, mas podem deformar as cicatrizes e torná-las pouco estéticas. Se não for espontaneamente reabsorvido ou não for drenado, o seroma torna-se encapsulado e depois da formação de uma cápsula envolvendo-o, o tratamento adequado tem de ser cirúrgico.

Ela deve estar no tamanho ideal e não e uma estratégia inteligente apertar além do seu tamanho para aumentar a compressão quando for necessário. Para aumentar essa pressão, necessária principalmente quando temos seroma ou um voluma excessivo de edema, e necessário uso de espumas de alta densidade ou talas anatômicas.

Seromas são complicações tardias pouco comuns, que podem se manifestar sem causa definida e cujo tratamento implica a retirada ou a troca das próteses.