Qual é a cor da conta de Oxóssi?

Perguntado por: vjaques3 . Última atualização: 1 de fevereiro de 2023
4.8 / 5 12 votos

As cores dos fios-de-contas de cada Orixá

  • Exú – Contas Pretas intercaladas com Contas Vermelhas ou contas Cinzas.
  • Ogum – Contas Verde ou azul marinho.
  • Oxóssi – Contas Azul-turquesa.
  • Omolú – Contas Brancas Raiadas de Preto e Marrom.
  • Jagun – Contas brancas rajadas de preto.
  • Oxumaré – Contas verdes Raiadas de Amarelo.

Oxóssi é o caçador protetor das matas. Rege a fartura de alimentos. Para ter sua proteção, use às quintas-feiras roupas ou peças verdes ou azul-turquesa e ofereça-lhe milho cozido com lascas de coco. Seus números para sorte: 4, 6 e 42.

É o orixá da prosperidade e conhecimento, destreza, esperteza e àquele que recebe tudo da mata, e sabe da importância de todos os animais e por isso oferecemos velas verde-escuro para simbolizar o verde da mata virgem, das folhas com verde forte, a quem Oxóssi conhece como ninguém.

Resumo. Oxóssi é a divindade da caça que vive nas florestas. Seus principais símbolos são o arco e flecha, chamado Ofã, e um rabo de boi chamado Eruexim. Em algumas lendas aparece como irmã de Ogum e de Exú .

Então Oxóssi jurou que nunca mais comeria o mel. Pois o mel o faria lembrar de todo sofrimento seu e do seu filho. Por isso Oxóssi não leva mel e Logun é lavado com açúcar mascavo e gengibre.

Alpiste, Angico, Aroeira, Arruda, Aquileia, Arnica do Mato, Bagaço de Cana, Beladona, Buchinha do Norte, Cânfora Casca de Jurema Preta, Cipó Cruz, Comigo Ninguém Pode, Espinheira Santa, Guiné, Jurubeba Mista, Losna, Peregum, Picão Preto, Pinhão Roxo.

Oxóssi também faz gosto pelo inhame. Entram na oferenda ao orixá também alimentos como o feijão fradinho, que é torrado depois de deixado de molho e bem escorrido. Além de comestíveis, os grãos podem virar um amuleto ao serem carregados na bolsa ou na carteira.

Dia 20 de janeiro comemora-se o dia de São Sebastião, Oxóssi no sincretismo ou o nosso Rei das Matas. Além de ser um mês de culto a esse poderoso Orixá é um mês que carrega seus ensinamentos.

São altos, magros e atraentes. Normalmente, quem tem Oxóssi como guia segue fisicamente esse padrão esguio, de caçador. São bonitos, possuindo elegância única. Isso atrai muita atenção, admiração e também muita inveja.

Oxossi na Umbanda é Chefe da Falange de Caboclos e está sincretizado a São Sebastião. Os Caboclos na Umbanda são Guias, Chefes de Terreiros que trabalham em prol da evolução espiritual de todos, através da prática da caridade.

Oxóssi Meu Pai, caçador do plano espiritual, protetor na força e na fé, elevo meu pensamento a Vós, para pedir por Vossa proteção para minha casa. Com teu arco e tua flecha certeira, defendei-me das ofensas, das desgraças, da miséria, da fome e das pestes. Protegei-me Meu Pai Oxóssi, todos os dias de minha vida!

Se você deseja acender uma vela nos dias da semana do pai Oxóssi e durante suas orações, a vela desse orixá é verde.

O grande padroeiro da sabedoria e do conhecimento fica muito satisfeito com velas brancas, verdes ou rosas. Também adora que lhe ofereçam cerveja, vinho doce e licor de caju, bem como flores do campo e frutas. Para ter efeito, as oferendas devem ser depositadas em bosques ou matas.

Oxóssi – Antúrio, Samambaia, folhagens e flores em geral.

Axoxô ou oxoxô é um prato típico da cozinha afro-baiana e também uma comida ritual dos orixás Oxóssi, Ogum e Olocum no candomblé e umbanda. Possui duas versões: uma consistindo em milho vermelho cozido, e outra em feijão-fradinho com carne-seca, cebola, pimenta-do-reino, cheiro-verde, tomate e pimentão.

Oxossi – Coco, cana de açúcar, abacaxi, laranja, limão, camboatá, caju, acerola, sapucaia, cacau, mangaba, butiá, nêspera (ameixa branca), frutinhas de mato (abiu, bacaba, bacuri, murici, pequi, etc).