Qual é a composição do gás de cozinha?

Perguntado por: adias . Última atualização: 20 de maio de 2023
4.5 / 5 16 votos

Sua composição possui proporções variáveis de propano/propeno e butanos/butenos, o que permite as companhias distribuidoras beneficiar e comercializar diretamente como combustível.

O Gás Natural é composto 88% pelo gás metano (hidrocarboneto com 1 carbono) enquanto o Gás GLP é formado majoritariamente pelos gases propano e butano (hidrocarbonetos com 3 e 4 carbonos respectivamente).

butano

Dentro do botijão, o propano e o butano são os gases dominantes que formam o GLP. O propano, mais leve que o butano, é responsável pela chama azul e queima primeiro. Já o butano, mais pesado, queima por último, resultando em uma chama amarelada.

Basicamente, qualquer equipamento funciona com dois tipos de gás: o Gás Liquefeito de Petróleo (GLP) e o Gás Natural (GN).

O gás natural é originado pela degradação da matéria orgânica (restos de vegetais, algas e animais) por bactérias anaeróbias em camadas muito profundas da crosta terrestre ou abaixo dela. Foi sendo formando com o passar de milhões de anos, junto com o processo natural de formação do planeta.

O que é gás GLP? O GLP (Gás Liquefeito do Petróleo) é um composto de 4 hidrocarbonetos, principalmente o butano e o propano, contando com gases como o etano em menor escala. Já o GN (Gás Natural) é composto 90% por metano, com uma participação menor de gases como o butano e o propano.

Metano

Metano: principal constituinte do gás natural.

A presença de água no botijão de gás não traz um risco imediato ao uso do produto, já que o botijão é feito de chapas de aço muito resistentes. Contudo, a parte da válvula de segurança pode ser danificada pela água. Saiba mais!

Exemplo: o gás no botijão (gás GLP = gás liquefeito de petróleo) está no estado líquido em virtude da enorme pressão dentro do recipiente no qual está contido.

Dentro do Botijão tem GLP, que significa Gás Liquefeito de Petróleo, que são os gases derivados do refino do petróleo. Existem dois gases dominantes dentro do botijão, o Propano e o Butano. Ambos são mais pesados que o ar.

Com o aplicativo Ultragaz você pede seu botijão azul de forma rápida e descomplicada, e ainda confere promoções exclusivas. Você sabia? O gás de cozinha é formado pela mistura dos gases propano e butano e não tem cheiro! Por isso, por segurança, recebe um composto a base de enxofre e de forte odor chamado Mercaptana.

E o que é gás natural? O gás natural, por outro lado, é um combustível fóssil que, em termos técnicos, é feito de hidrocarbonetos leves, dentre outros gases variados.

A maior parte do gás natural foi extraído do Rio de Janeiro, estado que concentra 65% das reservas brasileiras privadas do produto. A participação do estado avançou dos 55,8% de 2020 para 64%. No mesmo período, a participação do estado de São Paulo recuou de 15% para 12,4%, e a do Amazonas, de 12,5% para 10,2%.

Quem produz gás natural no Brasil? Além da Petrobrás, o País tem cerca de 30 outras empresas que produzem gás natural. Mas a estatal responde pela grande maioria da produção.

Em janeiro de 2021, foram produzidos 135,9 milhões de m3/dia de gás natural, sendo 61,2 milhões de m3/dia (45%) efetivamente disponibilizados ao mercado, 57,8 milhões de m3/dia (42%) reinjetados, 14,0 milhões de m3/dia (10%) consumidos no processo e 2,9 milhões de m3/dia (2%) queimados.

Nas residências e indústrias do Brasil são usados dois tipos de gás: o Gás Liquefeito de Petróleo (GLP) e o Gás Natural (GN). É importante entender as diferenças entre eles para fazer a melhor escolha para o seu perfil de consumo.

Qual a diferença do botijão azul e prata? As cores dos botijões de gás indicam a qual marca pertencem. Vale lembrar que o gás de cozinha (GLP) é fornecido apenas pela Petrobrás para todas as empresas, assim, independente da marca que você escolher o produto é sempre o mesmo.

O Gás Natural é uma mistura de compostos leves constituídos de carbono e hidrogênio, que na temperatura ambiente e na pressão atmosférica permanece no estado gasoso. Ele é encontrado acumulado em rochas porosas no subsolo, frequentemente acompanhado por petróleo, constituindo um reservatório.

A obtenção do gás natural ocorre por meio da perfuração de poços, tanto no subsolo continental quanto no marítimo, uma vez que esse combustível é formado em rochas muito profundas por meio da deposição de matéria orgânica.

Os gases propano e butano são os principais componentes do gás de cozinha, sendo altamente inflamáveis, inodoros e incolores.

Como funciona: o metano é produzido por meio de processos naturais diversos, dentre os quais a fermentação de resíduos orgânicos pela ação de bactérias, como: (i) a decomposição do lixo orgânico em aterros sanitários; (ii) a emissão de vulcões de lama e falhas geológicas; (iii) o processo de digestão em animais ...