Qual é a comida preferida do jacu?

Perguntado por: oveloso . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.7 / 5 3 votos

O jacu se alimenta de flores de ipês e tarumãs em cipós, durante a florada. Caminhando pelo chão, costuma comer frutos, sementes e pequenos invertebrados. Mas não dispensa um bom milho, fazendo jus ao seu nome, que significa “o que come grãos”. Seus principais predadores eram os humanos que os caçavam para comer.

Sua dieta é formada principalmente por frutas – mas ele come também brotos, grãos e insetos. No Brasil, o que chamamos de “jacu” contempla, na realidade, sete espécies de aves diferentes – que, podemos dizer, são parentes distantes do pavão, originário da Ásia.

O par faz um ninho pequeno nos cipoais, às vezes no alto das árvores ou em ramos sobre a água ou ainda em troncos caídos; aproveitam também os ninhos abandonados de outras aves.

Todos os entrevistados citaram os intervalos de horários (5h – 6h) e (17h – 18h) como os mais indicados para a caça da jacucaca e da jacupemba.

O ninho é construído com cipoais, no topo de árvores e ainda em ramos e galhos sobre a água. Pode aproveitar ninhos abandonados para nidificar. Quando assustada a ave emite um forte grito de alarme seguido de um forte ruflar das asas. Geralmente o jacu canta no período da manhã e final da tarde.

Como toda e qualquer espécie, o Jacu tem sua função no ecossistema local como um ótimo engenheiro na distribuição das espécies vegetais nas matas.

Receber sua visita significa que algo diferente acontecerá. Em algumas culturas esse animal representa a benevolência de Deus, em outras é visto como um mensageiro da morte e até como caçador de almas-perdidas.

Agora, você já sabe que esse passarinho pode comer banana, fruta que fornece diversos nutrientes importantes para as aves manterem a saúde e a boa forma em dia. O potássio presente na fruta é muito benéfico para o canário e ajuda a regular os níveis de proteína no organismo dele.

Características: Espécie grande, de topete pardo-avermelhado e faixa superciliar esbranquiçada contrastante com a sobrancelha negra, a qual se alonga em uma listra ao redor da região auricular e da garganta. O abdômen é castanho-vivo. Pescoço e peito estriados de branco e bico preto.

O biólogo Rodrigo de Souza explica que o consumo de gambás, capivaras, tatus e de aves como a jacu é algo que pode ser remontado à colonização da região.

O jacu é uma ave ameaçada de extinção e, portanto, protegida pela legislação ambiental em toda região da Mata Atlântica brasileira.

Mais conhecidos por jacu, no Brasil este gênero abriga sete espécies diferentes. Os jacus são aves de grande porte, que podem atingir 85 cm de comprimento.

Apesar de os seres humanos se concentrarem no ovo de galinha – e, na falta de vigor, de codorna -, os ovos de todas as aves podem ser comidos.

Habitat: Mata alta. Sudeste e sul do Brasil, de Minas Gerais e Rio de Janeiro até o Rio Grande do Sul; Uruguai, Paraguai, Argentina e Bolívia. No Rio de Janeiro ocorre nas montanhas, em São Paulo na Serra do Mar e no litoral. O sinal de excitação é abrir e fechar impetuoso da cauda.

AVE BARISTA? Antes do cuidado humano, há uma seleção rigorosa por parte do Jacu, que praticamente só come grãos maduros de café.