Qual é a cor da menstruação?

Perguntado por: agil . Última atualização: 18 de janeiro de 2023
4.8 / 5 5 votos

Ela varia de pessoa para pessoa, afinal, nossos corpos e ciclos são únicos. Entretanto, geralmente, a menstruação terá uma cor vermelho vivo ou vermelho escuro. Nos dias finais, poderá ser marrom ou até mesmo preta.

Enquanto, na menstruação, o sangue costuma ser mais intenso, avermelhado e com coágulos, o sangue na gravidez vem em menor quantidade, dura menos tempo e tem a coloração mais marrom. Na gestação, esse sangue, quando saudável, é chamado de nidação.

A cor da menstruação vermelho claro é mais comum em mulheres que têm um fluxo mais intenso, sabe? Isso acontece porque o volume é alto e, por isso, o sangue chega mais rápido à calcinha. Além disso, ele é bem parecido com a tonalidade que ele tem quando está lá no útero.

O sangue humano tem a cor vermelho vivo, ou escarlate, quando é retirado diretamente de artérias pois suas moléculas de hemoglobinas estão quase totalmente ligadas ao oxigênio (94 a 97% de saturação).

Os sangramentos da gravidez costumam ser vermelho vivo, exceto em causas como gravidez ectópica e abortamento completo, quando o sangramento é mais escurecido. De qualquer modo, as características do sangue costumam ser bem diferentes da menstruação.

O sangramento de escape é uma perda de sangue vaginal que ocorre durante o ciclo menstrual, entre uma menstruação e outra. O ciclo menstrual regular tem duração aproximada de 28 dias. O sangramento de escape pode ser também chamado de sangramento intermenstrual ou ainda spotting, tendo todos o mesmo significado.

Existem várias diferenças entre o sangramento menstrual e vaginal: Além de possuir uma configuração mais escassa, cor diferente e um fluxo menor que não ultrapassa 2 dias seguidos, o sangramento vaginal não vem acompanhado de cólicas e coágulos.

Borra de café ou menstruação marrom pode ser sim sinal de gravidez. Porém, muitas mulheres têm essa menstruação borra de café devido a alguma alteração hormonal, como aumento do estrogênio ou queda da progesterona. Se você tem uma menstruação escura sempre, então provavelmente é normal para o seu caso.

Quando menstruamos 2 vezes no mês como sabemos qual é a menstruação falsa? Mulheres que possuem ciclo irregular e mais curto, podem sim apresentar sangramento menstrual mais de uma vez ao mês, sendo que ambos os episódios são menstruação verdadeira, porém representam um sangramento uterino anormal.

O sangue pode parecer preto se ficar no útero ou na vagina durante um tempo. Isso pode acontecer no início ou no final da menstruação ou pode estar relacionado a um bloqueio. Sangramento muito escuro e intenso que parece arenoso ou tem muitos coágulos pode ser sinal de aborto espontâneo ou outra condição (3).

A maioria das mulheres passa de 4 a 7 dias no período menstrual. Mas, para os especialistas, até 8 dias é considerado normal. Nos dois primeiros dias o fluxo é maior e com o passar dos dias o sangramento diminui de volume. Por isso, além da duração da menstruação, é preciso ter atenção à quantidade de sangue.

Vale ressaltar que a grande maioria das mulheres podem ter escapes ou menstruação de um dia por motivos hormonais. Esses são muito comuns e inofensivos à mulher. Também é possível que algum medicamento interfira nos hormônios, causando esses escapes de pouco volume.

Grávida pode menstruar? Não. Menstruação e gravidez são dois eventos incompatíveis entre si. Quem está grávida não menstrua e quem está menstruada não pode estar grávida.

Sua cor é vermelho-vivo, como se fosse um sangue novo mesmo e sem cheiro. O sangue saudável também tem sua cor uniforme durante todo o ciclo. E não tem aquela coloração vermelho-escuro, meio marrom ou preto e com aspecto coagulado e de sangue pisado.

Em geral, a maioria das variações na cor da menstruação acontecem devido ao tempo de exposição do fluxo à oxigenação do ar. Dessa forma, o oxigênio reage com o sangue e o deixa mais escuro, até um tom de marrom bem forte.

Fazer exames de sangue anual é extremamente importante para saber como anda a saúde de diversos órgãos. Podemos destacar os exames de colesterol, glicose, triglicérides, creatinina e ácido úrico, dentre outros que o médico julgar necessário.