Qual é a cor do catarro do coronavírus?

Perguntado por: afelix . Última atualização: 28 de abril de 2023
4.1 / 5 11 votos

O mais comum é que a cor do catarro seja branca ou cinza clara, em alguns casos a secreção pode até ser transparente. Esse é um sinal de que a inflamação atinge principalmente o sistema respiratório superior, ou seja, vai das narinas até a garganta.

Catarro transparente é o mais comum
Mas, o catarro com sangue pode adquirir uma coloração avermelhada, o que pode indicar problemas graves, como pneumonia e câncer de pulmão. Já o catarro branco é sinal de resfriado, asma ou alergia.

"Em estado normal, o catarro é transparente e tem uma textura mais fluida", afirma Coutinho. A secreção se torna mais espessa e viscosa quando surge um processo infeccioso.

Branco ou cinza. Sinusite e gripe tendem a manifestar um catarro branco ou cinza, uma vez que os seios nasais ficam muito cheios de secreção e passam a ser drenados para a garganta.

Sintomas mais comuns: febre, tosse, dor de garganta, falta de ar, diarreia, vômito, dor no corpo, cansaço e fadiga.

De acordo com a Secretaria do Estado de Saúde de Minas Gerais, os sintomas leves são:

  • febre (temperatura axilar > 37,8ºC) ou sensação febril;
  • calafrios;
  • tosse;
  • dor de garganta;
  • dor de cabeça;
  • congestão nasal (coriza);
  • problemas no olfato ou no paladar.

Dias 1, 2 e 3: a incubação
As milhares de cópias que são liberadas de cada célula invadida avançam cada vez mais no organismo, se elas iniciam os trabalhos na superfície do rosto, logo estão dentro do nariz, descem para a garganta e eventualmente podem chegar até os pulmões.

Quais são os sintomas da nova variante de covid-19?

  • Dor de cabeça;
  • Dor de garganta;
  • Tosse;
  • Febre;
  • Coriza;
  • Cansaço.

Catarro marrom ou vermelho
Isso pode ser causado por irritação nasal ou sinusite. No entanto, também pode ser um sinal de uma infecção mais grave ou até mesmo de câncer de pulmão. Se você estiver com catarro marrom ou vermelho por mais de uma semana, é importante consultar um médico.

O catarro sai verde ou amarelo geralmente como defesa do organismo a doenças como gripe, sinusite, resfriado. Essa cor do catarro é devido aos neutrófilos, células de defesa do nosso organismo.

É importante estar sempre atento ao catarro do seu filho. Amarelo: indica o início da resposta inflamatória no combate ao agente infeccioso. Verde: substâncias inflamatórias na secreção, secreção parada que precisa de lavagem. Rosa: presença de sangue no muco.

Um dos principais sintomas de pneumonia é a presença de catarro grosso e amarelado. “Muitas vezes o catarro fica amarelo por causa do acúmulo de glóbulos brancos no muco.

As pneumonias virais podem ter início mais gradual, com o surgimento de dor de cabeça, mal-estar, tosse e febre baixa. Já as pneumonias bacterianas podem apresentar febre alta, tosse produtiva, dor no abdome e no tórax, dificuldade de se alimentar, queda do estado geral.

O catarro verde é um tipo de muco nasal, geralmente espesso e viscoso, que pode ser um indicativo de infecção bacteriana ou viral no sistema respiratório. A coloração esverdeada é resultado da presença de células de defesa chamadas neutrófilos, que combatem os agentes infecciosos.

A bronquiolite, como é chamada, é causado por um agente viral, e dá uma tosse danada, uma febre não muito alta, geralmente que não passa de 39° C, e aquela chiadeira no peito. A criança também tem bastante catarro, que vai desde uma coriza clara até mais amarelada, e secreção nos olhos.

Na grande maioria dos casos, surge obstrução nasal com presença de secreção amarela ou esverdeada, sanguinolenta, que dificulta a respiração. Febre, cansaço, coriza, tosse, dores musculares e perda de apetite costumam estar presentes.

Gargarejos com água e sal
Outro método que é bom para expectorar catarro é fazer gargarejos com água morna e sal. Além de aliviar a sensação de dor e a eliminação de microrganismos, o sal pode tornar a secreção mais fina e fluida, fazendo com que ela não fique acumulada por estar espessa demais.

Os sintomas mais comuns entre os infectados pela ômicron são febre, coriza, dor de garganta e dor no corpo, nada semelhantes à perda de paladar, de olfato e tosse seca comuns às outras variantes.

"Em média, tem nove dias de duração, mas dependendo da carga viral pode durar menos tempo no organismo de uma pessoa, de cinco a sete dias, ou mais, chegando a 14 dias.