Qual é a composição do aminoácido?

Perguntado por: rviana . Última atualização: 1 de maio de 2023
4.5 / 5 8 votos

Aminoácidos são moléculas orgânicas que possuem um átomo de carbono ao qual se ligam um grupo carboxila, um grupo amino, um hidrogênio e um grupo variável. Existem 20 aminoácidos considerados como padrões e que são os responsáveis por formar todas as proteínas existentes.

Os aminoácidos chamados essenciais são aqueles que devem ser obtidos por meio da alimentação, devido ao fato de que o organismo não é capaz de sintetizá-los. São considerados aminoácidos essenciais: isoleucina, leucina, lisina, metionina, fenilalanina, treonina, triptofano e valina.

Para que servem os aminoácidos essenciais? Cada um dos aminoácidos essenciais tem funções específicas e vitais para o bom funcionamento do organismo. Eles são necessários para a construção de tecidos, músculos, alguns hormônios e enzimas. São adquiridos por meio dos alimentos ou da suplementação.

Os aminoácidos são partículas que compõe as proteínas e podem ser divididas em dois grupos: os não-essenciais e os essenciais. Compostos por 20 tipos diferentes, eles são responsáveis pelo funcionamento correto do organismo, bem como na formação de músculos, enzimas, células do sistema imunológico, entre outras coisas.

As estruturas das proteínas podem ser primárias (principal), secundárias, terciárias ou quaternárias, que resultam de ligações entre moléculas ou em partes da molécula.

São conhecidos 20 aminoácidos presentes nas moléculas de todas as proteínas existentes na natureza, os quais são: alanina, arginina, aspartato, asparagina, cisteína, fenilalanina, glicina, glutamato, glutamina, histidina, isoleucina, leucina, lisina, metionina, prolina, serina, tirosina, treonina, triptofano e valina.

Os aminoácidos como unidades básicas das proteínas
Todas as proteínas estão constituídas a partir dos mesmos 20 tipos de aminoácidos, unidos por ligações peptídicas, variando nas diferentes proteínas tão somente o número e a sequência dos aminoácidos.

Os aminoácidos são feitos de ingredientes derivados de plantas. Produtos fermentados, como missô e soja, são feitos fermentando soja ou trigo com uma cultura koji. O processo de fermentação quebra a proteína e a transforma em aminoácidos.

Afinal, o que são aminoácidos naturais? São unidades fundamentais para formar proteínas, produzidas naturalmente pelo corpo humano, especificamente pelo fígado. Também chamados por aminoácidos não essenciais, apesar de receberem esse nome, são fundamentais para o bom funcionamento do organismo.

A glicina é o aminoácido mais simples em virtude de possuir como R apenas um átomo de hidrogênio (apolar), sendo também o único aminoácido que não possui carbono assimétrico.

Os aminoácidos essenciais são aqueles que o organismo não consegue produzir e devem fazer parte da alimentação diária. Ao todo, são nove (histidina, isoleucina, leucina, valina, lisina, metionina, fenilalanina, treonina, triptofano), que se unem aos 11 não essenciais, aqueles sintetizados pelo corpo humano.

Os aminoácidos têm papel importante para o bom funcionamento do organismo. Em situações de patologias como no caso de AVC, sarcopenia e atividades físicas intensas o uso desses suplementos aliado a uma dieta equilibrada tem demonstrado efeitos benéficos na melhora da força e massa muscular.

Propriedade anfotérica: Os aminoácidos apresentam comportamento anfótero, atuando tanto como ácidos quanto como bases devido à presença de grupos amina e carboxílicos. O grupo amina pode atuar como base, aceitando prótons, enquanto o grupo carboxílico pode atuar como ácido, doando prótons.

Os outros nove - histidina, isoleucina, leucina, lisina, metionina, fenilalanina, treonina, triptofano e valina - são os chamados aminoácidos essenciais. Como não podem ser sintetizados pelo corpo humano, temos de conseguí-los por meio dos alimentos.

Uma proteína é formada por no mínimo 50 moléculas de aminoácidos. Este é o seu tamanho mínimo. Já as maiores proteínas no corpo humano chegam a ter mais de 30.000 aminoácidos. As estruturas formadas por menos de 50 aminoácidos são chamadas de peptídeos.