Qual é a comida favorita do tubarão?

Perguntado por: vsilva . Última atualização: 20 de janeiro de 2023
4.5 / 5 18 votos

Alimenta-se de peixes, focas, tartarugas, golfinhos, moluscos, aves marinhas e outros animais. O tubarão-branco ficou mundialmente conhecido após o lançamento do filme Tubarão.

Esse animal é territorialista e isso quer dizer que ele não gosta que invadam a sua casa. Se alguém estiver nadando no lugar que "pertence" a esse tubarão, ele considera como uma invasão de propriedade e ataca - da mesma forma como não gostamos de estranhos em nossa residência, ele também não gosta.

Tubarões brancos, tubarões-touro, e tubarões tigre são as espécies com mais ataques a seres humanos reportados.

Os ataques normalmente ocorrem porque os tubarões confundem a vítima com suas presas habituais, principalmente em áreas que as águas são turvas. Os acidentes podem ocorrer ainda em decorrência da necessidade do tubarão de proteger seu território, uma atitude comum em várias espécies.

Muitas pessoas conhecem os tubarões como grandes predadores que se alimentam de animais grandes, como as focas. Alguns tubarões realmente apresentam esse tipo de comportamento, sendo esse o caso do tubarão-branco, uma espécie que se alimenta, além de focas, de peixes e até tartarugas-marinhas.

As três espécies principais, em termos de ataques contra humanos, são os grandes tubarões-brancos, o tubarão-tigre e o tubarão-touro. Mas, apesar de sua presença comum em águas costeiras, o tubarão-martelo muito, muito raramente ataca humanos.

O tubarão branco é responsável pela maioria dos ataques, cerca de 42,6 %, enquanto o tubarão tigre por 10,3 %. Conforme a ISAF (2003), de 1820 a 2002, foram registrados 400 ataques de tubarão a mergulhadores em todo o mundo, sendo o maior número de ocorrências na América do Norte e Oceania (figura 3).

A descoberta: eles são daltônicos. Os pesquisadores analisaram a retina dos animais e ela é anatomicamente formada para identificar apenas um padrão claro ou escuro. Ou seja, a cor vermelha seria vista como uma cor escura.

Como indica a enciclopédia Britannica, os tubarões dormem, mas não como os humanos (em intervalos constantes de 8 horas). Os tubarões que têm espiráculo podem ficar enterrados sob a areia ou entre rochas, embora não o façam profundamente.

Atualmente, a teoria mais popular é que o reflexo age como um mecanismo “fingindo de morto”, dissuadindo uma predação potencial.

Os tubarões podem ser atraídos por sangue, então as pessoas devem evitar nadar caso possuam feridas abertas. Objetos brilhantes também podem atrair tubarões, que são curiosos por natureza.

A família dos tubarões é grande e, de fato, acredita-se que existam mais de 350 variedades diferentes, entre as quais se descobriram algumas que são consideradas comestíveis. Por exemplo, na Espanha, o cação, o tubarão azul, o mako, o cação-bico-de-cristal, a caella, a musola e o tubarão-albafar são consumidos.

Em uma investigação, descobriram uma espécie da família do tubarão-martelo, o tubarão-de-pala, que tem alimentação vegetariana, ingerindo apenas ervas marinhas. Tubarões são conhecidos como temíveis animais carnívoros, sendo geneticamente “construídos” para caçar presas, com dentes afiados e sentidos apurados.

O consumo de tubarão também possui outro risco: esses peixes costumam ter um alto nível de toxicidade por conta do mercúrio. O tubarão-azul, espécie mais pescada do mundo, possui uma concentração de mercúrio por quilo duas vezes maior do que o máximo recomendado pela Organização Mundial da Saúde.

Apesar da crença popular, esses peixes não são atraídos pela carne humana, mas atacam para se defender do que consideram uma ameaça. Escrito e verificado por o advogado Francisco María García. Para a maioria das pessoas, os tubarões inspiram medo por causa de sua natureza supostamente feroz e sua poderosa mordida.

Os tubarões não temem, necessariamente, os golfinhos. Acontece é que, os golfinhos têm várias maneiras de se defender contra os tubarões. Incluindo um mecanismo para assustar tubarões e até machucá-los à distância, uma espécie de som em frequências específicas (pulsos sonoros)..