Qual é a composição da salsicha?

Perguntado por: uourique3 . Última atualização: 20 de maio de 2023
4.5 / 5 20 votos

Carne mecanicamente separada de ave (frango e/ou galinha e/ou peru), carne suína, água, gordura suína, proteína de soja, miúdos suínos (pode conter fígado, língua, rim e/ou coração), sal, amido, açúcar, alho, cebola, pimenta branca, pimenta calabresa, noz-moscada, regulador de acidez: lactato de sódio e citrato de ...

Carne mecanicamente separada de frango, água (4,0%), carne suína, pele suína, carne mecanicamente separada de suíno, proteína de soja (Agrobacterium tumefaciens e Bacillus thuringiensis) (4,0%), amido (2,0%), miúdo de suíno (coração), sal, açúcar, dextrose, cebola, pimenta preta, noz moscada, alho, regulador de acidez ...

As salsichas de frango são consideradas mais saudáveis, por serem feitas apenas com carne, miúdos e gorduras de aves e terem menos sódio em relação às salsichas bovinas ou suínas.

Em uma simples salsicha que é feita com um mix de restos de carne de boi, frango e suína, podemos encontrar o focinho de um porco, coágulos de sangue de um frango, gordura do pescoço e restos de carne de boi como o cérebro, além de muito sal e corantes para disfarçar o sabor.

Carne Mecanicamente Separada De Ave, Gordura Suína, Pele Suína, Amido, Água, Proteína De Soja, Sal, Miúdos Suínos (Pode Conter Fígado, Língua, Rim E/Ou Coração), Carne Suína, Açúcar, Soro De Leite, Ovo, Pele De Ave, Alho, Aromatizantes: Aroma Natural De Fumaça, Aromas Naturais (Com Pimenta) E Aromas Idêntico Ao Natural ...

A salsicha viena, que foi criada na capital da Áustria e leva o mesmo nome, é considerada uma das melhores por conta do quesito qualidade. Feita com uma mistura de carnes bovina e/ou suína, ela tem um formato mais longo e não tem a adição de carne processada.

Carne mecanicamente separada de frango, carne de frango, água (15,28%), gordura de frango, pele de frango, proteína de soja (3,91%)**, amido (1,79%), sal, cebola, louro, aromatizantes: aromas naturais, aroma natural de fumaça e aroma idêntico ao natural, estabilizantes: tripolifosfato de sódio e pirofosfato ácido de ...

A salsicha passa por um processo de cozimento chamado de pasteurização, que se dá com a temperatura de 75°C. Esse processo definido pelo cientista francês Louis Pasteur garante a eliminação de grande parte dos microrganismos. Portanto, por segurança, é aconselhável um novo cozimento antes de consumi-la.

A ingestão elevada de carnes processadas está ligada ao aumento do risco de desenvolvimento de uma série de doenças crônicas, como pressão arterial alta, doenças cardíacas, câncer no estômago, doença pulmonar obstrutiva crônica (DPOC) e câncer no intestino.

A salsicha não é considerada um alimento, mas sim um produto alimentício ultraprocessado. Seu consumo elevado é muito relacionado a desencadear doenças, inclusive câncer. Por ser feita com subprodutos e ter alta durabilidade, seu preço é inferior ao preço de carnes, que estragam mais rápido e não têm aditivos.

Na conservação de salsicha, os principais agentes químicos utilizados são os nitratos e nitritos. A utilização desses aditivos em embutidos cárneos tem como principal função impedir o desenvolvimento de Clostridium botulinum, micro-organismo com grande potencial patogênico.

carne de porco

Voltando para os dias atuais, as receitas de mortadela são diversas. A original contém carne de porco de boa qualidade, sal, pimenta-do-reino inteira, pistaches e pequenos cubos de gordura de porco, que vêm da papada do animal.

As salsichas da Sadia têm cor alaranjada, são levemente defumadas e possuem textura mais firme. Já as salsichas da Perdigão têm cor avermelhada, sabor levemente adocicado e textura mais macia. O portfólio de salsichas da BRF é amplo e oferece opções para diferentes ocasiões de consumo e paladar.

Verdade. A salsicha é na verdade uma “emulsão cárnea” obtida a partir de uma mistura homogênea de sangue, tecidos musculares, vísceras e demais subprodutos animais, além de água, gordura e demais constituintes não cárneos. Todos os compostos são permitidos e adequados para consumo humano.

Assim, a salsicha pode ser substituída por carnes frescas, pois essas, ao contrário dos alimentos embutidos, não são ultraprocessadas.

Na pesquisa Datafolha, a Sadia leva a melhor nas categorias presunto, frango, hambúrguer e salsicha.

Mas não é só isso: do osso é raspada a tal carne mecanicamente separada descrita no rótulo, em geral de aves. Essa é a matéria-prima básica da salsicha mais comum, que, por lei, só pode compor até 60% do produto.

Contam que a mortadela é feita de carne de cavalo. Tudo não passa de boato, pois, na verdade, o embutido é fabricado com carne magra de porco, sobras cruas de presunto e de copa e depois recebe uma camada de gordura extraída da papada do porco.

Tradicionalmente, as salsichas são feitas dos restos de carne de porco, aproveitados depois que as partes usadas para fazer bacon e presunto, por exemplo, são retiradas. A mesma coisa vale para carne de galinha e peru.

A especialista alerta que o presunto é um alimento ultraprocessado e que contém alto teor de gorduras saturadas, sódio e conservantes. Portanto, mesmo se houvesse uma melhora, o produto ainda estaria longe de ser um alimento saudável. — O presunto e demais embutidos não recomendamos que sejam consumidos com frequência.

Mortadela de ave
Geralmente, possui um teor mais baixo de gordura e calorias em comparação à preparada com carne de porco.