Qual é a cor da liturgia de hoje?

Perguntado por: larruda . Última atualização: 17 de maio de 2023
4.5 / 5 14 votos

Cor Litúrgica: verde, símbolo de esperança e vida.

O evangelho de hoje é tirado de Mateus 9,14-15 e tem por tema o jejum. Mateus relata que os discípulos de João se aproximaram de Jesus e pediram que ele explicasse por que seus discípulos não praticavam o jejum, como o faziam os discípulos de João e os dos fariseus.

Cor branca

Cor branca
Usa-se na solenidade do Natal, no Tempo do Natal, na Quinta-Feira Santa, na Vigília Pascal do Sábado Santo, nas festas do Senhor e na celebração dos santos.

As cores aprovadas pela IGMR, segundo o uso tradicional, e seus respectivos tempos de uso ao longo do ano litúrgico são o branco, o vermelho, o verde, o roxo, o preto e o rosa. O uso de diversas cores na liturgia da Igreja Católica surgiu dos significados místicos atribuídos a cada uma delas.

Cores das vestes litúrgicas católicas
branco (Páscoa) verde (Tempo Comum) vermelho (Domingo de Ramos, Sexta-feira Santa, Pentecostes) violeta (Advento, Quaresma, Missas para os Mortos)

Liturgia de Domingo

  • Primeira Leitura: Atos 8,5-8.14-17.
  • Salmo Responsorial: 65(66)
  • Segunda Leitura: 1 Pedro 3,15-18.
  • Evangelho: João 14,15-21.

São Lúcio de Cirene, um dos profetas e doutores da Igreja em Antioquia.

Salmo 97 (98)
- Cantai ao Senhor Deus um canto novo, porque ele fez prodígios! Sua mão e o seu braço forte e santo alcançaram-lhe a vitória. R: Os confins do universo contemplaram a salvação do nosso Deus. - O Senhor fez conhecer a salvação, e às nações, sua justiça; recordou o seu amor sempre fiel pela casa de Israel.

1) As vestes devem cobrir tudo o que está entre os joelhos e os ombros, incluindo joelhos e ombros, e em qualquer posição (de pé, sentado, ajoelhado). As vestes devem, portanto, possuir mangas e devem ser sem decotes. 2) As vestes não devem ser transparentes nem em tom de pele.

Primeiro, é importante ter em mente que a missa é o grande ato central da fé, onde podemos encontrar a real plenitude e o significado da vida. Afinal, na presença de Deus podemos repensar todos os nossos atos, agradecer e reconhecer o sacrifício de Jesus para a nossa sobrevivência.

roxo

A cor litúrgica deste tempo é o roxo, que significa luto e penitência. É um tempo de reflexão, penitência, conversão espiritual; tempo para preparar o mistério pascal.

Conforme o uso tradicional e seguindo a Instrução Geral do Missal Romano, as cores litúrgicas são seis: verde, branco, vermelho, roxo, preto e rosa.

Sábado Santo ou Sábado de Aleluia
A cor litúrgica é o branco.

Domingo: O "dia da criação" é o dia do Sol, da luz, da energia máxima. Por isso, corresponde a um amarelo alaranjado, à energia do vigor, da riqueza, da vivacidade.

branca

Quanto à cor da toalha do altar, a Instrução diz que ela deve ser sempre branca, independentemente do tempo litúrgico: «O altar deve ser coberto... com uma toalha de cor branca» (IG 117).

As missas rituais são celebradas com a cor própria, a branca ou a festiva; as missas por diversas circunstâncias, com a cor própria do dia ou do tempo, ou com a roxa, se tiverem cunho penitencial (IGMR 310). Cabe também mencionar o uso litúrgico da cor azul para festas e solenidades da Santíssima Virgem Maria.