Qual é a coisa mais frio do universo?

Perguntado por: odantas . Última atualização: 29 de abril de 2023
4.2 / 5 17 votos

A Nebulosa do Bumerangue é o lugar mais frio do Universo, medindo cerca de -272 ºC. [ 1] A supercondutividade surge em temperaturas baixas, mas superiores ao zero absoluto. No condensado de Bose-Einstein, os átomos comportam-se como um único átomo macroscópico. [ 2] Qual foi o dia mais ...

Nebulosa do Bumerangue

A Nebulosa do Bumerangue ou Nebulosa da Gravata Borboleta, a cerca de 5.000 anos-luz da Terra, é considerada o lugar mais frio conhecido no universo, com uma temperatura de quase zero absoluto (-272,15 graus Celsius).

O zero absoluto é o limite inferior de temperatura na natureza, que corresponde à menor temperatura possível a ser atingida e equivale a – 273,15 °C ou 0 K.

O espaço é um lugar muito frio. A temperatura certa no vácuo e longe de qualquer astro é de cerca de -270 graus C. Essa temperatura seria suficiente para congelar o hidrogênio na Terra - mas ainda está alguns poucos graus acima do que é considerado o "zero absoluto" - o ponto mais frio possível.

Nitrogênio líquido congela a 63 K.

Apesar de existir teoricamente, o zero absoluto não pode ser atingido na prática, ou seja, não existe qualquer porção de matéria em todo o Universo nessa temperatura, e isso só pode ser afirmado graças à 3ª Lei da Termodinâmica. Tal lei indica que o zero absoluto é inatingível.

Em um extremo é algo chamado temperatura de Planck, e é equivalente a 1.417 x 1032 Kelvin (ou algo como 141 milhões milhões de milhões de graus).

Trancoso, Bahia. Jalapão, Tocantins. Bonito, Mato Grosso do Sul. Anavilhanas, Amazonas.

A Lua não possui atmosfera , então as temperaturas variam de -184 graus Celsius durante à noite a 214 graus Celsius durante o dia, com exceção dos pólos onde a temperatura é constantemente -96 graus Celsius.

A temperatura do espaço cósmico, ou seja, longe o suficiente da atmosfera terrestre, é de -270° C.

5.772 K

O escuro não é uma coisa. Ele é só a ausência de luz. Portanto, na letra fria das leis da física, não pode ter uma velocidade. A luz é composta por partículas chamadas fótons.

127ºC

Testes mais recentes e menos perigosos foram capazes de descobrir a exata temperatura máxima que podemos aguentar: 127ºC, por 20 minutos. Na verdade, o suor é o grande responsável por suportarmos altas temperaturas.

A medida do zero absoluto foi obtida, em 1848, de uma proposta de Lord Kelvin (1824-1907) ao perceber que a pressão de um gás diminuía na razão de 1/273 do seu valor inicial, quando resfriado de 0ºC a -1ºC, com volume constante.

O futuro do Sol será marcado pelo momento em que todo o seu hidrogênio for convertido em hélio. Quando isso ocorrer, ele terá o seu tamanho aumentado em até 200 vezes, podendo chegar até a órbita de Vênus.

Na Terra, a pressão é de cerca de 14,7 libras por polegada quadrada. O espaço, por outro lado, não tem atmosfera nem pressão exercida pelas moléculas de ar; é essencialmente um vácuo. Se o corpo for exposto a isso, a expansão do ar nos pulmões de uma pessoa provavelmente causará ruptura e morte.

Existe vento no espaço? Existe, mas é bem tênue. É geralmente o resultado da atividade de estrelas, ou seja, as estrelas é que geram os ventos espaciais, por isso eles são chamados de ventos estelares ou, no caso do Sistema Solar, o Vento Solar.

A água é menos densa na forma de gelo. Por que os lagos não ficam totalmente congelados.

É a alta pressão que impede o congelamento desse líquido. Então, não tem jeito: por mais grossa que seja a camada de gelo da superfície, a água no fundo dos oceanos não congela mesmo!