Qual e a cor da estrela do céu?

Perguntado por: mferreiras . Última atualização: 31 de maio de 2023
4.1 / 5 7 votos

A cor de uma estrela é determinada pela parte de seu espectro visível que mais contribui para sua luminosidade total. Estrelas azuis são as mais quentes, as vermelhas as mais frias. No caso de estrelas, "frio" significa temperaturas da ordem de 2000 ou 3000K, umas 15 vezes mais quente do que nosso forno de casa.

Do que está exposto acima, podemos concluir que as estrelas azuis são mais quentes do que as alaranjadas ou vermelhas. Isto é, as estrelas azuis, sendo mais quentes, emitem mais radiação na faixa do azul, ao passo que as estrelas vermelhas, mais frias, emitem mais no vermelho.

1º - VY Canis Majoris: também conhecida como VY Cma, essa hipergigante possui um brilho avermelhado, sendo 2.100 vezes maior que o Sol em diâmetro. Para se ter ideia de sua magnitude, dentro dela caberia quase três bilhões de planetas iguais à Terra.

azul

O céu é azul porque a luz solar, ao atravessar a atmosfera terrestre, é refratada e atinge os átomos dos gases oxigênio e nitrogênio, que a dispersa em todas as suas cores, com seus respectivos comprimentos de onda, refletidos por essas partículas. A cor que se dispersa e é mais bem refletida é a azul.

branco

E o resultado que vemos é a luz branca. Essa é considerada a "verdadeira" cor do Sol. Legenda da foto, Do espaço, o Sol aparece em sua verdadeira cor: o branco.

As Estrelas são corpos celestes com luz própria. Elas são, na verdade, esferas gigantes compostas de gases que produzem reações nucleares de fusão, mas, graças à gravidade, podem se manter vivas (sem se explodir) por trilhões de anos.

Ao contrário do que nossos olhos enxergam, a Lua não é branca ou amarela, mas possui uma ampla gama de cores em tons cinza, branco, azul e marrom. Esses detalhes foram revelados por dois astrofotógrafos, que capturaram mais de 200 mil imagens e trouxeram em detalhes as cores e as crateras do satélite natural da Terra.

Quando há um desequilíbrio na atmosfera (agitação), a luz da estrela recebe um desvio para vários rumos diferentes. Então a visualização da estrela recebe pequenas alterações em seu brilho e no lugar onde está situada, e com isso começa a piscar.

Alfa Centauri

A mais brilhante estrela é Alfa Centauri (ou Alfa do Centauro). É a estrela mais próxima da Terra, com exceção do Sol. Enquanto o último está a aproximadamente 150 milhões de quilômetros de nosso planeta, Alfa Centauri fica a quarenta trilhões de quilômetros de nós.

(MV) Em astronomia, uma gigante azul é uma estrela quente com uma classe de luminosidade III ( gigante) ou II ( gigante luminosa ). No Diagrama de Hertzsprung-Russell, essas estrelas estão acima e à direita da sequência principal . O termo se aplica a uma variedade de estrelas em diferentes fases de desenvolvimento ...

Sirius, da constelação de Cão Maior, é a estrela mais brilhante do céu noturno visível a olho nu. O nome do astro vem do grego “seirios”, que significa “brilhante”. A estrela Sirius é também uma das mais próximas da Terra, situada a apenas 8,6 anos-luz.

Por isso, a quantidade de estrelas varia. Alguns astrônomos sugerem a existência de cerca de 100 bilhões delas, enquanto outros propõem algo mais próximo dos 300 bilhões de estrelas. Vale lembrar que estes números se aplicam somente para a Via Láctea, e não representam as estimativas de outras galáxias.

Uma supergigante azul (BSG) é uma estrela quente e luminosa, frequentemente chamada de supergigante OB. Têm classe de luminosidade I e classe espectral B9 ou anterior.

Então, não existem estrelas verdes por que as estrelas com a temperatura esperada emitem sua luz em uma forma que nossos olhos percebem como branco. Para ver as estrelas na cor verde, elas teriam que emitir luz apenas nesta faixa de cor.

azul

O mar é azul porque ele funciona com um filtro da luz solar. A energia luminosa de algumas cores é absorvida pelo oceano mais perto da superfície do que a energia de outras cores.

Quando o céu está com cerração, névoa ou poluição existem partículas de tamanhos maiores que dispersam igualmente todos os comprimentos de onda da luz, por isso, o céu fica com uma cor mais branca, devido à associação das cores. É por esse motivo, também, que as nuvens são brancas.

Agora sabemos que isso se deve ao fato de que a luz azul tem um comprimento de onda mais curto que o de outras cores de luz visível. Isso significa que a luz azul é a primeira a se dispersar por todo o líquido. É por isso que a parte mais próxima à fonte de luz ficava azulada.

O pé vermelho faz menção a cor da terra, que é avermelhada. Tem um pigmento tão forte que mancha a nossa pele.

tons de cinza

O cinza é a cor da tristeza - foi o que concluiu um estudo britânico a respeito da relação entre as cores e as emoções. Ao apontar a cor que melhor refletia o que sentiam, pacientes depressivos escolheram, na sua maioria, tons de cinza.