Qual é a cor de Xangô?

Perguntado por: aramos . Última atualização: 1 de fevereiro de 2023
4.8 / 5 13 votos

Considerado o "Rei da justiça", Xangô é detentor dos trovões, das tempestades e do fogo. Suas cores são o vermelho e o branco. O dia dele é a quarta-feira. Iansã é a rainha das tempestades, ventanias, raios e morte.

Para agradar Xangô na Umbanda e vencer um caso de justiça, vá a uma pedreira numa quarta-feira levando 1 vela marrom e 1 cerveja preta. Abra a cerveja, acenda a vela e peça com fé.

“Tem gente que usa vermelho com branco, siginifica que é de Xangô, azul com branco é Iemanjá”, exemplifica Leticia.

O "Machado de Xangô" ou Oxé, é o símbolo principal de Xangô. A arma é um machado de duas lâminas que, quando os seus "filhos" (pessoas que dentro dos cultos da umbanda e candomblé incorporam o espírito de Xangô) estão em transe, carregam com as mãos.

A oferenda para Xangô abrir caminhos é o ebó. Um ebó nada mais é do que uma série de rituais feitos pelo pai ou mãe de santo para corrigir injustiças na vida de uma pessoa, em quaisquer áreas de sua vida.

Por exemplo, se montanhas são de Xangô, Exu Montanha é de Xangô e Exu Sete Montanhas é de Xangô trabalhando nas Sete Vibrações/Linhas de Umbanda.

Este é Exu Marabo. Exu da linha de Xango (Justiça) e de Yansã (Movimento), portanto, Exu que movimenta Justiça.

marrom

Fio de contas de porcelana e cristal importado na cor marrom como é tradicionalmente a guia para Xangô na Umbanda.

Meu Pai Xangô, tu que és defensor da justiça de Deus e dos homens, dos vivos e dos além da morte, tu, com tua machadinha de ouro, defende-me das injustiças, acobertando-me das mazelas, das dívidas, dos perseguidores mal-intencionados. Protege-me meu glorioso São Judas Tadeu, Pai Xangô na umbanda.

Suas oferendas são as flores marrons, cerveja preta, fumo e o famoso Amalá de Xangô, oferenda preparada com quiabos e muito tradicional nos Candomblés. Sua saudação é “Caô Cabiecilê” ou “Kaô Kabecilê”.

Airá Adjaosí: Velho guerreiro, veste branco, ligado a Yemanjá.

Já a guia de proteção é uma guia para uso diário, geralmente usa-se a branca de Oxalá, ou a do Guia de cabeça do filho de fé. Essa guia pode ser adquirida nos templos, onde são feitas dentro de preceitos ritualísticos para lhes conferir força espiritual.

O ato de incorporar uma entidade consiste em fazer a conexão entre os chakras do médium e os do guia. No momento da incorporação nosso espírito continua habitando o corpo físico sem que haja a necessidade de se ceder esse lugar para que entidade possa trabalhar.

Leão - o rei dos animais tem a proteção do Rei dos Orixás Xangô.

São divertidos e carismáticos. Os filhos de Xangô possuem um carisma próprio, único e original. Chamam a atenção onde quer que vá, com seu jeito extrovertido e atencioso. É sempre recebido com muito carinho pelas pessoas, pois costuma fazer todos rirem e se sentirem bem à sua presença.

quando se diz que uma pessoa tem por exemplo Ogume Xangô na Frente, quer dizer que um Orixá está atuando como auxiliador na casa do outro, não que os dois sejam os Orixás de Frente (pois não pode haver dois do mesmo sexo);