Qual é a composição do nitrogênio?

Perguntado por: ecampos . Última atualização: 29 de maio de 2023
4.3 / 5 4 votos

O nitrogênio é um ametal pertencente ao grupo 15 da Tabela Periódica. Apresenta-se principalmente como gás nitrogênio, N2. O gás nitrogênio é conhecido por sua inércia química. Cerca de 78% da atmosfera terrestre é composta por gás nitrogênio.

O nitrogénio é um gás inerte que é adequado para uma ampla gama de aplicações, abrangendo vários aspetos da fabricação, processamento, manuseamento e transporte de produtos químicos. Azoto é não reactivo, é excelente para a inertização e é frequentemente usado como gás de limpeza.

As principais fontes de nitrogênio são a uréia (> 44% N), o nitrato de amônio (> 32% N) e o sulfato de amônio (> 20% N).

Enquanto as plantas fornecem proteção e alimento, as bactérias fornecem-lhe o nitrogênio. Ao morrerem, essas plantas liberam o nitrogênio de suas moléculas orgânicas na forma de amônia (NH3).

Normalmente, o nitrogênio é encontrado em forma de gás na atmosfera, representando cerca de 78,08% do volume do ar. Os demais componentes são: gás oxigênio (21%), gás carbônico (0,03%), gases nobres (0,93%), vapor d'água e fuligem.

O nitrogênio é um elemento químico de número atômico (Z) 7, massa molar 14,0067 g/mol e pontos de fusão e ebulição respectivamente iguais a -209,9 ºC e - 195,8 ºC. Esse elemento é o mais abundante no ar atmosférico, compondo cerca de 78% de seu volume em massa.

Feijões e leguminosas
Isso ajuda na produção de nitrogênio e na rotação de culturas dos vasos.

O ciclo do nitrogênio permite a ciclagem deste elemento no ambiente, disponibilizando-o para os seres vivos e, após, ao meio novamente. Este ciclo compreende cinco etapas específicas: fixação (1), amonificação (2), nitrificação (3), desnitrificação (4) e assimilação (5) que serão descritas a seguir.

Podemos perceber que ele apresenta 2 elétrons na primeira camada e 5 elétrons na segunda (mais externa) e, portanto, seu raio atômico é pequeno. Seu nome deriva do grego “nitrogenium” ou ainda, como era chamado por muitos de “azote” que significa na língua grega “sem vida” devido à sua inércia.

Introdução. A amônia, conhecida também por amoníaco ou gás amoníaco, é um composto químico constituído por hidrogênio e nitrogênio, possuindo a seguinte fórmula estrutural, NH3.

O nitrogênio é um dos componentes químicos das proteínas, que desempenham um papel importante em nosso organismo, ao fornecerem materiais para a construção e para a manutenção de todos os órgãos e tecidos e participarem da formação de hormônios, enzimas e anticorpos.

Absorção de nitrogênio pelos humanos
Os seres humanos e outros animais têm acesso ao nitrato a partir da ingestão de plantas que absorveram essa substância. Mas também, de acordo com a cadeia alimentar, a partir da ingestão de outros animais que se alimentam dessas plantas.

O nitrogênio líquido é utilizado em criogenia e crio cirurgia para o tratamento das lesões cutâneas e também no tratamento do câncer de colo de útero. Devido a sua baixa temperatura, é utilizado na indústria alimentícea como refrigerante, para o congelamento e transporte de alimentos.

Em águas e águas residuais, as formas de nitrogênio de maior interesse são, em ordem decrescente de estado de oxidação: nitrato, nitrito, amônia, e nitrogênio orgânico. Todas estas formas de nitrogênio, bem como o gás nitrogênio (N2), são bioquimicamente sujeitos a mudanças e são componentes do ciclo do nitrogênio.

ureia

Entre as principais fontes destaca-se o adubo mineral ureia, devido a sua alta qualidade física e maior concentração de nitrogênio.