Qual é a contra indicação do domperidona?

Perguntado por: nxavier . Última atualização: 7 de maio de 2023
4.7 / 5 15 votos

A domperidona é contraindicada em caso de insuficiência hepática moderada ou grave. Também não deve ser usada quando a estimulação da motilidade gástrica for perigosa, por exemplo, na presença de hemorragia, obstrução mecânica ou perfuração gastrointestinal.

Como funciona
A domperidona, substância ativa do medicamento, restaura a movimentação motora do esôfago, estômago e duodeno, melhorando a digestão em todas as suas fases. Ainda possui uma potente ação antiemética (que alivia os sintomas relacionados com o enjoo, as náuseas e os vômitos).

A dose de Domperidona deve ser a menor dose eficaz. A dose diária total é dependente do peso corpóreo. A duração inicial do tratamento é de até quatro semanas. Se o tratamento exceder quatro semanas, os pacientes e a necessidade de continuação do tratamento devem ser reavaliados.

A domperidona é um medicamento que torna mais rápida a movimentação do alimento através do esôfago, estômago e intestinos, de tal maneira que o alimento não fique parado por muito tempo em um mesmo local, ou haja refluxo do mesmo. O controle dos sintomas é observado progressivamente com o decorrer do tratamento.

A agência reguladora do Canadá publicou uma nota alertando sobre o risco de arritmias ventriculares e de morte súbita cardíaca relacionada à domperidona, particularmente em pessoas com mais de 60 anos de idade e indivíduos que tomam doses diárias superiores a 30 mg3.

Inibidores da bomba de prótons (IBP)
Os inibidores da bomba de prótons são medicamentos mais fortes que os bloqueadores de H2 e, no geral, conseguem aliviar os efeitos do refluxo e cicatrizar a esofagite mais rápido 1.

Observações: É recomendado o uso de domperidona antes das refeições. Se ele for tomado após as refeições, a absorção do medicamento será retardada.

Os aceleradores do esvaziamento gástrico, como domperidona, metoclopramida ou cisaprida, aumentam os movimentos intestinais e aceleram o esvaziamento gástrico, fazendo assim com que a comida fique menos tempo no estômago e diminuam os sintomas do refluxo.

Dor de estômago por tomar anti-inflamatórios
Para evitar a dor de estômago pode-se tomar um inibidor da produção de ácido, como o Omeprazol ou um antiácido como o Pepsamar, de forma a diminuir a dor e o desconforto. Estes remédios devem ser tomados em jejum para que tenham melhor efeito.

Não é recomendada a ingestão de bebidas alcoólicas durante o tratamento com PERIDONA®. Insuficiência hepática : devido a domperidona apresentar intensa metabolização hepática , deve ser administrada com precaução em pacientes com insuficiência hepática . Neste caso o ajuste da dose deve ser considerado.

Qual a diferença do omeprazol e da domperidona? – Prado explica que o omeprazol é um bloqueador de próton que pode ser usado em conjunto com a domperidona, já que enquanto ela torna mais rápido o esvaziamento gástrico, ele atua reduzindo a secreção de ácidos estomacais.

Quem tem gastrite pode tomar o domperidona? Tratamento da dispepsia funcional associada ou não à doença do refluxo gastroesofágico (DRGE); no alívio dos sintomas dispépticos relacionados à esofagite, gastrite, úlcera, dismotilidade gastroduodenal e plenitude pós-prandial (pirose, náuseas e empachamento).

Como já referido, o nome comercial mais famoso da domperidona é o Motilium, medicamento produzido pelo laboratório Janssen-Cilag e que é considerado a marca de referência para essa substância.

Náuseas e vômitos
10 mg (1 comprimido) 3 vezes ao dia, 15 a 30 minutos antes das refeições e, se necessário, 10 mg (1 comprimido) ao deitar, respeitando a dose diária máxima de 40 mg (4 comprimidos de 10 mg). É recomendado o uso de domperidona antes das refeições.

Domperidona deve ser tomado antes das refeições, pois após as refeições, a absorção do medicamento pode ser retardada. Informe ao seu médico ou cirurgião-dentista se você está fazendo uso de algum outro medicamento. Não use medicamento sem o conhecimento do seu médico. Pode ser perigoso para a sua saúde.

A risperidona funciona afetando mensageiros químicos no cérebro (neurotransmissores) como a dopamina. Não cura sua condição, mas pode ajudar a manter seus sintomas sob controle. A risperidona não funciona imediatamente. Pode levar vários dias ou até meses para que alguns sintomas melhorem.

Os medicamentos inibidores da bomba de prótons como omeprazol, esomeprazol, pantoprazol, lansoprazol e rabeprazol são os mais utilizados e os mais eficazes.

O uso contínuo (por algumas semanas) de omeprazol é recomendado para o tratamento de algumas doenças do estômago, sendo que em alguns casos o tratamento prolongado é necessário. Até o momento não foram encontradas evidências de que seu uso prolongado possa causar algum dano para o paciente.

Um estudo da Universidade de Hong Kong e da University College London mostrou que o uso prolongado de inibidores de bomba de próton (IBP), como Omeprazol e Pantoprazol, pode aumentar em 2,4 vezes o risco de desenvolver câncer de estômago.

– azia ou queimação que se origina na boca do estômago, mas pode atingir a garganta; – dor torácica intensa, que pode ser confundida com a dor da angina e do infarto do miocárdio; – tosse seca; – doenças pulmonares de repetição, como pneumonias, bronquites e asma.