Qual é a cor da roupa da mãe de Jesus?

Perguntado por: imoreira9 . Última atualização: 29 de abril de 2023
4.6 / 5 18 votos

O traje Maria inclui manto branco e túnica azul, capuz da cabeça combinando e cinto azul.

Era usado em cima de um pequeno xale leve que cobria o cabelo e era um pano ou capa retangular grande o suficiente para cobrir a cabeça e quase todo o corpo de uma mulher. O autêntico manto da Bem-Aventurada Virgem Maria foi mantido na Igreja Blaquerne em Constantinopla desde 474.

Foi então que Paulo Machado de Carvalho explicou que o tom azulado era razão do manto de Nossa Senhora Aparecida, padroeira do Brasil, detalha o professor de história.

Nas pinturas religiosas, o azul passou a ser a cor mais usada nos mantos de Maria, enquanto Jesus continuou a utilizar o vermelho e, em outra ocasiões, o rosa, gerando uma tradição que atravessou os séculos e perdura até hoje.

Na arte cristã dos últimos mil anos ou mais, há uma cor quase sempre associada à Santíssima Virgem Maria: o azul.

"Na antiguidade, o traje púrpura era associado à nobreza, aos sacerdotes e, claro, à realeza", disse Naama Sukenik, líder do estudo, em comunicado.

A túnica e o véu na cor branca que aparecem na imagem de Nossa senhora das Graças simbolizam a pureza da Virgem Maria. Com efeito, ela é "Cheia de Graça", segundo as palavras do Anjo Gabriel (Lucas 1, 28). O véu era usado sobre os cabelos pelas mulheres judias como sinal de pureza e recato.

A túnica vermelha de Nossa Senhora Auxiliadora simboliza o sangue de Cristo, bem como sua paixão e morte.

Maria provavelmente teve outros filhos além de Jesus, dizem historiadores. Evangelhos mencionam quatro irmãos e ao menos duas irmãs de Cristo. Interpretação de que eles seriam só primos prevaleceu no Ocidente.

O Vestido Maria foi confeccionado em tule, que é extremamente fresquinho e confortável, é a opção perfeita para quem ama tecidos com toque delicioso no corpo; é estampado e forrado.

A vestimenta é composta por mais de 20 fragmentos de tecido marrom. Em um restauro anterior, eles haviam sido costurados em um suporte de cetim claro que estava muito deteriorado.

A imagem era colorida
Manto azul com forro em vermelho vivo, pele clara, túnica esbranquiçada, com detalhes em amarelo. A imagem de Aparecida era assim quando foi produzida, provavelmente no século XVII, pelo Frei Agostinho de Jesus.

Hoje o mando de Nossa Senhora Aparecida é de cor azul, que simboliza o céu e cujos bordados em ouro simbolizam a realeza. Isso nos mostra que a Santa é rainha dos céus e da terra. Há ainda a bandeira do Brasil bordado nele, para mostrar que ela é padroeira de nosso país.

O manto que vestirá a imagem peregrina de Nossa Senhora de Nazaré é marcado pela cor verde água, tom suave e sereno do verde, representando esperança, com complementos em prata, pérola e outros tons de verde.

Preto: sofisticação, negação, elegância e formalidade. Azul: espiritualidade, lealdade, fé, tranquilidade e confiança.

“Vermelho é a cor do amor; laranja, da energia; amarelo, da alegria; verde, da esperança; azul, da tranquilidade; violeta, da religiosidade; preto, do luto; cinza, da seriedade; branco da paz.

Vermelho: amor e paixão
Ele transmite desejo, paixão, segurança, e é claro, sensualidade, principalmente os tons mais quentes. Além disso, essa cor é uma boa sugestão para aqueles dias que acordamos desanimadas, afinal, essa tonalidade atrai coragem e força.

Mais ainda, eles supervisionaram a confecção das imagens, ou as comentaram. Em ambos os casos, o traje de Nossa Senhora é muito simples, constituído por três peças: a cabeça é coberta por um véu longo; um vestido chega até os pés; e em torno da cintura, um elegante cinto.