Qual é a cor da Iansã?

Perguntado por: usalgado . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.5 / 5 6 votos

Suas cores são o vermelho, marrom, amarelo e o rosa, suas contas são de cores amarela e vermelha.

Yansã é a guerreira dona dos ventos e raios. Rege a sedução, paixão e também os espíritos dos mortos. Para ter sua proteção, use às quartas-feiras roupas ou peças vermelhas e brancas e ofereça-lhe acarajé ou bobó de camarão. Seus números para sorte: 4, 9 e 11.

As variedades mais comuns de flores Iansã são a Hemerocallis fulva (lírio-tigre) e a Kniphofia uvaria (tritoma ou lança-de-são-jorge).

Uma característica muito marcante nos filhos de Iansã é o carisma. Eles possuem um magnetismo pessoal muito forte, atraindo olhares por onde passam. Eles dominam a atração e a conquista, virando a cabeça e mexendo com o coração dos desavisados.

Quarta-feira: Xangô, Iansã, Obá.

Búfalo

Búfalo - representa a força e audácia tem a proteção da Guerreira Yansã.

Toda a força e sensualidade de Iansã pode ser resumida na forma de uma bela mulher que gosta de receber muitos presentes em cores vivas, principalmente vermelho ou coral, que podem ser espelhos, pentes, anéis, colares, pulseiras, brincos e batons vermelhos, além de perfumes intensos e sensuais.

Como toda grande guerreira, Iansã tem entre seus símbolos uma espada, que usa para guerrear e se proteger. Também usa um eruexin, instrumento confeccionado a partir do rabo de animais como búfalo ou boi.

Na umbanda, Iansã protege e livra os fiéis de todos os tipos de ataques, sejam de origem física, espiritual ou mental. Com uma história tão inspiradora, a Santa/Orixá tem os seus devotos no Brasil, entre eles Maria Bethânia. A cantora possui até mesmo uma música dedicada à Iansã, chamada 'Senhora do Raio e do Vento'.

Por meio desse mito, vemos que Iansã tem sua força ligada à participação nas guerras e no domínio dos ventos. Toda vez que um grande deslocamento de ar acontece, os devotos desse orixá reconhecem o seu poder de atuação.

Guia de Proteção para Iansã, Protetora de Sagitário
Contas nas cores: vermelho, branco, marrom e amarelo. Quarta-feira é o dia certo para fazer qualquer oferenda a Iansã. Depois de pronta, deixe sua guia por duas horas em copo com água e sal e coloque para secar ao sol por meia hora.

Divindade também responsável por conduzir os espíritos após a passagem para o mundo espiritual (pós-morte), Iansã carrega uma adaga (espada) e um eruexim. Sua oferenda mais conhecida é o acarajé, feito com um bolinho de feijão -fradinho frito no azeite de dendê. Pode-se acender uma vela vermelha ou marrom.

Do iorubá “abalá”, que significa “bolo de arroz”, o abará é um bolinho de feijão-fradinho moído, camarão seco e cebola, temperado com azeite de dendê e pimenta, enrolado em folhas de bananeira e cozido em banho-maria. É oferecido a Iansã e aos orixás Obá e Ibeji.

Xangô e Iansã ficaram com folhas da cor de sua preferência, vermelhas, como a folha-de-fogo e a dormideira-vermelha. Oxalá ficou com o tapete-de-oxalá e o algodão, plantas que têm um branco aveludado.

Um filho de santo cabeça de Iansã como aquele ligado ao odu Ossá, um odu relacionado com o caminho de Iansã, não deve comer carne de carneiro (Genivaldo de Omolu)" (BASSI, 2012, p. 191).

Continuar lendo Que cor Iansã gosta?