Qual é a comida que não tem potássio?

Perguntado por: dporto4 . Última atualização: 28 de abril de 2023
4.8 / 5 5 votos

Listagem de alimentos ricos e pobres em potássio

Baixo teor de potássio
FRUTASAbacaxi Acerola Ameixa fresca Banana maçã Caju Caqui Jabuticaba Laranja lima Lima da pérsia Limão Maçã Manga Melancia Morango Pêra Pêssego Pitanga
VERDURASAlface Agrião Almeirão Cenoura Escarola Pepino Pimentão Repolho

Laranja e limão
Os especialistas recomendam o consumo destas frutas para quem apenas tem casos de pedras nos rins na família, como forma de prevenção. Vale consumir na forma de suco também. O melão é outra opção, sendo duas fatias por dia o bastante para ter os benefícios.

A batata também é outro alimento que conta com taxas de potássio superiores às da banana. Além disso, ela revela carboidratos, vitaminas C e do complexo B, e minerais, como cálcio, ferro e fósforo.

Para diminuir o teor de potássio dos grãos, frutas e vegetais, uma dica é descascá-los e cortar em cubos antes de serem cozidos.

Espinafre, abobrinha, água de coco, batata inglesa, feijão, lentilha, beterraba, chuchu, chocolate, chicória, soja, castanhas, tomate, banana, mamão, pêssego, cerveja, laranja.

A carne suína tem a menor relação sódio/potássio quando comparada à carne de frango e de boi. Por isso, é indicada para pessoas com problemas de hipertensão arterial.

Uma das melhores maneiras de gerenciar os níveis de potássio é fazendo mudanças na dieta. Isso pode significar evitar alimentos ricos em potássio e substituí-los por alternativas com baixo teor de potássio.

vegetais crucíferos – couve-de-bruxelas, couve, couve-flor, brócolis e repolho possuem fitoquímicos que ajudam na proteção contra inflamações; própolis – é antioxidante, anti-inflamatório e contribui para a melhora do sistema imune; alho – possui alicina, que tem ação anti-inflamatória e antioxidante.

Morangos são outras frutas recomendadas por especialistas, pois ajudam de perto a desintoxicar e limpar os rins toxinos. Abacaxi, com muita vitamina C e potássio, é outro. Você também pode incluir pedaços de banana, maçã, laranja e pêssego em sua dieta, cujos índices de potássio também são muito vantajosos.

Além da carne animal e dos laticínios, o consumo de frutas como o abacate e a banana e legumes como a batata doce e a beterraba, por exemplo, também devem ser evitados por conter níveis mais altos de potássio.

A presença de níveis baixos de potássio tem muitas causas, mas normalmente resulta de vômitos, diarreia, distúrbios da glândula adrenal ou do uso de diuréticos. A presença de níveis baixos de potássio pode causar fraqueza muscular, cãibras, contrações ou até paralisia, podendo ocorrer ritmos cardíacos anormais.

Alguns alimentos ricos em potássio incluem bananas, abacates, batatas, feijões, espinafre, iogurte, kiwi, abóbora, tomate, batata doce, melancia e abacaxi.

A presença de níveis elevados de potássio tem muitas causas, inclusive distúrbios renais, medicamentos que afetam a função renal e consumo excessivo de potássio suplementar. Normalmente, a hipercalemia deve ser grave antes de causar sintomas, principalmente ritmos cardíacos anormais.

O feijão branco, por exemplo, tem 1.189 miligramas em uma xícara, enquanto o feijão carioca tem 707. Já as lentilhas contêm 791 miligramas em uma xícara de produto.

O arroz integral é um cereal que tem um teor mais elevado de potássio e fósforo em comparação com o arroz branco. Uma xícara de arroz integral cozido contém 154 mg de potássio e 150 mg de fósforo. A mesma medida de arroz branco cozido contém apenas 54 mg de potássio e 69 mg de fósforo.

A maior parte dos pacientes com hiperpotassemia não apresenta sintomas, e tal a condição é detectada por exames de sangue de rotina. Quando há sintomas, eles geralmente são inespecíficos, como palpitações cardíacas, náuseas, fadiga muscular, fraqueza e formigamento.

Sendo assim, o consumo de abacaxi, acerola, ameixa, banana-maçã, caju, caqui, jabuticaba, limão, manga, maçã e laranja-lima está permitido. Por outro lado, é fundamental retirar da alimentação abacate, açaí, água de coco, banana-prata, damasco, figo, goiaba, graviola e demais frutas com alto índice de potássio.

Entre as variedades tradicionais de banana encontradas no Brasil, estão a banana-prata, banana-maçã, banana-da-terra, banana-ouro, banana-nanica e Pacovan. A banana-prata é a que contém maior quantidade de potássio, enquanto a banana-nanica é a que possui menos calorias (cerca de 45 kcal, uma unidade de 50 g).

– Os demais vegetais, tais como: chuchu, espinafre, couve-flor, quiabo, berinjela, vagem, brócolis, batata, mandioca, abobrinha, podem ser ingeridos à vontade se forem cozidos sem casca, cortados em pequenos pedaços e em boa quantidade de água, sendo que esta água deve ser desprezada.