Qual é a coisa mais forte da Terra?

Perguntado por: rmoraes . Última atualização: 24 de maio de 2023
4.3 / 5 16 votos

Segundo o pesquisador James Hone, um dos responsáveis pelo estudo: "Nossa pesquisa coloca o grafeno como o material mais forte já medido, cerca de 200 vezes mais forte do que o aço estrutural”.

O grafeno é o material mais resistente já conhecido, sendo capaz de suportar pressões de até 130 gigapascal (130.109 Pa). Tamanha resistência decorre das fortes ligações químicas formadas entre seus átomos de carbono.

O microlattic metálico é o metal mais leve do mundo e um dos materiais estruturais mais leves que existe na atualidade. Este material poroso sintético, feito de tubos de fósforo e níquel, tem uma densidade tão baixa quanto 0,9 miligramas por centímetro cúbico.

tungstênio

Com uma resistência à tração de 1.510 megapascais, agora conhecemos o tungstênio como o metal mais forte que ocorre naturalmente na Terra.

"Nossa pesquisa coloca o grafeno como o material mais forte já medido, cerca de 200 vezes mais forte do que o aço estrutural," diz o pesquisador James Hone. "Seria necessário um elefante, equilibrado sobre a ponta de um lápis, para quebrar uma folha de grafeno [...]"

O diamante é altamente duro, ou seja, risca qualquer outro material existente, no entanto, sua tenacidade não é grande como sua dureza. Sendo assim, o diamante pode sim ser quebrado, mas só pode ser riscado por outro diamante. Uma martelada em uma pedra de diamante pode quebrá-lo em diversos pedaços.

o diamante

O talco é o mineral de menor dureza da escala, por isso, pode ser riscado por qualquer um dos demais. Já o diamante, é o mais duro, sendo assim, risca todos os outros minerais e não pode ser riscado por nenhum deles, apenas por outro diamante.

Um diamante rosa de 11,15 quilates apelidado de “Williamson Pink Star” detém o recorde de maior preço por quilate em leilão, depois de ter sido vendido por mais de R$ 298 milhões no ano passado. Este conteúdo foi criado originalmente em inglês.

É interessante notar que a distribuição regular dos átomos de carbono no diamante é também responsável pela excepcional dureza do material, pois é capaz de facilmente dissipar a força aplicada em qualquer ponto da estrutura cristalina. Isso justifica o fato do diamante ser o material mais duro que existe.

Dyneema

Dyneema® - A fibra mais resistente do mundo.
A fibra de polietileno de ultra-alto peso molecular (UHMwPE) da DSM, Dyneema®, oferece força máxima com peso mínimo.

O diamante é o mineral que apresenta maior dureza na escala de Mohs, ou seja, não pode ser riscado por nenhum outro mineral ou substância que possua uma dureza inferior a 10.

O ródio é o metal mais caro do mundo, sendo também extremamente raro: uma tonelada da crosta terrestre contém apenas 0,001 gramas deste metal de transição, caracterizado pelo seu elevado ponto de fusão e excelentes propriedades anti-corrosivas.

mercúrio (Hg)

Dentre os metais mais tóxicos destacam-se o mercúrio (Hg), o chumbo (Pb) e o cádmio (Cd) e como metalóide, o Arsênio (As). O mercúrio é o mais volátil dos metais e seu vapor é altamente tóxico.

Adamantium é uma liga metálica fictícia. É um metal raro, quase indestrutível, com o qual o esqueleto do personagem Wolverine, de X-Men, é revestido. A liga aparece ainda em outras obras de ficção, como o escudo do Capitão América, também feito de vibranium.

Grafeno. Embora não seja estritamente um metal, o grafeno merece uma menção especial quando falamos de materiais fortes.

O diamante é classificado como o mais duro e possui o índice 10; o mais mole é o talco, classificado com o índice 1.

Mariusz Pudzianowski

Com 45 anos, 1,85m e 142 kg, o polonês Mariusz Pudzianowski é considerado o "homem mais forte do mundo" na atualidade.

Diamante pode resistir a um milhão de vezes a pressão atmosférica.

1º Diamante: até US$ 63.000 por quilate. Valor passível de influência pela presença crescente de diamantes sintéticos no mercado.