Qual é a cor do sangue no descolamento da placenta?

Perguntado por: igouveia . Última atualização: 28 de abril de 2023
4.7 / 5 12 votos

Quanto aos achados clínicos, a paciente que apresentar descolamento prematuro de placenta frequentemente irá queixar-se de sangramento vaginal com coloração escurecida, dor abdominal intensa e súbita e contrações uterinas.

Após 15 dias de repouso relativo, a gestante deve repetir o exame de ultrassom para saber se o descolamento do saco gestacional está melhorando e afastar, enfim, uma possível ameaça à gravidez.

Para saber se teve o hematoma, o mais comum são os sangramentos intensos e as cólicas muito fortes. No entanto, há casos de mulheres que não têm sintomas. Por isso, é fundamental se consultar regularmente com o ginecologista ou obstetra, pois o profissional poderá diagnosticar a partir da ultrassom.

Como tratar. Embora pareça ser algo extremamente perigoso, o descolamento ovular pode ser "resolvido" com muito repouso e reposição de progesterona (hormônio responsável pela manutenção no primeiro trimestre da gestação). "Em média, a gestante deve descansar uma semana.

Estes sangramentos podem ser desde sangramentos volumosos com cor bem avermelhada e pode até se manifestar como um corrimento marrom. Apesar de comum, sangrar não é normal, independente da idade gestacional.

Além disso, outros sinais que geralmente aparecem quando se trata de um descolamento placentário é dor abdominal muito intensa e de início súbito; contração intensa e por um período prolongado, acarretando uma maior extensão do útero; começo de trabalho de parto prematuro; suor excessivo; palidez; taquicardia e ...

Função da Placenta na Gravidez
O descolamento de placenta é comum que aconteça após o início do 3º trimestre de gestação, isto é, após a 27º semana. Porém nada impede que esse descolamento apareça antes desse tempo.

O que é o DPP?

  • Grau 1: Sangramento discreto sem hipertonia, sem repercussões hemodinâmicas e sem coagulopatias. Vitalidade fetal preservada. ...
  • Grau 2: Sangramento moderado, contrações tetânicas, taquicardia materna e alterações posturais da PA. ...
  • Grau 3: Sangramento importante com hipertonia uterina e hipotensão materna.

Rompimento prematuro da bolsa amniótica/Ruptura prematura de membranas (a bolsa se rompe antes de 37 semanas de gravidez) Fibroma uterino. Gravidez de gêmeos ou múltipla (o descolamento é mais comum logo depois do nascimento do primeiro bebê) Traumas na área da barriga.

Descolamento ovular é o acúmulo de sangue entre a placenta e o útero. Pode ocorrer em qualquer fase da gestação, mas é mais comum no primeiro trimestre, ou seja, nas primeiras 12 semanas de gravidez. O descolamento ovular pode ser perigoso se for muito grande, devido ao risco de descolamento de placenta.

Sangramento após o primeiro trimestre da gestação
Nesses casos, a gestante pode apresentar sangramentos esporádicos. É possível visualizar essa alteração durante o ultrassom. Quando o caso é confirmado, a paciente deve permanecer em repouso para avaliar se não haverá outros problemas.

“Pode ser deficiência de progesterona, algum problema de coagulação sanguínea ou resultado de uma implantação do óvulo em uma região menos irrigada”, lista o especialista, dando possíveis exemplos do que pode desencadear o quadro.

A cólica na gravidez é normal e pode ocorrer durante todo o período gestacional. É mais comum nas primeiras semanas devido ao crescimento do bebê e adaptação do útero a este desenvolvimento. Está presente também no final da gestação, dando indícios do início do trabalho de parto.

O que isso significa, na prática? Antes de tudo, vale saber que há dois tipos de repouso. O primeiro é o relativo, ou seja, o médico orienta que a mulher se ausente do trabalho e evite fazer esforços físicos intensos.

O descolamento precoce de placenta no início da gestação tem como principal causa a falta ou a queda de progesterona no organismo da mulher. Nesses casos, além da administração de hormônio para suprir os níveis baixos, a indicação é de repouso, evitar atividades físicas e práticas sexuais.