Qual é a comida do português?

Perguntado por: lsiqueira7 . Última atualização: 1 de maio de 2023
4.8 / 5 4 votos

Regada a muito azeite, a culinária portuguesa é variada, sendo composta, principalmente, de peixes, frutos do mar, carne de caça, azeitonas, frutas e legumes diversos. Além do bacalhau e do clássico pastel de Belém, a cozinha de Portugal tem muito mais a oferecer aos seus visitantes.

Bacalhau

Hoje nosso artigo é sobre gastronomia! Vamos falar sobre o bacalhau, o prato mais consumido em Portugal, e que vale um artigo inteirinho só para ele.

Com influência portuguesa, diversos pratos deliciosos começaram a surgir e ser consumidos no Brasil. Um grande exemplo é a feijoada, que foi uma adaptação da cozinha portuguesa. Pratos com peixes também vieram de Portugal, como bolinho de bacalhau e sardinhas fritas.

A típica hora de almoço é entre as 13h00 e as 14h00 e a refeição, como dita o bom gosto da dieta mediterrânea, em Portugal começamos com uma sopa, o nosso primeiro prato e a nossa principal fonte de vegetais.

A variedade do café da manhã
Nos hotéis portugueses, o café da manhã é muito parecido com o do Brasil. Há pães, frios, manteiga, geleias (chamadas de doces) frutas, café, leite, suco de laranja, cereais e docinhos típicos portugueses (chamados de pastéis e bolos).

A gastronomia Portuguesa é muito rica. Conhecida por seus inúmeros pratos deliciosos, como o bacalhau, o cozido à Portuguesa, o arroz doce e tantos outros, também originou o arroz de feijão. Com uma receita tradicional e outras que derivaram dela, o arroz de feijão pode ser acompanhado por carnes e peixes.

Os melhores restaurantes brasileiros em Portugal

  • Dona Beija – Lisboa.
  • Tempero Brasileiro – Lisboa.
  • Comida de Santo – Lisboa.
  • Salve Simpatia – Porto.
  • Rede Fogo de Chão – Lisboa, Porto, Braga, Cascais, Portimão e Amadora.
  • Capim Dourado – Porto.
  • Restaurante Mineirão – Vila Nova de Gaia.

Além do tradicional pastel de nata, que no Brasil chamamos de pastel de Belém, apreciamos bolinho de chuva, fios de ovos, sonhos, bolo pão de ló, torta de amêndoas, ambrosia e o próprio pudim, todos eles produtos da colonização europeia.

Entre as pratos típicos de Portugal mais populares estão o bacalhau à Zé do Pipo (com cebolas, leite, maionese, azeite, louro e purê de batata), à Bras (leva batata, ovos, cebola, azeite, pimenta e salsa) e à Gomes de Sá (com azeitonas pretas, ovos cozidos, alho, cebola, azeite e salsa).

Do reino e das ilhas, os colonos e os navegadores portugueses trouxeram, além da cana-de-açúcar e da videira, outras fruteiras (limoeiros, laranjeiras, cidreiras, figueiras, romãzeiras) e as hortaliças (alfaces, couves, repolhos, nabos, cenouras, pepinos, espinafres, cebolas, alhos, mostardas, tomates, gengibres, ...

A cultura portuguesa é muito rica e envolve a influência de outros países, seja na gastronomia, nas artes e outros aspectos. Diversificada, intensa e muito apaixonante, a cultura portuguesa encanta em vários aspectos, afinal, quem nunca provou um prato português e ficou encantado, né?

De 1 (primeira refeição do dia, servida de manhã): (Brasil, popular) café desjejum. (Portugal) pequeno almoço.

Apesar da maior fama ser do bacalhau, os outros peixes, mariscos, a carne de porco e o pato são clássicos que devem ser consumidos sem moderação. Mas é importante ressaltar alguns pontos. Nem sempre os pratos são servidos aqui como geralmente estamos acostumados.

Em Portugal produzem-se anualmente cerca de 160.000 toneladas de arroz em casca, o que equivale a cerca de 110.000 toneladas (e trincas) de arroz em branco.

Em Portugal, Broa é sinónimo de pão de milho, ou seja, uma broa é o típico pão feito com farinha de milho e trigo, ou farinha de milho e centeio, ou ainda feita apenas com farinha de milho. Como é que se chama pão em Portugal? Significado de cacete: Em Portugal pão é chamado de cacete.