Qual é a comida mais famosa de Alagoas?

Perguntado por: nbrito . Última atualização: 3 de abril de 2023
4.9 / 5 14 votos

É impossível falar sobre comidas típicas de Alagoas sem citar sua iguaria mais famosa: o sururu. Para se ter uma noção do valor do prato, em 2014 ele garantiu o registro de Patrimônio Imaterial do Estado de Alagoas. A honraria foi feita por meio do Conselho Estadual de Cultura (CEC).

– Chiclete de camarão – um dos pratos mais buscados pelos turistas em Maceió, o chiclete de camarão é feito com vários tipos de queijo. O prato é facilmente encontrado nos restaurantes da orla da cidade. – Pirão – no estado, o pirão pode ser de carne, galinha, carneiro.

Alagoas é conhecida por paraíso das águas justamente devido os ricos aquíferos no estado, bem como cachoeiras, rios, mar, lagoas.

A economia alagoana tem sido tradicionalmente baseada na agricultura, tendo como principal produto a cana-de-açúcar. O setor industrial é constituído por usinas açucareiras, fábricas de beneficiamento de algodão e sisal e fábricas de tecidos, apresentando desenvolvimento relativamente pequeno.

Folclore alagoano: cultura é celebrada por meio de cores, manifestações e conhecimentos populares. Bumba meu boi, cavalhada, pastoril, coco de roda e danças são algumas das tradições mais conhecidas que ocorrem durante as celebrações do folclore.

Cocadas da Massagueira
Um dos mais famosos e cobiçados doces típicos alagoanos tem seu ponto fixo no Litoral Sul, em meio a um dos principais polos gastronômicos do estado. A Cocada da Massagueira ganhou o gosto de turistas e moradores locais graças a sua diversidade de sabores, sua principal característica.

Maceió tem um setor industrial diversificado, com indústrias químicas, açucareiras e de álcool, de cimento e alimentícias. Sua economia conta também com agricultura, pecuária, e extração de gás natural e petróleo.

Bolinho de Goma

O principal prato típico da região é o Bolinho de Goma, um delicioso doce feito de leite de coco e mandioca, finalizado em formato de concha e servido em diversos restaurantes e barracas de Maragogi.

  • Praia do Gunga: o paraíso famoso de Alagoas, cenário de novela e tudo. Esse paraíso aqui é bem conhecido, e você já deve ter ouvido falar. ...
  • E claro que em uma “lista de lugares mais lindos de Alagoastem que ter Maragogi. ...
  • Barra de São Miguel: “as criancinha pira” (e os pais relaxam)

Dentro disso, ainda que o alagoano não goste muito de admitir, o sotaque e as gírias são predominantes na região. Divertido e até mesmo curioso para alguns, o dialeto do dicionário alagoanês reúne uma série de expressões que só quem é da terrinha sabe. Afinal, em qual outro lugar do mundo se ouviu falar em labafero?

Coco de Roda

Coco de Roda
Também denominada de pagode ou samba, essa manifestação artística é um dos pilares da cultura alagoana. Dessa forma, o Coco de Roda está entre os maiores destaques do estado.

As principais festas de Alagoas são no Natal: Reisado, Pastoril, Guerreiros, Cheganças, Quilombos, Caboclinhos, Toré, Marujada, Procissão Marítima de Iemanjá (8 de dezembro) e o Festival do Mar.

Fica relax que preparamos uma lista incrível com 6 pratos típicos que você não pode deixar de provar.

  • Café da manhã regional. ...
  • Chiclete de camarão. ...
  • Moqueca de frutos do mar. ...
  • Caldinho de Sururu. ...
  • Carne de sol. ...
  • Tapioca doce.

Formação Administrativa. Distrito criado com a denominação de Maceió, por Resolução Régia de 09-06-1819 e por Alvará de 05-07-1821, subordinado a antiga vila de Alagoas. Elevado à categoria de vila com a denominação de Alagoas, pelo Alvará de 05-12-1815, desmembrado de Vila de Alagoas.

De acordo com anotação de Moacir Medeiros de Sant'Ana, no livro do historiador Jayme de Altavila, “História da Civilização das Alagoas”, a origem do nome Alagoas se deu por conta do nome da vila das Alagoas, que depois foi elevada à capital da Província: “ Na época da invasão holandesa a povoação das Alagoas era ...

Em 16 de setembro de 1817, D. João VI declarava a emancipação do estado de Alagoas. Hoje, comemoramos 205 anos desde que o estado foi emancipado de Pernambuco, elevando assim o status de comarca para capitania.

Clássico das Multidões

Clássico das Multidões é um clássico do futebol brasileiro disputado entre o Clube de Regatas Brasil e o Centro Sportivo Alagoano, dois clubes de Maceió (Alagoas) que já se enfrentaram 523 vezes desde 1916. Foram 188 vitórias do CRB, 157 vitórias do CSA e 178 empates.

O patrimônio mais alto até agora é o do candidato Fernando Collor (PTB), R$ 6,2 milhões. O mais baixo é o do candidato Bombeiro Militar Luciano Fontes (PMB), R$ 6,5 mil. Até a última atualização desta reportagem, sete candidaturas ao Governo de Alagoas haviam sido registradas no TSE.