Qual é a comida típica do Acre?

Perguntado por: exavier . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.3 / 5 15 votos

A culinária acreana esbanja identidade, cultura e orgulho, da tradicional baixaria, prato feito à base de farinha de fubá, carne moída, cheiro-verde e ovo frito, ao pato no tucupi, elaborado com tucupi, líquido de cor amarela extraído da raiz da mandioca, e com jambu, erva típica da região Norte.

A Costelinha de tambaqui, o pirarucu de casaca, o pacu frio, o bolinho de surubim, a matrinxã na brasa e a caldeirada de tucunaré, por exemplo, são receitas super populares na região. Para acompanhar os peixes, é comum vir arroz, farinha Uarini, e até mesmo um delicioso açaí!

Se você está em busca de uma sobremesa típica do Acre, então aposte no bolo de pupunha. O doce é preparado com o fruto de uma árvore muito comum no Norte.

Os principais ritmos da região são o calipso, o carimbó, a marujada e as toadas. Algumas dessas danças fazem parte do folclore do Acre.

Destacam-se no Estado, como atividades econômicas mais significativas, a exploração da borracha e da madeira. Os ciclos da borracha no Brasil atraíram para o Estado do Acre, desde o século passado, um contingente populacional formado principalmente por nordestinos.

Conta-se também a lenda do Caboquinho da Mata que surge como um ser capaz de satisfazer desejos, de castigar ou assustar os que praticam ações desagradáveis a seus olhos. Os que são mais castigados são os ambiciosos por que matam a caça e não comem, estragam a carne e maltratam os animais.

O nome Acre surgiu de “Aquiri”, que significa “rio dos jacarés” na língua nativa dos índios Apurinãs, os habitantes originais da região banhada pelo rio que empresta o nome ao estado. Os exploradores da região transcreveram o nome do dialeto indígena, dando origem ao nome Acre.

A culinária mais famosa do mundo é a da Itália.
Claro, as mais populares são pizza, massas em geral e gelatto. As demais posições são diferentes, mas o top 10 inclui países em comum. Por exemplo, o Japão foi uma unanimidade. Sua gastronomia é bastante famosa ao redor do mundo.

Comida do Pará é eleita a melhor do Brasil pelos turistas estrangeiroS - RecordTV - R7 Jornal da Record.

O tacacá, o pato no tucupi e a maniçoba formam a tríade da tradicional culinária paraense. A iguaria é uma espécie de sopa, feita com tucupi, goma, jambú e camarão seco. O tucupi deve ser cozido e temperado com alho, sal e chicória. A goma é feita à parte, uma espécie de mingau de amido de consistência bem leve.

Marchetaria do Acre
O artesão produz cluches (bolsas de mão), caixas e outras peças decorativas, que são vendidas em países de todos os continentes. Sua obra já esteve presente em Paris, Tóquio, Nova Iorque, Milão e Londres.

- O estado do Acre faz fronteira com dois países da América do Sul: Bolívia e Peru. - Até o ano de 1903, o estado do Acre era território da Bolívia. Somente após a Revolução Acriana (1899 a 1903) é que o território passou a fazer parte do Brasil.

Tradicionalmente o evento ocorre durante seis noites, no Calçadão da Gameleira, em Rio Branco. Esse ano o evento inicia no dia 12 de julho e se encerra no dia 17 de julho, a programação está marcada para iniciar às 17 horas e finalizar às 22. Uma das principais atrações será o Concurso Estadual de Quadrilhas Juninas.

Aspectos Culturais da Região Norte

  • Celebração indígena. ...
  • Festival de Parintins. ...
  • Congada. ...
  • Artesanato indígena.

A cultura da região Norte é marcada pelo folclore, com grandes atrações, como o Festival Folclórico de Parintins, a Festa do Sairé em Santarém (PA), o Círio de Nazaré em Belém (PA), entre outras. Também são notáveis as danças típicas, como as cirandas, a marujada, o carimbó, entre outras.