Qual é a comida do Saci?

Perguntado por: lneves . Última atualização: 1 de junho de 2023
4.9 / 5 9 votos

Segundo o grupo, além de brincalhão, o Saci é doido por comida. Ele tem paladar bem brasileiro e é da fartura: gosta de começar o dia com banana, mingau e café coado bem ralinho. Adora frutas e costuma tomar sucos na hora do almoço – cachaça só para abrir o apetite antes das refeições.

O arroz com pequi, o peixe pintado na brasa, a galinhada, a passarinhada, a canjica com queijo, o porco de lata com mandioca ou tereré e para os poucos que conhecem, a região também possui a famosa farofa de jacaré. A moqueca de pirarucu é um dos pratos mais típicos da região.

O saci-pererê é um ser mítico que habita as florestas e tem como grande característica o fato de ser travesso e pregar peças nas pessoas. Ele é um ser pequeno, com cerca de meio metro de altura, embora existam versões da lenda que falem que ele pode chegar a ter três metros de altura, se quiser.

Brasil

De toda forma, estudos realizados pelos folcloristas conseguiram identificar que a lenda do saci surgiu na Região Sul do Brasil, no final do século XVIII, na região habitada pelos índios guaranis.

De onde vem o (s) Saci (s)?
Segundo a crença popular os Sacis vivem setenta e sete anos e se originam do bambu. Após sete anos de “gestação” dentro do gomo do bambu ele sai para uma longa vida de travessuras e quando morre se metamorfoseia em cogumelos venenosos ou em “orelhas de pau”.

Ele tem paladar bem brasileiro e é da fartura: gosta de começar o dia com banana, mingau e café coado bem ralinho.

Aquele que o captura deve retirar seu gorro, e, com isso, o saci perde seus poderes sobrenaturais. Em seguida, deve ser preso em uma garrafa, e então uma cruz deve ser desenhada nela para impedir que ele fuja.

Você sabe por que o Saci tem só uma perna? De acordo com a lenda contada pela Chiara Conte, o Saci foi escravizado e teve sua perna presa para não fugir. Ansiando por sua liberdade, ele corta a própria perna para conseguir fugir.

16. “Chupa cana chupador de cana na cama chupa cana chuta cama cai no chão”.

Enquanto conceito, a comida típica, está para além dos atuais hábitos alimentares grupais. O senso comum geralmente propõe um olhar nas origens geográficas dos ingredientes, técnicas de preparo e influências de outros povos, que possam existir.

Personagem folclórico que vive na floresta
Yaci-Yaterê é o nome indígena do personagem, na língua tupi guarani. Com o passar dos anos outros nomes variantes foram adotados nas estórias. E são eles: Saci-Cererê, Matimpererê, Matita Perê, Saci-Saçurá e Saci-Trique.

O Saci pode se transformar em um redemoinho de vento e desaparecer no ar. Segundo a lenda, esses poderes mágicos emanam do seu gorro. Monteiro Lobato indica, inclusive, que aquele que capturasse a carapuça teria poderes sobre o menino endiabrado das matas brasileiras.

O Saci-Pererê é uma lenda do folclore brasileiro que se originou entre tribos indígenas do sul do Brasil, mas que sofreu influência de diferentes culturas. Tem apenas uma perna, usa um gorro vermelho e um cachimbo. Já foi retratado como um curumim endiabrado, com duas pernas, cor morena e um rabo.

O gorrinho vermelho do Saci-pererê, por sua vez, advém do folclore do norte de Portugal. Era utilizado pelo lendário Trasgo, que possuía poderes sobrenaturais. A lenda é contada em todas as regiões brasileiras e, por isso, a estória modifica-se conforme o local.

Depois, transformaram ele em negro, porque era época de escravidão, lá por volta de 1800, para criar mais preconceito contra ele.

cor negra

Reza a lenda que Saci é um menino travesso, de cor negra, que possui apenas uma perna, usa uma carapuça ou gorro vermelho na cabeça e fica o tempo todo fumando cachimbo.

A atriz Dandara Mariana e seu pai também serão homenageados. É que ela é filha de Romeu Evaristo, humorista que viveu o Saci Pererê na primeira versão do "Sítio", exibida entre 1977 e 1986.

É uma criança, um negrinho de uma perna só que fuma um cachimbo e usa na cabeça uma carapuça vermelha que lhe dá poderes mágicos, como o de desaparecer e aparecer onde quiser. Existem 3 tipos de Sacis: O Pererê, que é pretinho, O Trique, moreno e brincalhão e o Saçurá, que tem olhos vermelhos.

O ator Ornelas Filho, de 61 anos, morreu na manhã desta quarta-feira, dia 4, no Hospital Souza Aguiar, no Centro do Rio.