Qual é a contagem de Oxum?

Perguntado por: ebonfim4 . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.7 / 5 6 votos

Oxum é a Senhora dos rios e cachoeiras. Rege a beleza e o amor. Para ter sua proteção, use aos sábados roupas ou peças amarelas, azuis ou rosas e ofereça-lhe feijão fradinho cozido com ovos cozidos. Seus números para sorte: 5, 7, 10 e 16.

Oxum tem como um dos seus principais símbolos o abebé, que é um leque que possui um espelho em sua superfície, referência à beleza e à vaidade da orixá. Ela mesmo se encanta com sua perfeição e por isso está sempre contemplando sua imagem.

Neste dia 8 de dezembro é celebrado o dia de Oxum, a rainha da água doce, orixá do amor, dona dos rios e cachoeiras, cultuada no candomblé, na umbanda e em diversas religiões de origem africana.

Oxum é a orixá das águas, principalmente, as águas calmas e, devido a isso, essa divindade está muito ligada às emoções. Sua cor é o amarelo e ouro que demonstra toda a riqueza e abundância que Oxum traz consigo.

“Ora iê iê ô! Salve a senhora da bondade. Salve mãezinha benevolente”. Se você deseja fazer uma saudação a Oxum, ou pedir algo para essa orixá, considerada a protetora da água doce, é assim que você deve começar.

Gostam de cuidar, de servir, porém tendem a serem preguiçosas. São astutas. Gostam da arte da magia, sendo muito perceptivas. No lado negativo, fazem feitiçaria, rogam pragas e são muito ardilosas.

As oferendas para Oxum são o feijão fradinho e frutas como pêssego, melão amarelo e banana ouro e devem ser entregues perto de nascentes e cachoeiras, bem como rosas ou palmas amarelas.

De acordo com a representação do arquétipo de Oxum, o perfume que melhor representa a beleza, delicadeza e sensualidade de Oxum é Baiser Vole de Cartier, com sua carga intensa de lírios sofisticados e delicados que perfumam tão bem a pele.

Oxum é conhecida por ser a deusa do amor e da beleza, mas também é a Senhora do Ouro, presenteando com riqueza e prosperidade quem pede suas bênçãos.

Quizilas de Oxum: Tangerina, carcaça da galinha, camarão vermelho, cavalinha, feijão, tapioca, galinha, Pombo. Quizilas de Oxumaré: Ovos, tudo que rasteja, abobrinha, amendoim, fruta-do-conde, grão de bico, pipoca.

Também adora que lhe ofereçam cerveja, vinho doce e licor de caju, bem como flores do campo e frutas. Para ter efeito, as oferendas devem ser depositadas em bosques ou matas.

Filha de Oxum é vaidosa, valoriza muito o amor, seja o próprio ou por outras pessoas, exalam beleza e sensualidade, pois são seres honestos e dedicados. Herdando as características dessa poderosa orixá, as filhas ostentam carinho e calmaria, tendo assim muita sorte no amor. Vem entender mais o que é ser filha de Oxum.

Era Xangô. Ele era um alabê, chefe dos tocadores de atabaques, que rejeitou deitar-se com Oxum. Ao ritmo de um atabaque, com toques rápidos de características guerreiras, Oxum desmanchava-se em felicidade numa relação sexual com Xangô. Oxum implorava por seu amor, mas ele só desdenhava dela.

Guia de Proteção para Oxum, Protetora de Câncer
Contas nas cores: dourado, azul e branco.

Assim, a simbologia de Oxum e o espelho adornado de ouro que Ela carrega torna-se um importante elemento para dissolver energias dissonantes, energias negativas que possam ser lançadas em Sua direção. Refletindo a inveja, o ciúme, o mal em geral, seu espelho põe “às claras” quem é quem, mostrando a realidade a todos.

Como fazer:
Durante a Lua Cheia, espete as 7 moedas na fatia de mamão e acrescente mel por cima. Enquanto coloca as moedas, vá pedindo a Oxum que lhe traga dinheiro e prosperidade. Guarde essa simpatia em um local alto por 7 dias. Passado o tempo, jogue fora a fruta e use as moedas e o prato como de costume.

Sua cor é amarela, como o ouro de Oxum. A vela amarela assim como a laranja, desperta novas esperanças, alegria, leveza, desprendimento, diminui a ansiedade e as preocupações.

Oração para Oxum
Oxum, divina rainha, bela orixá, venha a mim, caminhando na lua cheia, trazendo em suas mãos os lírios do amor de paz. Torna-me doce, suave e sedutor como tua és. Oh! mamãe Oxum, proteja-me, faça que o amor seja constante em minha vida, e que eu possa amar toda a criação de Olorum.

Seu mundo é o mundo do que é belo e perfeito... Quando Oxúm deixa de olhar seu espelho para olhar para o mundo dos homens, ela chora e chora, e de seu choro se faz uma cachoeira de amor e bondade que limpa a terra do que de feio e imperfeito o homem pôs nela. É por isso que Oxúm chora.

Como o rio, que sempre caminha pro mar, a Oxum da Umbanda está diretamente ligada à Rainha do Mar, encabeçando a legião das sereias de águas doces. Oxum é a força dos rios, que correm sempre adiante, levando e distribuindo pelo mundo sua água que mata a sede. É a Mãe da água doce e Rainha das cachoeiras.

Na legião da vibração espiritual de Oxum, os sete chefes são: Tupãzinho, representante da Vibração Espiritual; Ori, intermediário para Oxalá, Yariri, para Iemanjá; Yari, para Ogum; Damião, para Oxóssi; Doum, para Xangô e Cosme para Abaluaê.