Qual é a cor do Afeganistão?

Perguntado por: afrutuoso . Última atualização: 1 de maio de 2023
4.5 / 5 5 votos

Atualmente, a República Islâmica do Afeganistão adota uma bandeira que retoma aos primeiros modelos, mantendo uma configuração tricolor, com preto na parte esquerda, vermelho ao centro e verde na parte direita.

Segundo o site oficial do governo afegão, que ainda está online, a bandeira oficial é composta por três listras verticais: a cor preta representa o passado do país antes de sua independência, o vermelho representa o sangue dos que deram suas vidas pela nação e o verde representa a prosperidade e o Islã.

A bandeira nacional do Afeganistão foi adotada como símbolo nacional do país em 4 de janeiro de 2004. Significado das cores: - A cor preta simboliza o passado do país. - O verde é a cor símbolo do Islamismo e também representa a esperança num futuro bom e glorioso.

O Talibã é um grupo que atua no Afeganistão e no Paquistão desde os anos 1990. Conhecido pelas suas regras rígidas, o grupo responsável por inúmeros ataques tem retomado seu crescimento nos últimos anos. Quer saber como age o Talibã no terrorismo? Acompanhe este post!

A Cultura do Afeganistão tem seu registro traçado pelo menos até o tempo do Império Aquemênida em 500 aC. É bastante influenciada pelo Islamismo, porém recebeu, ao longo dos séculos, influências do budismo e do zoroastrismo.

O nome do país significa literalmente Terra dos Afegãos, uma vez que o sufixo “stão” (stan) é referente a “terra de”, e afegão (ou afghan) se referia originalmente aos pashtun, mas hoje abarca todos os moradores daquele país.

O Reino do Afeganistão foi, por vezes referido como Reino de Cabul, como mencionado pelo estadista e historiador britânico Mountstuart Elphinstone. O Afeganistão foi oficialmente reconhecido como um estado soberano pela comunidade internacional após a assinatura do Tratado de Rawalpindi em 1919.

persa

Há, no entanto, dois idiomas especialmente importantes: o persa, a língua que mais afegãos conhecem (muitos deles como segunda língua) e o pastó, a língua do leste do país, partilhada com algumas regiões do Paquistão.

O Afeganistão como Estado surge em 1823 como "Emirado do Afeganistão", sendo controlado pelo Império Durrani. A criação desse Emirado ocorreu com a unificação de diversas tribos, como os pastós, tajiques, hazaras, usbeques e turcomenos, unificando-os como afegãos.

O Afeganistão abriga uma quantidade expressiva de cobre, petróleo, ouro, urânio, carvão, lítio, gás natural, minério de ferro, pedras preciosas, gesso, mármore, chumbo, cromo, enxofre, talco e bauxita.

Os moradores tiraram a bandeira branca para erguer a do Afeganistão na véspera da data que marca a independência do país dos britânicos, que foi firmada em um tratado assinado em 1919. Mas a bandeira afegã tem sido usada em outras partes do mundo para protestar contra o Talibã.

Afeganistão {nome próprio}
Afghanistan {n.p.}

Fuga do ex-presidente Ashraf Ghani e saída das tropas dos EUA possibilitaram retorno do grupo ultraconservador ao poder. Há exatamente um ano, no dia 15 de agosto de 2021, o grupo ultraconservador Talibã retomou o controle político do Afeganistão.

A situação humanitária no Afeganistão deteriorou-se em 2021, com consequências agudas para os grupos mais vulneráveis entre a população. Cerca de 3,5 milhões de pessoas estão deslocadas devido ao conflito e muitas crianças estão fora da escola.

língua persa

O dari ou persa afegão é o nome local da língua persa no Afeganistão.

Talibã em pashto (idioma dos afegãos na região de Pashtun - leste e sul do Afeganistão) significa “estudante" e foi criado por um pequeno grupo que realizou seus estudos em escolas islâmicas tradicionais no Paquistão.

De acordo com um relatório de junho de 2021 da Organização das Nações Unidas (ONU), com base em informações de inteligência de países-membros, a maior parte do dinheiro do Talibã vem de atividades ilegais, como tráfico de drogas, produção de ópio, extorsão e sequestros.