Qual é a cor de Obaluaê?

Perguntado por: iximenes . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.5 / 5 2 votos

Cores de Obaluaê: preto, vermelho e branco. Obaluaê no Sincretismo: São Roque – santo da Igreja Católica padroeiro dos enfermos, vítimas de peste e dos cirurgiões. São Lazaro – o protetor dos leprosos e dos mendigos, que mesmo carregando diversas chagas em seu corpo não deixou de ter fé.

Alguns Exus de Obaluayê:
Exu das Almas, Exu Caveira (Omulu/Obaluayê), Exu Bananeira, Exu Molambo, Exu Porteira, Exu Sete Porteiras, Exu do Lodo (de Obaluayê,Yemanjá e Nanã).

Suas oferendas são pipocas estouradas com areia da praia ou azeite de dendê e coco e são entregues em um alguidar de barro. Sua energia está relacionada com o elemento terra.

Obaluaê é o orixá da transformação, por isso se usa velas brancas e pretas, como sinal de transformação, passagem, mudança. Obaluaê é Perseverança.

A saudação à Obaluaê é Atotô que significa silêncio. O tabu dos seus filhos (iniciados que tem como orixá de cabeça Obaluaê) é o de ir a funerais.

A regente da maturidade e da razão humana muito se satisfaz com velas brancas, roxas e rosas, champagne, calda de ameixa ou figo, uva, melão, melancia, figo ou ameixa, sempre depositados perto de lagos ou em um mangue.

Seus números para sorte: 7 e 14. Obaluaiyê ou Omolu, em sua forma velha, é o Orixá protetor contra as doenças epidêmicas e de pele. Para ter sua proteção, use às segundas-feiras roupas ou peças pretas, vermelhas e brancas e ofereça-lhe pipocas estouradas na areia de praia. Seus números para sorte: 5, 7 e 13.

CARACTERÍSTICAS: Ervas para banho ou defumação. Ervas naturais e selecionadas: Manjericão, Arruda, Boldo, Graviola, Cana do Brejo e Lágrima de nossa senhora.

CABOCLOS DE OBALUAÊ
Arranca Toco, Acuré, Aimbiré, Bugre, Guiné, Giramundo, Yucatan, Jupurí, Uiratan, Alho d'Água, Pedra Branca, Pedra Preta, Laçador, Caboclo Roxo, Grajaúna, Bacuí, Piraí, Surí, Serra Verde, Serra Negra, Tira Teima, Folha Seca, Sete Águias, Tibiriçá, Viramundo, Ventania, etc.

Obaluyaê seria o regente da linha das Almas, que incluem os pretos-velhos e os Exus das Almas, como Tranca-Ruas das Almas, Exu do Cruzeiro, Exu 7 Cruzes, Exu 7 Covas, etc; e Omulu regente da linha dos Caveiras, tendo como chefe desta linha o senhor Exu João Caveira e a senhora Pombagira Rosa Caveira, ainda regem os ...

Obaluaê era filho de uma divindade chamada Nanã, mas foi rejeitado por sua mãe e quem o criou foi Iemanjá.

Se já souber qual é o seu orixá, veja abaixo o dia mais indicado para acender velas e fazer rituais em casa para cada um deles para que nunca falte luz em sua vida: Domingo: Nanã e as almas. Segunda-feira: Exú, Omolú e Obaluaiê Terça-feira: Ogum, Oxumarê e Irôko.

Este poderoso banho de Obaluaê, feito com suas ervas, concentra as energias do Orixá da saúde. Com o axé dessas ervas atuando em seu favor, assim, o corpo físico e espiritual seja limpo, retirando os miasmas, larvas astrais, bactérias e doenças, físicas, espirituais ou emocionais.

Suplicamos sua misericórdia aos males que nos afetam! Que suas chagas abriguem nossas dores e sofrimentos. Concede-nos corpos sadios e almas serenas. Mestre da Cura, amenize nossos sofrimentos que escolhemos resgatar nessa encarnação!

Omolú Também conhecido como Obaluaiê, esse Orixá é o guardião da segunda-feira. No ano, seu dia é 16 de agosto, uma boa data para fazer tributo a ele.

Dia 16 de agosto

responsável pela cura e também pelas doenças!...

É considerado um dos orixás mais temidos, pois é responsável pela terra, pelo fogo e pela morte. Filho da Orixá Nanã Buruquê com o Orixá Oxalá. Nanã enfeitiçou Oxalá para seduzi-lo e engravidar. Ela conseguiu, mas a criança nasceu coberta de feridas por todo seu corpo.

Na Umbanda, um dos diretores da liturgia da casa, Luís Mongelli, explica que a pipoca é usada nas oferendas para o orixá Obaluayê. "Os banhos de pipoca são rituais importantes e poderosíssimos, pois está relacionado a cura. Em banhos de cura e harmonização as pipocas são estouradas sem óleo e sem sal", descreve.

Faça a sua oração a Pai Obaluayê, com seus agradecimentos e pedidos de proteção e também de cura. Depois de fazer sua oração, apague a vela com a ponta dos dedos úmidos (evite assoprar). Deixe o incenso queimar até o fim. Repita isso por 7 dias, sempre acendendo a mesma vela e apagando com os dedos.

Omolu/Obaluaê, em suas multiplicidades, mantém-se senhor das doenças e das curas, com suas árvores sagradas em diversos terreiros de candomblé e à frente da igreja de São Lázaro no bairro da Federação na Cidade do Salvador.