Qual é a cor do cabelo da Iara do folclore?

Perguntado por: djesus . Última atualização: 17 de maio de 2023
4.6 / 5 17 votos

Para eles, iara significa “aquela que mora nas águas”, uma sereia de beleza encantadora, cabelos longos, pretos e olhos castanhos.

A Iara é uma lenda do folclore brasileiro, sendo também muito conhecida como Mãe d'Água. A lenda, muito conhecida na Região Norte do Brasil, fala de uma sereia que possui parte do corpo em forma de mulher e a outra parte do corpo em forma de peixe. A Iara tem sua casa no fundo do rio, possuindo grande beleza e riqueza.

Nas lendas, a Iara é retratada como uma linda mulher, que atraía os homens com sua beleza e com sua voz. Diz-se que quem ouvia o seu canto acabava enfeitiçado. Em muitas histórias, ela aparece para os jovens, bravos e fortes guerreiros, encantando-os e levando-os para o fundo do rio.

Trata-se de uma lenda folclórica de origem indígena, oriunda da região amazônica. Apesar de ser originária dessa região, a Lenda da Iara é conhecida em todo Brasil. Iara ou Yara, do indígena Iuara, significa “aquela que mora nas águas”. É uma sereia (metade mulher, metade peixe) que vive nas águas amazônicas.

Yara (Iara) significa “aquela que mora nas águas”, mãe das águas, rainha das águas.

Iara ou Uiara, também referida como “Mãe-d'água”, é uma entidade do folclore brasileiro de uma beleza fascinante. Por ser uma sereia, enfeitiça os homens facilmente por ter a metade superior de seu corpo com formato de uma linda e sedutora mulher.

Iara é um ser insólito que habita os rios amazônicos, carregando uma assustadora maldição: seu canto hipnotizante e sua beleza mortal a transformam em uma ceifadora de homens, atraindo-os para o fundo das águas.

Quem era a Iara? A Iara, também conhecida como “mãe d'água”, é uma entidade que faz parte do folclore brasileiro, sendo muito conhecida, principalmente na região Norte do Brasil. Na lenda, diz-se que a Iara é uma sereia, sendo parte mulher e parte peixe.

Iara é uma lenda do folclore brasileiro muito conhecida na região amazônica. Acredita-se que ela era uma sereia, ou seja, metade mulher e metade peixe. Iara vivia nas águas dos rios da Amazônia e atraía homens para si com seu canto.

Você sabe por que o Saci tem só uma perna? De acordo com a lenda contada pela Chiara Conte, o Saci foi escravizado e teve sua perna presa para não fugir. Ansiando por sua liberdade, ele corta a própria perna para conseguir fugir.

Reza a lenda que a Iara era uma corajosa guerreira dona de uma beleza invejável. Por esse motivo, os irmãos sentiam inveja dela e resolvem matá-la. Todavia, no momento do combate, pelo fato de possuir habilidades guerreiras, Iara consegue inverter a situação e acaba matando seus irmãos.

Iemanjá é a mãe ou rainha das águas e é a entidade que deve ser cultuada especialmente por aqueles que vivem do mar, pescadores e marinheiros. Por sua origem africana, Iemanjá, que ainda pode ser conhecida como Janaína ou dona Janaína, não tem originalmente a forma de uma sereia e nem é branca.

Falando da versão Iara, a sua frequência no Brasil é de 94 418 pessoas!

iara

Traduções principais
PortuguêsInglês
iarawater-nymph of South American aborigines

Características predominantes nome Yara
A Yara é idealista, e muito sensível e pode ter tendência para se desiludir. Impaciente tem uma grande vontade de mudar tudo à sua volta. Esta personalidade precisa de conviver com pessoas positivas e otimistas para ser feliz.