Qual é a cor da urina com sangue?

Perguntado por: apereira . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.5 / 5 17 votos

Pode estar relacionada à ingestão excessiva de alimentos com corante vermelho, mas que não deve ser permanente. Também pode indicar presença de sangue, infecção, problemas nos rins, fígado, próstata e vesícula.

A cor normal da urina é amarela clara”, afirma. Ainda segundo Ângela Santos, “apresentar urina com cor rosada ou avermelhada, com presença frequente de espuma ou turva pode indicar problemas renais e urinários, do mesmo modo que a urina transparente.

Sem condições de esvaziar propriamente a bexiga, a urina que permanece se torna foco de bactérias que saem pelo canal urinário e pode atingir os rins. O foco de infecção, portanto, avança e pode chegar ao sangue e levar a um quadro de infecção generalizada, explica Leão.

O sangue na urina pode ser problema nos rins, como um cálculo renal, que é uma substância mineral dentro dos rins e provoca muita dor. Além desse problema, outra patologia mais perigosa que atinge os rins e que tem o sangue na urina como um dos seus sintomas é a pielonefrite, que pode provocar danos às funções renais.

Urina rosada ou vermelha
Essa cor pode estar relacionada à presença de pigmentos de alimentos, como beterraba, mas que não deve ser permanente. Também pode indicar presença de sangue, infecção, problemas no rim, fígado, próstata e vesícula.

Urina esverdeada ou azulada
Pode estar relacionada ao uso de medicação, alimentos ou ser indício de infecção bacteriana.

Em geral, as tonalidades mais escuras podem ser indicativas de que algo não vai bem. Quanto mais intenso e concentrado for o tom de amarelo, maior pode ser o tom de desidratação do organismo.

Cólica renal. Infecção urinária (ardor para urinar ou dor lombar associada a febre, urina com mal cheiro ou turva, dificuldade para urinar ou sentir vontade de urinar muitas vezes ao dia) Sangue na urina. Fraqueza ou palidez cutânea não explicada por outras causas.

R – Se for persistente, pode indicar problemas no fígado, rim, próstata, infecção ou ainda um tumor. Se a cor da urina está castanha ou marrom, qual o indicativo? R – Indica que pode ser desidratação severa ou problemas de fígado.

“A urina, um líquido formado pelos rins, transporta resíduos e toxinas que devem ser eliminados do organismo. Em uma pessoa saudável, deve ser amarelo claro, quase transparente, com pouca espuma e cheiro”, explica.

Os indivíduos com insuficiência renal crônica e aguda podem sentir dor, que é causada pela lesão real ou potencial dos tecidos. A dor no rim costuma surgir na região acima da púbis ou no flanco (próximo da cintura).

Os sintomas da infecção urinária na bexiga mais comuns são:

  • necessidade frequente de urinar;
  • queimação ao urinar;
  • perda de urina, em alguns casos;
  • febre;
  • dor na parte inferior das costas;
  • aumento da vontade de urinar a noite e.
  • urina com aparência turva.

O que pode causar o sangue na urina?

  • Câncer de bexiga. O câncer de bexiga é uma das principais causas de haver sangue na urina. ...
  • Litíase renal (pedras nos rins) ...
  • Infecção do trato urinário. ...
  • Aumento da próstata. ...
  • Infecção da próstata. ...
  • Importância do acompanhamento médico.

Fluoroquinolonas, como ciprofloxacino ou levofloxacino; Penicilinas ou cefalosporinas, como amoxicilina, cefalexina ou ceftriaxona; Azitromicina; Doxiciclina.

O tratamento para a infecção urinária é realizado com o consumo de água e líquidos sem açúcar, como chás e sucos, exceto de frutas ácidas. Em algumas situações, antibióticos podem ser necessários. Os casos mais leves podem ser curados em até duas semanas.

“A presença de sangue na urina não é sempre uma situação de gravidade. Pode acontecer em situações benignas e autolimitadas, como uma infeção urinária ou uma cólica renal”, afirma o urologista.

Quando a urina está com a cor laranja pode revelar que o seu consumo de betacaroteno está alto. Essa substância normalmente é encontrada em alimentos como cenoura, amoras silvestres, mamão e abóbora, ou também em comidas industrializadas contendo corantes fortes consumidos em grande quantidade.

Alimentos como cenoura, beterraba, amora e remédios, ricos em vitamina B, podem modificar a cor. Além de suplementos vitamínicos e medicamentos com corantes. Bornancin reforça que prevenir é a melhor solução. “Ingerir uma boa quantidade de líquido é fundamental para um bom funcionamento do organismo.