Qual é a cor do planeta Saturno?

Perguntado por: iornelas . Última atualização: 24 de fevereiro de 2023
4.8 / 5 9 votos

Saturno é o sexto planeta em direção ao sol e o segundo maior do Sistema Solar, ficando atrás apenas do planeta Júpiter. Caracteriza-se pela cor amarelada, achatamento nos polos e formação pelos gases hidrogênio e hélio.

Use azul esverdeado para a Terra. Use vermelho para Marte. Use laranja com faixas brancas para Júpiter. Use amarelo pálido para Saturno.

Urano tem um tom pálido de ciano, enquanto Netuno é de um azul brilhante. A diferença de cor entre os dois planetas é um mistério — sobretudo porque ambos têm massas, tamanhos e composições atmosféricas semelhantes.

Em seguida pode-se pintá-los conforme as cores aproximadas de cada um: O Sol: amarelo; mercúrio: amarelo; Vênus: azul claro com rajadas brancas; Terra: azul mais escuro com rajadas brancas; Marte: vermelho claro; Ceres: bege; Júpiter: alaranjado; Saturno, amarelo; Urano: verde;Netuno: azul; Plutão: gelo e Éris: cinza.

A Terra é azul graças à grande quantidade de água! A luz emitida pelo Sol é formada pela combinação de diversas cores, que podemos ver no arco-íris ou ao passar a luz solar por um prisma.

Fenômeno atmosférico. De acordo com a NASA, a melhor explicação que eles conseguiram encontrar para a mudança de cor é que ela pode estar relacionada com as estações do ano saturnianas. Aliás, como cada ano em Saturno corresponde a 29 anos na Terra, a troca de estações ocorre com muito menos frequência do que por aqui.

Mercúrio, um planeta que só pode ser observado um pouco antes do sol nascer ou se pôr, tem uma cor amarelo-alaranjada, enquanto Júpiter e Saturno aparecem como objetos amarelo pálidos.

Saturno possui 9 vezes o tamanho do planeta Terra e é formado principalmente por gases. Dispõe de 7 conjuntos de anéis circundantes e 82 luas, como Titã, a maior e mais conhecida. Saturno é o sexto planeta a partir do Sol e é o segundo maior planeta do Sistema Solar, ficando atrás apenas de Júpiter.

Saturno não tem uma superfície definida e, por girar tão rápido em seu eixo, assume o formato de esferoide oblato, com aparência “achatada” nos polos e convexo na região do equador.

Saturno, que é o segundo maior planeta do nosso sistema solar, tem um diâmetro nove vezes maior que o da Terra e é composto, em maior parte, por hidrogênio. Saturno é o sexto planeta do Sistema Solar — contando-se a partir da distância do sol —, sendo mais conhecido pelos anéis que o circundam.

Já Júpiter é um planeta gigante gasoso com uma atmosfera que apresenta cores laranja e marrom misturadas com faixas brancas.

Sua atmosfera é feita de hidrogênio, hélio e também metano. É o próprio metano que faz com que Urano e Netuno tenham a mesma cor azul.

Plutão é um dos objetos com mais contraste do Sistema Solar, com tanto contraste quanto a lua de Saturno Jápeto. As cores variam entre preto, laranja escuro e branco.

Mercúrio é um planeta rochoso, composto, principalmente de ferro, níquel e silicato, isso o torna de uma cor marrom acinzentada devido à composição de sua superfície e que sofre na sua fina atmosfera o constante impacto de partículas e ventos solares.

A lua cheia muda de cor conforme se eleva no céu. No nascente apresenta-se amarelada e depois, quando já se encontra elevada no céu, é branca. Durante um eclipse total, a Lua pode se apresentar com uma variedade de cores en- tre marrom e amarelo.

O ferro é o que dá a Marte sua cor vermelha. Marte possui muitas crateras formadas por meteoritos ou asteróides que chocaram-se contra o planeta.