Qual é a cor da clara de ovo?

Perguntado por: amonteiro . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.1 / 5 10 votos

Por que a clara do ovo é transparente e fica branca quando frita? Super.

3. Clara. Agora vamos falar sobre a próxima parte do ovo, a clara. Também conhecida como albúmen — palavra que vem do latim albus, que significa “branco” — ela é um dos ingredientes mais versáteis da gastronomia mundial.

Para conferir se eles estão bons, basta colocá-los dentro de um copo cheio de água. Se afundarem, pode usar tranquilamente, mas se boiarem, é melhor escolher outros. A temperatura dos ovos é fundamental para a estabilidade das claras em neve.

Caso ela esteja com rachaduras, o melhor a se fazer é jogar fora. Isso porque a casca rachada pode ser um sinal de que o alimento está contaminado com o vírus da salmonella.

Um exemplo é quando fritamos o ovo e sua clara muda de cor, ficando branca. Isso ocorre porque no momento do aquecimento ocorre a aglutinação e precipitação da albumina, a proteína mais encontrada na clara do ovo.

3. Aparência

  1. Se a gema está redonda e flutua e a clara está firme, próxima da gema, o ovo está fresco;
  2. Se a gema está um pouco afundada e a clara está transparente, mas ainda firme, o ovo ainda está ok para consumo;
  3. Se a gema está plana e a clara parece água, jogue o ovo fora.

Como saber se o ovo está bom: teste da água
Os ovos que estão frescos devem afundar horizontalmente na água; os que ainda estão bons, mas já não estão tão frescos, podem ficar inclinados no fundo do copo; já os ovos estragados e podres devem flutuar na água.

Mito! Você deve achar que existe diferença, mas o ovo branco e o ovo vermelho são nutricionalmente iguais, ou seja, o seu teor de substâncias é o mesmo. E porque possuem cores diferentes? É simples, a diferença está na linhagem das galinhas, pois é a raça da galinha que influencia na cor da casca do ovo.

“As pessoas acreditam que a salmonela costuma aparecer apenas em determinada parte do ovo, o que não é verdade. Ela pode aparecer na casca, na clara e na gema. Não se deve comer ovo cru nem utilizá-lo desta forma.”

Ovo orgânico
Dentre os tipos de ovo da lista, o orgânico é provavelmente o mais saudável. Afinal, nesse caso a galinha é criada de maneira semelhante à da galinha caipira. A grande diferença é a alimentação, que é feita com insumos sem nenhum agrotóxico ou ingredientes transgênicos.

Para o ovo cozido, o ideal é que o tempo de cozimento esteja entre 7 e 12 minutos, que é o necessário para deixar a gema dura e totalmente livre de microrganismos. Passando desse tempo, o calor causa a perda de nutrientes, como da vitamina B12, e oxidação dos carotenoides, como a luteína e a zeaxantina.

A gema deve ser consumida em até 2 dias, já a clara dura até uma semana. Evite congelar os ovos.

Contaminação: Um dos maiores riscos pelos quais a clara de ovo crua faz mal é a contaminação de bactérias do gênero salmonella. Os sintomas da contaminação incluem diarréia, vômito, náusea e febre.

Além dela possuir proteína de alta digestibilidade, também é fonte de aminoácidos essenciais. Já a gema contém ainda vitaminas, minerais, zeaxantina (que são importantes para a saúde dos olhos) e gorduras. “Por isso, a ingestão de clara é mais liberada.