Qual é a cor da vela do Seu Zé Pilintra?

Perguntado por: hcoutinho3 . Última atualização: 1 de maio de 2023
4.8 / 5 19 votos

VELAS NA COR TRAÇADA BRANCA E VERMELHA: ZÉ PILINTRA E MALANDROS.

terça-feira

Porém, a terça-feira é o melhor dia da semana para tal. Até mesmo por ser o dia de Ogum, orixá que protege Zé Pilintra e faz com que esse espírito tenha tanto poder. Ao se comunicar com a entidade, se lembre ainda de demonstrar bastante devoção.

Quando se acende mais de uma vela e, todas as chamas ESTÃO altas e brilhantes: erga as mãos para o céu e agradeça pela benção que está recebendo em seu pedido. Quando a vela queima por inteiro: seu pedido foi plenamente aceito.

Você pode acender vela à noite para seu Anjo da Guarda. Não há nenhum problema em realizar práticas espirituais positivas e sadias à noite. aliás, à noite os efeitos são ainda mais benéficos do que durante o dia. Afinal, durante o dia você está imersa em inúmeras tarefas como o trabalho, cuidar da casa, dos filhos etc.

Salve Seu Zé Pilintra! Salve os Malandros! Salve a Malandragem!

No seu modo de vestir, divergem-se algumas formas do típico Zé Pelintra: na mais comum, é representado trajando terno completo de linho S-120, na cor branca, sapatos bicolor, gravata grená ou vermelha e chapéu panamá de fita vermelha ou preta.

Entre as muitas histórias que contam a vida de Seu Zé Pilintra, uma fala sobre um tal José Gomes da Silva, que teria nascido no interior de Pernambuco. Um negro forte e ágil, bom amante, que gostava da jogatina e das bebidas e nunca fugia de uma pendenga.

Tomai-nos, Zé Pelintra, sob a vossa proteção; desviai de nós os espíritos atrasados e obsessores, enviados pelos nossos inimigos encarnados e desencarnados e pelo poder das trevas. Iluminai o nosso espírito, nossa alma, nossa inteligência e o coração, abrasando-nos nas chamas do vosso amor por nosso Pai Oxalá.

O Zé Pelintra é uma das mais importantes entidades de cultos afro-brasileiros, especialmente entre os umbandistas. É considerado o espírito patrono dos bares, locais de jogo e sarjetas, embora não alinhado com entidades de cunho negativo, é uma espécie de transcrição arquetípica do ” malandro “.

José ou Seu Zé morreu em 1920 e está sepultado na cidade de Alhandra no Estado da Paraíba. As suas façanhas, o gosto pela vida noturna e o costume de estar sempre ao lado dos pobres e desvalidos, fizeram dele também uma entidade venerada em algumas religiões. Portanto meus amigos, o Zé Pelintra, não é um mito.

ZÉ PELINTRA É O MÉDICO DOS POBRES E ADVOGADO DOS INJUSTIÇADOS, É DEVOTO DE SANTO ANTONIO, E PROTETOR DOS COMERCIANTES, PRINCIPALMENTE BARES, LANCHONETES, RESTAURANTES E BOATES, E SEMPRE RECORRE A JESUS, FONTE INESGOTÁVEL DE AMOR E VIDA.

A fumaça preta que sai da chama da vela significa purificação, a eliminação de alguma coisa que estava te prejudicando e abertura para novos caminhos. Durante um feitiço ou prece, ela quer dizer que há más energias que estão tentando te barrar, porém sem conseguir seu intento.

Chama da vela que treme muito. Velas tremendo ou tremelicando apontam para o aparecimento de problemas, pessoas ruins ou até mesmo de macumbas na sua vida. Não é um dos melhores sinais que pode receber. Chama da vela dançando.

No caso dos católicos, há uma cruz em cima do caixão e quatro velas ao redor. As velas simbolizam a luz de Cristo ressuscitado e são acesas para iluminar o caminho da alma até a eternidade.

Nunca mova ou toque a vela após acendê-la ou quando a cera estiver derretida, pois o suporte ficará muito quente.

Não existe perigo de atrair espíritos inferiores ao acender velas em casa, pois estes não têm força para permanecerem no ambiente, a menos que sejam invocados. Pense bem: imagine a quantidade de espíritos que circulariam no seu lar, cada vez que sua energia fosse interrompida; ela seria inabitável.

A prática de acender vela no chão possui uma grande importância espiritual em diversas tradições e culturas. A vela é um símbolo de luz, iluminação e conexão com o divino, sendo utilizada como forma de comunicação com o mundo espiritual. A vela acesa no chão representa a luz que guia o caminho espiritual.

A expressão “Laroyê, Exú”, por exemplo, que significa “Salve, mensageiro!”, foi muito utilizada em comentários nas redes sociais após notícias da vitória da Escola de Samba Acadêmicos da Grande Rio no carnaval deste ano.

De acordo com Pai David Dias, do Templo Umbandista Pai João de Angola, não é possível ser filho de Zé Pelintra na ancestralidade. Zé Pelintra é uma entidade, um espírito humano, que não pode por definição fatorar outro ser humano.

Resumo. As entidades da umbanda fazem parte de seres espirituais com características únicas, entre esses seres encontra-se Zé Pelintra, uma entidade cercada por peculiaridades, descrito como malandro, apreciador de bebidas e jogador de carteado, uma entidade negra que recebe várias interpretações.

Zé Pilintra é um guia espiritual que faz parte da linha dos malandros na umbanda, como todo malandro que se preze, ele trabalha em favor daqueles que são marginalizados pela sociedade, porque ele, o Zé Pilintra, quando viveu aqui na Terra, passou pelos mesmos problemas, sofrendo na pele a discriminação por ser órfão, ...