Qual é a conjugação de Disse?

Perguntado por: iconceicao . Última atualização: 18 de janeiro de 2023
4.6 / 5 5 votos

Diz a verdade ao teu pai.
...
dizer.

eudisse
tudisseste
ele, ela, vocêdisse
nósdissemos
vósdissestes

Disse vem do verbo dizer. O mesmo que: expôs, expus, caracterizou, caracterizei, aconselhou, aconselhei, falei, falou, alegou.

Indicativo

  1. Presente. eudigo. tudizes. elediz. ...
  2. Pretérito Imperfeito. eudizia. tudizias. eledizia. ...
  3. Pretérito Perfeito. eudisse. tudisseste. eledisse. ...
  4. Pretérito Mais-que-perfeito. eudissera. tudisseras. eledissera. ...
  5. Futuro do Presente. eudirei. tudirás. eledirá ...
  6. Futuro do Pretérito. eudiria. tudirias. ...
  7. Pretérito Imperfeito. eudissesse. tudissesses.

A forma correta de escrita da palavra é diz, com z. Diz é uma forma verbal do verbo dizer, também escrito com z. A forma verbal dis, com s, está errada.

verbo transitivo direto e bitransitivo Falar, discursar usando palavras; expressar ideias, pensamentos: disse o discurso; disse o discurso ao professor.

Exemplos: O verbo dizer (radical diz-) muda seu radical ao ser conjugado: digo, disser e direi. O verbo dar apresenta alterações na sua terminação: dou, dás, dá.

Disse: 2 disse, proferiu, pronunciou, exprimiu, expressou, articulou, tagarelou, murmurou. Comunicou: 3 comunicou, conversou, papeou, dialogou, discutiu.

Já com verbos transitivos indiretos, que pedem preposição, são usadas as formas preposicionadas do pronome. Com a preposição a: ao qual, aos quais, à qual, às quais. Com a preposição em: no qual, na qual, nos quais, nas quais.

Significado de Dissídio
[Jurídico] Conflito de interesses entre empregado(s) e empregador que, resolvida na Justiça do Trabalho, geralmente se refere ao reajuste salarial. Etimologia (origem da palavra dissídio).

Conjugação verbal é a flexão de um verbo em todos os seus modos, tempos, pessoas, números e vozes. Aparece estruturada numa ordem convencionada.

Disser é uma forma verbal do futuro do subjuntivo. Dizer é a forma do verbo no infinitivo impessoal.
...
Exemplos com dizer

  1. Ele pode dizer o que ele quiser dizer porque eu não vou acreditar!
  2. Vou dizer a minha opinião para que todos fiquem sabendo!
  3. É para dizer a verdade, viu?

Os tempos verbais (presente, pretérito e futuro) se unem aos modos verbais (indicativo, subjuntivo e imperativo) para indicar a forma como ocorrem as ações, estados ou fenômenos expressados pelo verbo.

Para nos referirmos às pessoas podemos usar tanto o pronome “quem” quanto o “que”. Foi ela quem me disse ou Foi ela que me disse? Sempre usamos “que” e, de repente, alguém aparece e diz: caso você se refira a uma pessoa, use “quem”!

535) –, «quem diz/diga» ou «quem disse/dissesse» funciona como objecto directo, o que leva a que seja uma oração substantiva. Ora, «nas orações substantivas usa-se geralmente o CONJUNTIVO quando a ORAÇÃO PRINCIPAL exprime a dúvida […] que se tem quanto à realidade do facto enunciado.» (pp. 466-7).

Falar designa genericamente o acto de se exprimir oralmente por palavras, mas dizer associa a este aspecto o de veicular uma informação, referir, indicar, pronunciar-se sobre, comunicar (em geral, oralmente e por escrito).

Fórmula com que se dá por concluído um discurso, um arrazoado, etc.

O verbo é transitivo indireto quando o complemento está ligado ao verbo de forma indireta. Neste caso, o uso da preposição é obrigatória. São aqueles que necessitam de um objeto indireto para dar sentido a uma frase.