Qual é a comida do Orixá Oxaguian?

Perguntado por: aassis7 . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.7 / 5 17 votos

inhame

Sua comida favorita é o inhame. Sendo orixá das inovações e invenções, criou para si o pilão, de tal forma que pudesse saborear seu prato favorito. Daí inclusive deriva seu nome: Oxaguiã significa literalmente “Orixá comedor de Inhame Pilado”.

Oxaguian é representado pela Idà (espada). Dia: Sexta-feira, bom para inovações e criação artística (artes). OFERENDA: Egbo isu: canjica cozida com bolas de inhame por cima.

8

Oxaguian é um guerreiro extrovertido e inovador, e foi o Rei do povo de Èjìgbò. É dono do odó (pilão) e usa a idà (espada). Seu número é o 8 (Odù éjì onílè: proteção).

Suas frutas são mamão, banana, maçã, melancia, melão, laranja mimo do céu. Sua cor é o amarelo. Seu dia é quinta-feira. Seu elemento é a água doce.

Oxaguian representa a inovação. Para os yorubás ele foi Rei da cidade de Èjìgbò na Nigeria e é também chamado de Ajàgúnà (Glorioso guerreiro) e Elémòsó (Senhor dos ricos ornamentos). É dono do Owó odó (mão de pilão) e usa a Idà (espada). Sua saudação é: "Epà Bàbá!".

Características de Oxaguian
Cor: branco. Dia de devoção: sexta-feira.

Esta guia é composta por seções de 8 de contas de porcelana branca e um cristal tcheco azul claro. Os entremeios são em metal e os pingentes são símbolos conhecidos de Oxaguiã: a Espada e o Pilão.

Oração a Oxalá: Grande Orixá, neste dia te peço força e sabedoria. Faça-me olhar o mundo com olhos de amor; ser paciente, compreensivo e prudente. Senhor da pureza cerra meus ouvidos para a calúnia e guarda minha língua da maldade.

Oxaguiã: Orixá dos meses de abril, julho e dezembro
Para esse jovem e poderoso guerreiro, é sempre tudo ou nada.

Para ter efeito, as oferendas devem ser depositadas em bosques ou matas. O todo poderoso Orixá da justiça deve ser presenteado com velas brancas, vermelhas ou marrons.

Ògún Je Ajá ou Ogúnjá como ficou conhecido – Um de seus nomes em razão de sua preferência em receber cães (só na África) como oferenda, tem ligação com Oxaguiã e Ìyemonjá . Ògún Àmènè ou Ominí – tem ligação com Oxun, cultuado em Ijexá, sua conta é verde clara.

Diz-se também que o Orixá que adora inhames é amigo inseparável de Oyá e dela ganhou os Atoris, com quem anda sem pisar no chão levado pelo vento que lhe conduz a todos os lugares. Por isso, filhos dessa Orixá se sentem plenamente atraídas por estarem perto dos filhos deste Orixá.

mais calmos carregam a mão de pilão. livre. profundamente da vida, são faladores e brincalhões. injustiçados, dos fracos e dos oprimidos.

Mãe Lídia nasceu na mesma cidade onde faleceu, e foi iniciada no Candomblé em 1955, para Oxaguiã e Obaluaê. Ela dedicou mais de 70 anos de vida à religião. Por 48 anos, a yalorixá comandou o terreiro Ilê Axé Yá Oman, um dos mais tradicionais da Bahia.

Ibá de Oxalufã (em iorubá: Igbá Oxalufan) ou assentamento de Oxalufã ou Oxalá como é chamado popularmente pelo povo de santo, são construídos com materiais de porcelana ou louça na cor branca, geralmente com um opaxorô preso na tampa que cobre uma terrina onde são guardados os objetos mais valiosos.