Qual é a cor de Oxum?

Perguntado por: apereira4 . Última atualização: 1 de fevereiro de 2023
4.9 / 5 12 votos

Oxum representa a deusa da beleza, orixá do amor, da fertilidade e da maternidade, responsável pela proteção dos fetos e das crianças recém-nascidas, adorada pelas mulheres que querem engravidar. Seu elemento é a água, sua cor é o amarelo e seu dia é o sábado.

Cultuada no Batuque, no Candomblé e na Umbanda, a guia de Oxum é predominantemente de cor amarela, com pequenas variações conforme cada tradição.

ÒSUN IJÍMU ou Ijimú, é outro tipo de Oxun velha. Veste-se de azul claro ou cor de rosa.

Elementos de Oxum:
Principais ervas de Oxum: erva-cidreira, mãe-boa, calêndula, camomila e alecrim. Principais oferendas de Oxum: Mel, melão, alfazema, açúcar, água de coco e quindim, lírios, margaridas e rosas amarelas (que podem sempre ser usadas em banhos o ano todo).

Opará/Apará (Òpárá) é a divindade dos rios e cachoeiras, por vezes confundida como uma qualidade da Orixá Oxum, mas aos iorubás se trata de uma divindade própria, muito guerreira.

De acordo com a representação do arquétipo de Oxum, o perfume que melhor representa a beleza, delicadeza e sensualidade de Oxum é Baiser Vole de Cartier, com sua carga intensa de lírios sofisticados e delicados que perfumam tão bem a pele.

As oferendas para Oxum são o feijão fradinho e frutas como pêssego, melão amarelo e banana ouro e devem ser entregues perto de nascentes e cachoeiras, bem como rosas ou palmas amarelas.

5, 7, 10 e 16

Oxum é a Senhora dos rios e cachoeiras. Rege a beleza e o amor. Para ter sua proteção, use aos sábados roupas ou peças amarelas, azuis ou rosas e ofereça-lhe feijão fradinho cozido com ovos cozidos. Seus números para sorte: 5, 7, 10 e 16.

Oxum e Exu são os orixás regentes de 2023. Amarelo e azul-escuro; preto e vermelho são suas cores.

*OXUM KARÉ - É uma Oxum jovem e guerreira, ligada a Odé Karé e Logun Edé. Veste azul e dourado, cor do ouro.

– YEYE AYAALÁ- é talvez a mais ancestral dentre todas, veste-se de branco, ligada a Orunmilá e as iyamis, considerada a avó. -YEYE OTIN- Osun com estreita ligação com Ínlè, ligada a caça e usa ofá e abebé.

Era Xangô. Ele era um alabê, chefe dos tocadores de atabaques, que rejeitou deitar-se com Oxum. Ao ritmo de um atabaque, com toques rápidos de características guerreiras, Oxum desmanchava-se em felicidade numa relação sexual com Xangô. Oxum implorava por seu amor, mas ele só desdenhava dela.

Oxum nunca se vinga. A resposta de Oxum é o desprezo !

“Ora iê iê ô! Salve a senhora da bondade. Salve mãezinha benevolente”. Se você deseja fazer uma saudação a Oxum, ou pedir algo para essa orixá, considerada a protetora da água doce, é assim que você deve começar.

Faça seus pedidos a Pombagira Cigana da Estrada em nome de Oxum Opará.

Continuar lendo Quem Oxum amava?