Qual é a cor do Cristianismo?

Perguntado por: dornelas . Última atualização: 27 de abril de 2023
4.5 / 5 10 votos

O vermelho significa o martírio de Cristo e dos Santos Mártires, que entregaram suas vidas por causa de Cristo. A cor branca representa a paz, a pureza e a ressurreição de Cristo. O roxo simboliza o luto da Igreja pelo sofrimento de Cristo, sendo utilizada no período da quaresma.

Cores das vestes litúrgicas católicas
branco (Páscoa) verde (Tempo Comum) vermelho (Domingo de Ramos, Sexta-feira Santa, Pentecostes) violeta (Advento, Quaresma, Missas para os Mortos)

Na simbologia cristã, o branco está associado ao Pai, à fé, à castidade e à pureza, o azul ao Filho e o vermelho ao Espírito Santo, ao amor e à caridade, o preto à penitência e o verde à esperança.

A cor verde significa esperança, liberdade, saúde e vitalidade. O verde simboliza a natureza, o dinheiro e a juventude. É cor da natureza viva. Está associada ao crescimento, à renovação e à plenitude.

Significado da cor Preta
O preto é a cor mais poderosa e neutra. Tende a ser associada à elegância e força. Assim como o violeta, essa cor transmite a sensação de mistério, além de ser relacionada ao medo, curiosidade e, algumas vezes, memória emocional.

Vermelho: representa sangue de Cristo e o amor incondicional ensinado por Jesus; Dourado: representa a presença do divino, luz e sol.

A cor azul representa calma, confiança e segurança. Aumenta a criatividade e estimula o nosso lado espiritual. É uma cor que simboliza lealdade, sabedoria,confiança, inteligência e fé, valores que todas as marcas desejam transmitir.

A cor DIVINO é um vermelho escuro e não aparece embaixo de roupas claras! Substituindo o tradicional cor da pele!

As cores litúrgicas basicamente são quatro: o branco, o vermelho, o verde e o roxo. Além destas, há quatro outras que são opcionais, podendo ser utilizadas em circunstâncias especiais. São elas: o dourado, o rosa, o azul e o preto.

Cor vermelha
É usada no Domingo da Paixão e de Ramos, na Sexta-Feira da Paixão, no Domingo de Pentecostes e na celebração dos mártires, apóstolos e evangelistas.

As missas rituais são celebradas com a cor própria, a branca ou a festiva; as missas por diversas circunstâncias, com a cor própria do dia ou do tempo, ou com a roxa, se tiverem cunho penitencial (IGMR 310). Cabe também mencionar o uso litúrgico da cor azul para festas e solenidades da Santíssima Virgem Maria.

O negro e o escuro, por oposição, remetem para o pecado e para o Inferno, manifestando-se mais uma vez a oposição claro/escuro, que simboliza a que se estabelece entre o bem e o mal, e a pureza e o pecado. 19 Ibidem, pp.

Cinza = Súplica, lamento, arrependimento, humilhação (assim como pano de saco).

Verde

Verde é a cor da inveja.