Qual e a cor de uma estrela?

Perguntado por: lpires9 . Última atualização: 7 de janeiro de 2023
4.5 / 5 2 votos

A cor de uma estrela é determinada pela parte de seu espectro visível que mais contribui para sua luminosidade total. Estrelas azuis são as mais quentes, as vermelhas as mais frias. No caso de estrelas, "frio" significa temperaturas da ordem de 2000 ou 3000K, umas 15 vezes mais quente do que nosso forno de casa.

As estrelas são objetos muito facilmente observados e podem ser conhecidas como os “tijolos” na construção das galáxias. Elas têm formato esférico, são brilhantes e muito quentes, devido à fusão nuclear que acontece dentro delas.

Do que está exposto acima, podemos concluir que as estrelas azuis são mais quentes do que as alaranjadas ou vermelhas. Isto é, as estrelas azuis, sendo mais quentes, emitem mais radiação na faixa do azul, ao passo que as estrelas vermelhas, mais frias, emitem mais no vermelho.

Em astronomia, uma gigante azul é uma estrela quente com uma classe de luminosidade III (gigante) ou II (gigante luminosa). No Diagrama de Hertzsprung-Russell, essas estrelas estão acima e à direita da sequência principal.

Estrelas azuis: São estrelas extremamente quentes, a temperatura de sua superfície pode atingir 30.000 K, são estrelas muito “novas” em comparação com os demais tipos de estrelas. A maioria dessas estrelas foi criada há menos 40 milhões de anos.

A lua cheia muda de cor conforme se eleva no céu. No nascente apresenta-se amarelada e depois, quando já se encontra elevada no céu, é branca. Durante um eclipse total, a Lua pode se apresentar com uma variedade de cores en- tre marrom e amarelo.

Em 2002, Karl Glazebrook e Ivan Baldry calcularam a cor média de toda a luz que vemos das estrelas e galáxias hoje para determinar a cor atual do universo: um bege meio pálido, semelhante à cor de um café com leite - e por isso os cientistas chamaram esse tom de "café com leite cósmico".

O céu é azul principalmente devido ao fenômeno da dispersão sofrido pelos raios luminosos ao se infiltrarem na atmosfera terrestre. O céu pode apresentar diversas colorações, desde a azul até a vermelha.

A estrela pode até acabar explodindo, formando uma supernova: a parte externa é expulsa violentamente para o espaço, enquanto a parte interna - o núcleo - fica tão pequena e densa que uma colherinha desse material pesaria milhões de toneladas. Esse núcleo é chamado estrela de nêutrons.

Como são as estrelas de verdade? As Estrelas são corpos celestes que têm luz própria. Elas são, na verdade, esferas gigantes compostas de gases que produzem reações nucleares mas, graças à gravidade, podem se manter vivas (sem se explodir) por trilhões de anos.

O tempo de vida de uma estrela está diretamente relacionado à sua massa. "As de massa bem maiores que a do Sol, cerca de dez vezes maiores, por exemplo, vão durar dezenas de milhões de anos, enquanto o tempo de vida do astro solar é de 10 bilhões de anos.

Quando há um desequilíbrio na atmosfera (agitação), a luz da estrela recebe um desvio para vários rumos diferentes. Então a visualização da estrela recebe pequenas alterações em seu brilho e no lugar onde está situada, e com isso começa a piscar.

As estrelas têm em sua composição, principalmente, hidrogênio e hélio. Esses elementos permanecem unidos em uma grande esfera de plasma devido a um forte campo gravitacional. Por transformarem o hidrogênio em hélio, acabam criando energia em forma de raios eletromagnéticos. Por isso, geram luz e calor.

A estrela azul Rígel
40.000 vezes mais brilhante que o Sol; Está há aproximadamente 800 anos luz da Terra; Em alguns milhões de anos Rígel terá a sua superfície vermelha e poderá explodir em uma supernova.

O Sol, por exemplo, é classificado como uma estrela anã amarela e faz parte do grupo G, pois sua temperatura superficial varia de 4.700 a 6.000 graus Celsius.

Estrelas azuis são as mais quentes, as vermelhas as mais frias. No caso de estrelas, "frio" significa temperaturas da ordem de 2000 ou 3000K, umas 15 vezes mais quente do que nosso forno de casa. Estrelas azuis têm temperaturas de 20000K ou mais.

A mais brilhante estrela é Alfa Centauri (ou Alfa do Centauro). É a estrela mais próxima da Terra, com exceção do Sol. Enquanto o último está a aproximadamente 150 milhões de quilômetros de nosso planeta, Alfa Centauri fica a quarenta trilhões de quilômetros de nós.

As estrelas mais frias são mais avermelhadas, e as mais quentes são azuladas.

5.778 K

1º - VY Canis Majoris: também conhecida como VY Cma, essa hipergigante possui um brilho avermelhado, sendo 2.100 vezes maior que o Sol em diâmetro. Para se ter ideia de sua magnitude, dentro dela caberia quase três bilhões de planetas iguais à Terra.