Qual é a cor da placa de serviços auxiliares?

Perguntado por: ebonfim . Última atualização: 2 de fevereiro de 2023
4.4 / 5 2 votos

Tal como ocorre com algumas das placas de indicação, as auxiliares são azuis. Elas indicam aos condutores e pedestres como encontrar alguns serviços importantes, como correios, aeroportos, restaurantes e até mesmo borracharias e serviços mecânicos.

Cinza com escrito preto: Carro particular, é o modelo de placa padrão; Vermelha com escrito branco: Carros de aluguel e transporte público; Branca com letras vermelhas: Carros de aprendizagem (autoescola); Branca com letras pretas: Carros oficiais (governos, bombeiros, polícia, etc);

Existem as de regulamentação, advertência e indicação. As placas de Pare R-1 (vermelha) se encaixam na categoria “regulamentação”, enquanto as amarelas (A-15) são de advertência, com intuito de alertar o condutor para possíveis perigos na via. As placas de indicação, por sua vez, podem ser verdes, marrons ou azuis.

A placa vermelha é obrigatória nos veículos de transporte público de aluguel, sejam para transporte de pessoas, seja para transporte de cargas. Ela está determinada pela Resolução 241 do Conselho Nacional de Trânsito — CONTRAN.

Desse modo, a placa vermelha no veículo sinaliza que o condutor está exercendo uma atividade remunerada – também conhecida como observação EAR na Carteira Nacional de Habilitação (CNH).

São dispositivos utilizados para orientar o condutor quanto aos limites do espaço destinado a circulação e a sua separação em faixas de trânsito. Geralmente possuem unidades retrorrefletivas ou catadióptricos, que possuem a capacidade de refletir a luz incidente dos faróis de forma visível ao condutor.

Os dispositivos de sinalização auxiliar aumentam a visibilidade dos sinais e chamam a atenção para obstáculos no local. São elementos aplicados ao pavimento da via, junto a ela, ou nos obstáculos próximos, de forma a tornar mais eficiente e segura a operação da via.

Alguns dos dispositivos de uso temporário mais conhecidos são:

  • Cones e cilindros;
  • Balizadores móveis;
  • Cavaletes desmontáveis;
  • Fitas zebradas;
  • Barreiras móveis;
  • Barreiras plásticas;
  • Tapumes;
  • Bandeiras e faixas.

S-14 – Placa de Serviços Auxiliares – Ponto de Parada
Indica o local ou o ponto de parada dos veículos de transporte coletivo ou individual de passageiros.

As placas de serviços auxiliares indicam a presença de serviços como postos de gasolina, restaurantes e mecânicos, por exemplo, mais a frente na pista. Por isso, são mais comuns em rodovias.

A placa início de pista dupla (A-42a) adverte o condutor do veículo sobre a presença, adiante, de uma pista em que os fluxos opostos do tráfego separam-se através de um obstáculo ou canteiro.

Placa Azul – Veículos de Representação Diplomática ou Consular. As placas azuis são mais raras e aqui no Brasil são utilizadas por Veículos de Representantes Diplomáticos, sendo assim uma categoria restrita a embaixadas e outras entidades de caráter internacional.

QUAIS OS TIPOS DE SINALIZAÇÃO EXISTENTES?

  • Sinalização de identificação de riscos;
  • Sinalização de Emergência;
  • Sinalização de Alerta;
  • Sinalização de Obrigação;
  • Sinalização de Proibição;
  • Sinalização de Conscientização.

As placas de advertência, mais conhecidas como placas amarelas, marcam presença tanto em vias urbanas como em rodovias. O objetivo é alertar os motoristas em situações de obstáculos, bloqueios, desvios e outros fatores que pedem atenção para evitar acidentes.

As marrons com ilustrações e dizeres em branco, por exemplo, são placas turísticas. Elas sempre vêm com informações dos pontos turísticos e ficam em pontos estratégicos, por onde passa grande fluxo de turistas.

Dentre as cores das placas de trânsito, também há o azul. O pigmento indica serviços na estrada e posiciona o condutor ao longo dos deslocamentos.

O que significa? Os veículos que utilizam placas verdes com caracteres em branco são utilizados para testes, identificando protótipos de fabricantes e equipamentos em teste por concessionárias. A placa verde é a única, segundo a legislação vigente, a não estar vinculada a um veículo.

A placa preta surgiu para diferenciar os automóveis antigos, dando status de item de colecionador. A conquista da placa funciona como uma forma de valorização do bem que terá valor de revenda maior do que um modelo de mesmo ano que não esteja conservado ou com itens originais.

Placa que identifica veículos com mais de 30 anos de fabricação, que fazem parte de coleção e possuem características originais em bom estado de conservação.