Qual é a cor do pus?

Perguntado por: azagalo . Última atualização: 19 de janeiro de 2023
4.7 / 5 17 votos

Pus é uma secreção de cor amarelada, ou amarelo-esverdeada, frequentemente malcheirosa, produzida em consequência de um processo de infecção bacteriana extracelular e constituída por glóbulos brancos em processo de degeneração, sangue, bactérias, proteínas, e elementos orgânicos.

Pus contém neutrófilos que morreram depois de fagocitar bactérias, algumas células mortas, tecido, bactérias presas e leucócitos. Todo esse material forma uma substância amarela, grossa que parece tão nojento. Ele é o resultado final da ação de nossas células de defesa contra uma infecção.

O pus é formado por glóbulos brancos (estando esses em processo de degeneração), por sangue, proteínas, elementos orgânicos e também por bactérias.

A coleção de pus, se não tratada, evolui para necrose tecidual e pode acarretar diversas complicações e atingir outras estruturas vizinhas! Toda infecção que nos atinge, desde leve ou gravíssima, circula em nossa corrente sanguínea. Por isso o tratamento e eliminação da causa da infecção é de caráter urgente.

Principais sinais de inflamação
O processo inflamatório leva o organismo a produzir cinco sinais clássicos: calor, rubor (vermelhidão), tumor (inchaço, edema), dor e perda da função. Calor e rubor são causados pela dilatação dos vasos e o aumento de fluxo sanguíneo local leva à coloração avermelhada.

Compressas de água quente. Se não drenar sozinho, tem que procurar um médico para ele fazer um pequeno corte para ajudar a sair o pus.

De 5 a 7 dias, dependendo é claro do tipo de infecção e do tratamento empregado pelo paciente.

Aplique compressas quentes sobre o abcesso.

  1. Coloque a compressa várias vezes por dia.
  2. Esfregue o abcesso com um pano realizando um movimento circular bem cuidadoso para liberar pus. É normal que haja um pouco de sangue também.

Fazer uma incisão linear ao longo de todo o comprimento do abscesso usando um bisturi nº 11, se possível, seguindo as pregas cutâneas. Comprimir delicadamente a ferida para espremer o pus.

7 chás anti-inflamatórios poderosos no combate às inflamações

  1. Chá de hortelã ...
  2. Chá de dente-de-leão. ...
  3. Chá de cravo da índia e gengibre. ...
  4. Chá de cúrcuma. ...
  5. Chá de agrião. ...
  6. Chá de macela. ...
  7. Chá de erva-doce.

Essa cor amarelada indica a suspeita de uma infecção bacteriana no local da ferida. Significa que o seu sistema de defesa não está sendo suficiente para dar conta de invasores. Isso significa que você deve procurar um médico para obter indicação de um tratamento mais eficaz do que o que está sendo adotado.

Lave as mãos antes e depois de realizar a higiene. Mergulhe uma ferida (fechada ou em cicatrização) em solução salina três vezes por dia e aplique uma pomada antibiótica, fazendo um curativo. Evite a infecção lavando uma ferida aberta com água quente, e em volta dela com sabão logo que parar o sangramento.

Em geral, a causa mais comum para tal sintoma é, de fato, a presença de secreções estáticas e antigas que, de certa forma, sofrem processo de contaminação bacteriana, gerando tal fetidez e também o processo infeccioso nestas cavidades denominado sinusite ou sinusiopatia.

A cura total é de 24 horas a 48 horas em função do clima, quantidade de adesivo e peso das peças a serem fixadas.