Qual é a comida de Exu?

Perguntado por: aporto . Última atualização: 7 de maio de 2023
4.7 / 5 13 votos

Exu não aceita pedidos de ajuda gratuitos, ou seja, exige uma oferenda - em sua maioria, alimentos como farinha de mandioca, azeite de dendê, galo, mel e cachaça. Ele é conhecido por comer de tudo e é o primeiro a ser servido nos rituais do candomblé.

Não gosta de displicência e de injustiça.

Um filho de Oxalá, pai de todos os orixás, não come azeite-de-dendê. O de Exu, malicioso e ambíguo, detesta óleo-de-coco. O de Oxóssi, caçador que vive embrenhado nas matas, evita a carne de assanhaço, coruja e urubu.

Diversas proibições dentro de uma casa de santo são designadas como quizilas para demonstrar as energias contrárias à energia positiva da força ancestral. Estas energias negativas podem estar em alimentos, cores, situações, animais e, até mesmo, na própria natureza.

Porque os Exus gostam de sangue? “Os sacrifícios visam fazer circular a energia que anima tudo no mundo, o axé”, diz o pesquisador Rodrigo Pereira. “Ao se sacrificar um animal, não está se matando uma vida, mas sim fazendo essa energia que anima orixás e homens ser redistribuída.”

Oferendas a Exu
É bastante comum que as oferendas para Exu sejam feitas em cruzamentos de ruas ou outros lugares semelhantes, chamados de encruzilhadas.

Exu Olónan deve ser invocado nas situações de: abertura de caminho, emprego, causas de justiça e para ajudar no desejo sexual. Para abrir caminhos, passe um molho de abre-caminho pelo corpo e despache numa encruzilhada.

Oferendas a Exu Mirim
Ele gosta de sabores cítricos e dá preferência ao álcool como bebida. Além disso, também gosta de flores e velas.

Gato - com seu jeito cativo e astuto é protegido pelo imprevisível Exu. Cachorro - o guardião, companheiro e amigo tem a proteção do Orixá Guerreiro Ogum.

Muitas pessoas que não tem o real conhecimento sobre essa entidade acredita que ela esteja relacionado a algo ruim. Mas, isso é um engano! O Exu é um Orixá trabalhor, defensor e conhecido como o mensageiro e o Guardião dos terreiros, das aldeias, das cidades, das casas, do axé e do comportamento humano.

"Laroyê, Exu", que também pode ser escrito como "Laroiê, Exu", é uma expressão usada como saudação à entidade Exu. Ela pode ser traduzida como "Salve, mensageiro", com uso sendo comum em rituais do Candomblé e da Umbanda.

Na linguagem ritualística, diz-se que "Exu come primeiro". Sendo assim, ele come primeiro para poder levar as mensagens a serem entregues aos outros Orixás. Se Exu não come, a oferenda não é entregue. Todos dependem dele, enquanto ser intermediário, devorador e restituidor de força.

Casca de Alho – Erva Quente. Mamona – Erva Quente. Peregun Roxo – Erva Quente. Pimenta – Ervas Quentes.

Alguidá, Alguidar ou Agdá vasilha circular feita de barro (argila), utilizado nos rituais das religiões afro-brasileiras para fazer assentamentos "igba orixá" ou oferendas dentro do terreiro aos Orixás, entidades como caboclos e exús ou pomba-gira. Também chamado pelo povo de santo de oberó.

não se pode beber nada alcoólico com a guia no pescoço guia de trabalho gente não pode. não pode ir ao banheiro. com a guia no pescoço não pode tomar banho. com a guia no pescoço. certo não pode manter relação sexual. com a guia no pescoço. isso é um elemento sagrado é isso que precisa ser entendido por muitos.

Peixes (20/02 a 20/03) - Iemanjá

Exu tem a capacidade de ser o mais sutil e astuto de todos os orixás. Diz um oríkì que: "Exu é capaz de carregar o óleo que comprou no mercado numa simples peneira sem que este óleo se derrame".

Como veremos, o “corte” além de alimentar a relação entidade/pessoa de santo, instaura a própria temporalidade do terreiro e seus praticantes. O “corte” funciona como uma extensão da “gira”. Galos e galinhas são sacralizadas em função de fortalecer o relacionamento das filhas e filhos de santo com suas entidades.

A obrigação de um médium umbandista, popularmente conhecida como “Deitar pro Santo” é um período de retiro dedicado ao Orixá, um período de melhoramento, renascimento e resguardo. Existem diferentes requisitos para que um médium seja escolhido para passar pelo processo de deitada.