Qual é a cor da depressão?

Perguntado por: edantas . Última atualização: 4 de fevereiro de 2023
4.8 / 5 19 votos

O cinza é a cor da tristeza – foi o que concluiu um estudo britânico a respeito da relação entre as cores e as emoções. Ao apontar a cor que melhor refletia o que sentiam, pacientes depressivos escolheram, na sua maioria, tons de cinza.

Em alguém com depressão a cor utilizada poderá oscilar entre o laranja, amarelo e vermelho. Essas são cores revigorantes, que estimulam a circulação e liberam a adrenalina. Além do vermelho e azul são usados o amarelo, laranja, verde e índigo na cromoterapia.

Preto

Preto. É a cor do medo. Está relacionado ao sofrimento, ao susto e ao que causa pavor.

Azul combate o estresse
Por ser uma cor que transmite paz e tranquilidade, o azul é usado para tratar problemas relacionados ao sistema nervoso e muscular.

Para os especialistas em psicologia das cores, o amarelo é uma cor contraditória. Afinal, ela representa o bem e o mal, o otimismo e o ciúme, a compreensão e a traição.

Amarelo: irradia sempre em todas as partes e sobre todas as coisas, é a cor da luz e pode significar egoísmo, ciúmes, inveja, ódio, adolescência, riso, prazer.

Segundo especialistas, cada intensidade da dor pode ser representada pelas cores roxo, amarelo e verde, conforme explicam no vídeo preparado pela Medecell do Brasil.

Vermelho. Tida como uma cor vitalizadora do sangue, dos tecidos e do sistema esquelético, é usada em casos de cansaço e enfraquecimento.

Como surgiu Setembro Amarelo
O dia 10 de setembro é o Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio e serviu de inspiração para a criação do Setembro Amarelo, um mês dedicado a discussões sobre transtornos mentais, como por exemplo a depressão, uma das principais causas de suicídio.

Laranja

Laranja é cor da saúde mental
O vermelho, segundo a professora, é considerado a cor do amor, coragem, força e vitalidade.

Azul é a cor mais relaxante
Como resultado da pesquisa, o azul foi considerado o melhor para a qualidade do sono. Quem descansa em quartos com o tom predominante chega até 8 horas de repouso. Para a cromoterapia, o tom é considerado calmante, associado à tranquilidade.

05) os seguintes nomes de emoções: VERMELHO: Alegria, Ansiedade, Culpa, Raiva, Surpresa, Timi- dez; AMARELO: Surpresa; VERDE: Alegria, Segurança; AZUL: Alegria, Calma, Sede, Sono; ROXO: Culpa, Nojo; MARROM: Nojo; BRANCO: Calma, Sede, Segu- rança, Surpresa; CINZA: Nojo; PRETO: Culpa, Desprezo, Medo, Raiva, Sono, ...

Verde é a cor da inveja.

Vermelho

Vermelho: raiva, paixão, fúria, ira, desejo, excitação, energia, velocidade, força, poder, calor, amor, agressão, perigo, fogo, sangue, guerra, violência.

As cores influenciam também o nosso humor. O amarelo, por exemplo, desperta alegria, otimismo. Já a cor cinza, quando em excesso, pode causar um efeito contrário, gerando um estado deprimido.

A coluna de hoje é para falar sobre a cor vermelha e o fato de ela não ser a cor do amor, apesar de muitos pensarem ao contrário, na psicologia das cores, a cor associada ao amor, romance, feminilidade, é o rosa.

Foque no azul, verde, rosa, bege, amarelo ou até mesmo cinza claro. Nesta sala de estar, apostamos na monocromia na parede, nos nichos e almofadas. Isso porque o azul é uma cor que transmite tranquilidade e ele aparece em diferentes nuances para não deixar o visual cansativo.