Qual é a cor do sangue no início da gravidez?

Perguntado por: lgomes . Última atualização: 23 de fevereiro de 2023
4.9 / 5 8 votos

Logo no início da gestação é comum ocorrer o sangramento chamado de sangramento de implantação ou nidação, que costuma ser leve e rosado, mas também pode ter cor avermelhada.

O sangramento de escape é também um sintoma comum do início de gravidez. Cerca de 1 em cada 4 pessoas tem sangramentos de escape, geralmente entre a 5ª e 8ª semanas de gestação (ou cerca de 1 a 4 semanas após a data prevista para o período menstrual seguinte) (6).

Os sangramentos da gravidez costumam ser vermelho vivo, exceto em causas como gravidez ectópica e abortamento completo, quando o sangramento é mais escurecido. De qualquer modo, as características do sangue costumam ser bem diferentes da menstruação.

Normalmente, o sangramento de gravidez que muitas mulheres confundem com a menstruação é o sangramento de nidação. Não é incomum ver perguntas no site sobre baixo fluxo de cor estranha que são possíveis sangramentos de nidação. Muitas tentantes se confundem entre o sangramento de implantação e a menstruação.

Quando há sangramento, ocorre com um menor fluxo (pequenos sangramentos), não há fluxo contínuo como na menstruação. O sangue pode possuir uma coloração rosa ou marrom. O fluxo é composto de tecido do interior do útero, sua coloração pode variar de um vermelho intenso ao marrom, pode ter a presença de coágulos.

Não. Mulheres grávidas não menstruam.

Cólicas ou dor abdominal
Além de um sangramento leve, a gravidez inicial também pode causar algum desconforto na parte inferior do abdômen (pé da barriga) ou uma sensação de inchaço abdominal, parecendo-se muito com os sintomas pré-menstruais.

Sangramento vaginal fora do período menstrual podem ocorrer por vários motivos: desde uma simples troca de anticoncepcional, passando por lesões no colo do útero, até razões mais sérias, como um câncer.

Nidação é a implantação do embrião no útero, indicando o início do período gestacional. Pode causar um pequeno sangramento de coloração vermelho amarronzada. Este sangramento se assemelha a outras condições, como menstruação, sangramento do meio ciclo e escape por privação de medicamento.

Passar por outros sangramentos durante a gravidez também é algo comum. Cerca de 15 a 25% das grávidas terão sangramentos do tipo spotting durante o primeiro trimestre da gravidez. Esse sangramento costuma ser leve e pode ser rosa, vermelho ou castanho.

É possível estar grávida e ter menstruado normalmente? De uma maneira muito simples a reposta é não. Depois que a mulher engravida no seu período fértil ela não menstrua mais. Em algumas situações a mulher pode ter sangramentos na gestação que são confundidos com a menstruação.

Apesar de serem raros algumas gestantes podem ter uma gravidez sem sintomas. Existem casos em que a mulher descobre a gravidez poucas horas antes do parto, mas isso é raríssimo.

Não é possível menstruar enquanto se está grávida, mas é possível ter sangramentos vaginais.

Logo no início da gestação, a mulher pode sentir cólicas muito semelhantes às da TPM e da menstruação. Porém, elas ocorrem mais abaixo do estômago ou próximas da lombar. No caso da gravidez, essas dores podem ser mais frequentes e persistirem por várias semanas, até mesmo depois do atraso menstrual.

Quais os sintomas da nidação? Na maioria das vezes, a nidação é assintomática. Porém, algumas mulheres podem apresentar cólicas abdominais de fraca intensidade, sensação de pontadas no baixo ventre. O normal é que os sintomas durem até 3 dias no período anterior à data prevista da menstruação.

A futura Mamãe na 2ª Semana de Gravidez
O revestimento interno do útero (chamado de endométrio) torna-se espessado e ricamente vascularizado, sob a ação dos hormônios produzidos pelos ovários.

Como são as cólicas no início da gravidez? No primeiro trimestre de gestação, as cólicas geralmente são leves e ocasionais, não necessitando, na maioria das vezes, de tratamento medicamentoso.

Em relação à coloração, o sangramento de ovulação costuma ser rosado ou vermelho-claro. Porém, em algumas mulheres pode ser ligeiramente amarronzado.

"Geralmente, esse sangramento atípico vem acompanhado de cólicas e pode indicar um mioma ou pólipo benigno, que são tratáveis. Se o sangue estiver relacionado a uma alteração hormonal, a paciente pode fazer o uso de medicamentos específicos", diz.

Se o sangramento tiver muito volume e vier acompanhado de cólica ou uma dor intensa, é necessário buscar ajuda. Entrar em contato com o médico que acompanha a gravidez ou ir a um pronto atendimento hospitalar. Um pequeno percentual dos sangramentos, infelizmente, pode acabar em abortos espontâneos.