Qual é a conjugação de pusesse?

Perguntado por: igouveia4 . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.9 / 5 10 votos

Pusesse é a forma correta de escrita da palavra. A palavra puzesse está errada. Pusesse é a forma conjugada do verbo irregular pôr no pretérito imperfeito do subjuntivo, na 1ª ou 3ª pessoa do singular.

Existem três conjugações principais: a 1.ª conjugação para verbos terminados em -ar, a 2.ª conjugação para verbos terminados em -er e a 3.ª conjugação para verbos terminados em -ir.

Resposta. O verbo no infinitivo é por.

3- A terminação da conjugação do verbo “pôr” é OR. Por esse motivo, ele está estruturado de forma única, e ponho, põe, pus, pôs, punha, porei e poria são as variações dos tempos verbais a que esse verbo submete-se: Eu ponho mais sal na salada. Eu pus minha bicicleta no estacionamento.

Enquanto o pretérito perfeito indica uma ação acabada que ocorreu em determinado momento no passado, o pretérito imperfeito, é utilizado para indicar uma ação inacabada. Ou seja, um fato que ainda não foi terminado. Assim, o pretérito imperfeito indica uma continuidade da ação.

O pretérito perfeito indica um fato que aconteceu em um determinado momento no passado, enquanto o pretérito imperfeito é usado para indicar uma ação que não foi terminada. Isto é, um acontecimento que não foi concluído. Já o pretérito imperfeito indica a sequência de uma ação.

O verbo pôr (antigo “poer”), apesar de irregular, pertence à 2. ª conjugação. Trata-se de um verbo que apesar de ter perdido a sua vogal -e- no infinitivo impessoal e em outros tempos, ainda conserva essa vogal em algumas formas como “pus-e-ste”, “pus-e-mos”, “pus-e-ra”, “pus-e-sse”, etc.

Indicativo

  1. Presente. euponho-me. tupões-te. elepõe-se. ...
  2. Pretérito Imperfeito. eupunha-me. tupunhas-te. elepunha-se. ...
  3. Pretérito Perfeito. eupus-me. tupuseste-te. elepôs-se. ...
  4. Pretérito Mais-que-perfeito. eupusera-me. tupuseras-te. elepusera-se. ...
  5. Futuro do Presente. eupôr-me-ei. tupôr-te-ás. ...
  6. Futuro do Pretérito. eupôr-me-ia. tupôr-te-ias.

Como o verbo é irregular, a forma correta é quando o sol se puser, no futuro do subjuntivo, que é um tempo é derivado.

Estar ou ficar num dado lugar imaginado; imaginar-se: não me ponho no seu lugar! Sair da linha do horizonte: o Sol está prestes a se pôr. verbo transitivo direto e pronominal Dispor-se de um determinado modo; colocar-se numa dada posição: ponha a cabeça para baixo; ponha-se de pé!

Encontram-se definidas três estruturas de conjugação verbal: a 1.ª conjugação para verbos terminados em –ar, a 2.ª conjugação para verbos terminados em –er e a 3.ª conjugação para verbos terminados em –ir.

O tempo verbal pode ser passado, presente ou futuro, havendo classificações mais específicas de acordo com o modo. O modo verbal pode ser o indicativo, o subjuntivo ou o imperativo. A voz verbal pode estar na ativa, na passiva ou na reflexiva. As formas nominais são o infinitivo, o gerúndio e o particípio.

Todos os verbos regulares terminados em -ir, ou seja, que possuem a vogal temática i, encaixam-se no modelo da terceira conjugação, apresentando as terminações definidas para as diferentes pessoas, modos e tempos verbais.

Se você for flexionar o verbo no infinitivo pessoal, o único com mudanças para a terminação, deve seguir desta forma:

  1. ª conjugação (-ar) (Eu) radical + -ar. (Tu) radical + -ares. (Ele) radical + -ar. ...
  2. ª conjugação (-er) (Eu) radical + -er. (Tu) radical + -eres. (Ele) radical + -er. ...
  3. ª conjugação (-ir)

Os verbos regulares apresentam uma mesma estrutura padrão nas suas conjugações, sem variações. Os verbos irregulares, no entanto, são aqueles que, em algumas de suas formas verbais, fogem do padrão esperado para a conjugação, apresentando alteração no radical ou na desinência do verbo.

O verbo colocar significa “colocar em algum lugar”. Ele deve ser utilizado para coisas materiais, como por exemplo: “Irei colocar os livros na estante”. Como livro é algo material, utilizamos o verbo “colocar”.