Qual é a cor do Domingo de Ramos?

Perguntado por: oqueiroz . Última atualização: 7 de maio de 2023
4.4 / 5 17 votos

vermelho

O vermelho é utilizado no Domingo de Ramos, na Sexta-Feira Santa, nas celebrações da Paixão de Cristo, no Pentecostes e nas festas dos Apóstolos, de santos e de mártires.

A legislação quanto ao uso da cor preta diz: "A cor preta pode usar-se, onde for costume, nas Missas de defuntos." Mesmo antes da reforma litúrgica promovida por Paulo VI havia uma concessão quanto à utilização dessa cor, uma vez alguns países tradicionalmente não adotam a cor preta como sendo a que representa o luto.

Período: da quarta-feira Santa (lava-pés) até o Pentecostes. Cores Litúrgicas: usa-se o preto na sexta-feira Santa, roxo-lilás no Sábado, amarelo (Cristo, o sol nascente) e branco no domingo da Ressurreição.

Nestes Domingos a Liturgia faculta o uso de paramentos róseos. A cor Rosa tem essa missão de demonstrar a alegria com a qual as celebrações destes domingos se revestem, mesmo dentro do tempo penitencial.

branca

Quanto à cor da toalha do altar, a Instrução diz que ela deve ser sempre branca, independentemente do tempo litúrgico: «O altar deve ser coberto... com uma toalha de cor branca» (IG 117).

1. Pode-se levar palmas ou outros tipos de plantas na procissão de Domingo de Ramos? Não é necessário usar folhas de palmeira na procissão, também podem utilizar outros tipos de plantas locais, como oliveiras, salgueiros, abetos ou outras árvores.

A Procissão de Ramos
Os ramos não devem ser jogados fora depois da procissão, mas levados para as casas e lá guardados com respeito ou queimados.

O dia de colocar o ramo na porta é o domingo que antecede a páscoa, porém, não existe nenhuma data definida a respeito desse detalhe. Cada família pode retirar quando acha melhor. Retirar o ramo da porta não significa que foi retirada a proteção divina do lar.

Domingo é dia de descansar e também de refletir. Por isso, use o violeta, que transmuta, transforma e ajuda na busca do eu interior. É a cor da espiritualidade, do transcendental, do autoconhecimento.

A cor branca representa a paz, a pureza e a ressurreição de Cristo. O roxo simboliza o luto da Igreja pelo sofrimento de Cristo, sendo utilizada no período da quaresma.

Quarta-feira: Energia de Mercúrio, que traz a cor verde. Essa cor, sempre relacionada ao equilíbrio, é uma energia de iniciativa, de potência, para realizarmos com mais facilidade, termos uma comunicação mais assertiva, diminuindo o impacto da impulsividade da segunda e da terça.

Cor branca

Cor branca
Usa-se na solenidade do Natal, no Tempo do Natal, na Quinta-Feira Santa, na Vigília Pascal do Sábado Santo, nas festas do Senhor e na celebração dos santos.

No 4º domingo da quaresma, denominado domingo da alegria, a liturgia usa a cor rosa para nos recordar que o tempo de preparação para a Páscoa está chegando ao fim e a grande festa está próxima.

Ao usar a cor branca, está se transmitindo a paz, pureza, alegria e a ressurreição de Jesus. Por isso, é a veste litúrgica da Páscoa, no Natal, nas Festas do Senhor, de Nossa Senhora e dos Santos não-mártires.

O Domingo de Ramos, celebrado hoje (10), marca o início da Semana Santa na fé católica. Tradicionalmente, fiéis vão à missa na data levando consigo folhas de plantas, geralmente palmeiras, para a bênção do padre.

Às fiéis, estão vetados vestidos curtos, roupas legging, blusas transparentes e roupas curtas em geral. Aos homens, é proibido usar boné, camisa estampada, bermuda jeans ou shorts esportivos. Mulheres devem usar, idealmente, vestidos longos, que cubram os joelhos, e não exponham decote. Homens, roupa social.

São Pio V, em 1570, define que na liturgia se podiam usar somente o branco, o vermelho, o verde, o preto, o roxo e o rosa com normas fixas acerca dos dias específicos para cada cor. O roxo passou a ser, então, a cor predominante na quaresma.