Qual é à comida mais famosa do México?

Perguntado por: samorim4 . Última atualização: 28 de maio de 2023
4.6 / 5 5 votos

Entre as principais comidas típicas do México estão os tacos, que nada mais são do que tortilhas de milho que recebem os mais variados temperos, de carnes variadas a feijão frito.

Cada região do país tem suas próprias variações, mas as principais influências que compõem o conceito de comida mexicana são da cultura indígena de povos originários e da colonização espanhola. As bases são principalmente o milho, tomate, feijão e as pimentas.

Os pratos típicos do México surgiram através das práticas culturais dos povos pré-colombianos, em especial os astecas, que também adquiriram, posteriormente, certos costumes dos colonizadores espanhóis, no século XVI, principalmente com a utilização de especiarias.

Espanhol

O peso mexicano

O peso mexicano teve uma valorização de 16%, e foi cotado a 16.999 pesos por dólar em 14 de agosto, conforme dados da agência Bloomberg.

Apresenta clima que varia de árido a tropical úmido e relevo marcado pela presença de montanhas e planícies.

O mexicano é um povo muito receptivo à estrangeiros. Um pouco semelhante à nós brasileiros, eles são bastante calorosos e comunicativos. Fazem a gente se sentir em casa, o que é sempre muito acolhedor. São muitas festas, músicas e comemorações diferentes para participar no país.

católicos

No México, por sua vez, onde a maioria dos habitantes são católicos, existe uma variedade de cerimônias sincréticas em torno da morte, que misturam o sagrado e o profano de maneira original e irônica.

Esses pratos se popularizaram em todo o mundo pelo seu sabor singular e a facilidade de servir, e por isso, muitos acreditam que sejam eles os representantes da cozinha tradicional mexicana.

A culinária mexicana tem como ingredientes principais, além do milho, o feijão, as pimentas e outros produtos de origem indígenas, como o tomate, a abóbora, o abacate, o cacau e a baunilha, ingredientes tão versáteis e saborosos que compõem as deliciosas receitas mexicanas.

A cozinha mexicana possui fortes influências dos povos indígenas que habitavam seu território e de povos estrangeiros que chegaram com as grandes navegações e durante o período de colonização, em especial, os espanhóis.

Na culinária mexicana, a pimenta é bastante utilizada há muitos séculos, especialmente para destacar o sabor nos pratos. Como o país possui um clima muito quente, o fruto ajuda no equilíbrio da temperatura corporal e diminui a sensação de calor.

A religião católica é predominante no México e a Nossa Senhora do Guadalupe é a padroeira do país, entre os cidadãos que se autodeclaram cristãos, 82,7% dos mexicanos são católicos.

Confira a seleção abaixo com os idiomas mais difíceis do mundo para brasileiros!

  • 6 – Russo. Esse idioma europeu com cerca de 166 milhões de falantes nativos faz parte da ramificação leste da família eslava. ...
  • 5 – Vietnamita. ...
  • 4 – Coreano. ...
  • 3 – Japonês. ...
  • 2 – Mandarim. ...
  • 1 – Árabe.

Os mais amigos cumprimentam-se com abraço ou um beijo na bochecha.

A estação fria permanece por 3,0 meses, de 28 de novembro a 27 de fevereiro, com temperatura máxima diária em média abaixo de 9 °C. O mês mais frio do ano em Mexico é janeiro, com a máxima de -5 °C e mínima de 4 °C, em média.

As regiões montanhosas do norte do país são as mais afetadas, assim como o centro do México, onde foram observadas nevascas excepcionais. Uma onda de frio absolutamente "atípica". É assim que o México qualifica as temperaturas anormalmente baixas que petrificam o norte e o centro do país, até a capital.

Coahuila foi um dos estados mexicanos mais castigados pelo frio extremo. A cidade de Monclova registrou -10,0°C, sua temperatura mais baixa de todos os tempos, e 0,5°C abaixo do recorde estabelecido em 1962, 1983 e 2011.

Pouca gente sabe, mas a Cidade do México, capital do País, é a mais antiga das Américas. Isso porque, no ano de 1519, quando o Espanhol Hernán Cortez chegou ao lugar que hoje é a capital mexicana, esta já era considerada como a maior capital do planeta.

Entre os cristãos, os católicos representam 82,7% dos mexicanos, fazendo do México o segundo país em número de fiéis desta religião, perdendo apenas para o Brasil e superando as Filipinas.

A economia do México é bem diversificada, incluindo indústrias de alta tecnologia, produção de petróleo, exploração mineral e manufatura. De acordo com os últimos dados disponíveis do Banco Central, a agricultura representa 3,9% do PIB e emprega mais de 12,5% da população ativa.