Qual é a coisa mais quente do universo?

Perguntado por: lparis . Última atualização: 18 de janeiro de 2023
4.7 / 5 2 votos

Qual é a coisa mais quente do universo? Uma resposta pode ser 141.678.500.000.000.000.000.000.000.000.000 graus Celsius (há 32 casas neste número). É a chamada temperatura de Planck.

Nebulosa do Bumerangue está a 5 mil anos-luz da Terra. Sua temperatura é de -272ºC, pouco acima do zero absoluto. Astrônomos do Observatório Alma, no Chile, enxergaram um novo formato da Nebulosa do Bumerangue, nuvem de gás e poeira que é o lugar conhecido mais frio no Universo, com temperatura de -272° C.

Qual é a maior temperatura registrada no Universo? Agora, se você quiser saber qual foi a maior temperatura já registrada em toda a história do universo, foi uma fração de segundo após o Big Bang. Nesse tempo minúsculo, chamado de tempo de Planck, a temperatura chegou a incríveis 141 x 10ˆ30ºC.

Urupema é considerada a cidade mais fria do Brasil por apresentar uma temperatura média anual de 8°C, podendo ser maior ou menor dependendo da estação. No inverno, os termômetros da cidade catarinense chegam a registrar temperaturas abaixo de 0°C todos os dias. Geadas e até neve não ficam de fora em Urupema.

Durante o verão, que vai de junho a setembro, a temperatura média no Vale da Morte fica acima dos 35 °C e as máximas superam facilmente os 40 °C. Nas outras estações, o clima é bem mais ameno. Nas noites de inverno, é comum ter temperaturas inferiores a 0 °C.

5.778 K

A estrela mais quente conhecida, a WR 102, encontra-se na constelação de Sagitário e sua temperatura conta com 210.000 graus Kelvin. Até agora, os cientistas encontraram quase 100 estrelas semelhantes na Via Láctea.

Novas medições sugerem que o centro da Terra é muito mais quente do que se pensava anteriormente e que teria uma temperatura de 6.000ºC, semelhante à da superfície do Sol. O núcleo sólido de ferro é cristalino e está rodeado pelo núcleo externo, líquido e em movimento.

A definição do zero absoluto foi feita por William Thompson, conhecido como Lord Kelvin. O cientista percebeu que, quando um gás sofre um resfriamento isovolumétrico (com volume constante) de 0 °C para – 1 °C, a pressão era diminuída cerca de 1/273 do valor inicial.

Os cientistas verificaram que é impossível reduzir a temperatura de qualquer substância a um valor inferior a -273º C (o zero absoluto). O físico inglês lorde Kelvin propôs uma escala termométrica, que leva o seu nome. Tal escala tem origem no zero absoluto, usando como unidade de variação o grau Celsius.

Porque no espaço é tão frio? Não importa o calor emitido pelo Sol: o espaço no nosso Sistema Solar será sempre basatnte frio. … Mas em nosso Sistema Solar, onde o espaço é quase que inteiramente vácuo, com pouca presença gases e moléculas, o frio pode chegar a -270 Cº — próximo ao zero absoluto.

Existem chamas com temperaturas diferentes? Sim. A do álcool etanol está entre 200° e 300° Celsius enquanto a da parafina da vela chega a 600°. E um fósforo, no instante em que é aceso, chega a 750°.

O zero absoluto é equivalente a -273,15 ºC ou -459,67 ºF.

Em um experimento conduzido em laboratório, os cientistas chegaram a marca de - 273ºC; Os pesquisadores utilizaram técnicas de resfriamento evaporativo e raios laser; A temperatura mais baixa registrada na Terra, de forma natural, foi de -89,2ºC, na Antártida.

A Lua viaja ao redor da Terra em uma órbita oval à 36.800 quilômetros por hora. A Lua não possui atmosfera, então as temperaturas variam de -184 graus Celsius durante à noite a 214 graus Celsius durante o dia, com exceção dos pólos onde a temperatura é constantemente -96 graus Celsius.