Qual é a cobra que não tem veneno nenhum?

Perguntado por: arodrigues . Última atualização: 1 de maio de 2023
4.1 / 5 20 votos

Jiboia

Serpente não-peçonhenta que mata por constrição, envolvendo o corpo das presas e as esmagando. Pode alcançar até 4 metros de comprimento. Possui hábitos semi-arborícolas (muitas vezes é encontrada em árvores).

Muitas pessoas as chamam de aararaquinha dormideira. Trata-se de uma cobra extremamente inofensiva e calma, mesmo quando manipulada com as mãos. É muito comum encontra-las em hortas, lugar frequentado pelas lesmas do qual se alimenta.

No Brasil, as principais cobras inofensivas e não peçonhentas são: Jiboia No Brasil encontram-se apenas duas subespécies, a Boa constrictor constrictor e a Boa constrictor amaralis, e ambas podem chegar a até 4 metros de comprimento e possuem hábitos noturnos.

O Urutu Cruzeiro (Bothrops alternatus) é uma espécie peçonhenta de viperídeos muito agressiva. Seu bote é muito rápido e o Urutu pode dar vários botes em sequência, o que pode dar a sensação de perseguição para quem tem o desprazer de receber investidas deste bicho.

Apesar de a cultura popular atribuir perigo à cobra-cega, a espécie é inofensiva.

Ela se esconde nos rios e matas, aguardando o momento certo para atacar. A cobra preta que mama tem um apetite insaciável pelo leite humano, e é por isso que ela persegue mulheres que estão amamentando. Conta-se que, quando uma mulher lactante é atacada pela cobra, ela é hipnotizada e fica paralisada.

Thamnophis sirtalis infernalis

A Cobra mais bonita do mundo é marcada pelo nome científico de Thamnophis sirtalis infernalis, popularmente conhecida como Cobra-liga vermelha da Califórnia, uma subespécie da Cobra-liga que está presente na natureza em diferentes formas.

Como a cobra-de-ratos sobe em árvores e paredes. UM MANUAL sobre cobras do Alabama diz que a especialidade da cobra-de-ratos é escalar superfícies verticais.

A coral verdadeira é a mais venenosa, embora cause apenas 1% dos acidentes com cobras no país. Em segundo lugar, está a cascavel; em terceiro, a surucucu pico-de-jaca; e, em quarto, a jararaca, responsável por mais de 80% dos acidentes no Brasil.

Na verdade, nunca existiram cobras na Irlanda porque esse país se trata de uma ilha que não possui quaisquer espécies nativas de serpentes. Basicamente, é por causa desse mesmo motivo que também não existem cobras em lugares como Havaí, Islândia, Nova Zelândia, Groenlândia e Antártica.

a Antártida, Nova Zelândia, Islândia o Havaí e a Groelândia, por exemplo, que não possuem cobras (nativas) em seu território. Diferentemente da Grã-Bretanha, que tem ao menos três espécies de cobras, a Ilha Esmeralda não tem nenhum tipo de cobra. A tradição irlandesa acredita que São Patrício perseguiu as cobras ...

Uma das formas mais seguras para saber se há cobras em seu quintal é realizando periodicamente uma busca através da limpeza e organização do espaço que habitamos, principalmente se vivemos em lugares propensos à presença desses animais.

Cobra com até 20 centímetros é uma das menores encontradas na Amazônia. A Epictia tenella vive escondida embaixo da terra e, por ter limitações em função do tamanho, sua alimentação é composta basicamente por formigas e cupins.

A coloração desse réptil varia muito da região onde é encontrado. Na Mata Atlântica, por exemplo, é mais comum vê-lo no padrão amarelo com preto. Enquanto no Cerrado é mais frequente aparecer num tom esverdeado com preto. Também existem as cobras de cor escura: marrom, bronzeadas ou acinzentadas.

Em primeiro lugar devemos lembrar que as cobras são répteis, ou seja, as mesmas não se alimentam do leite. Podem ser ovíparas ou vivíparas, desprovidas de glândulas mamárias, sendo assim, não amamentam seus filhotes. Seu sistema digestório não está adaptado a essa alimentação.

A "cobra voadora" em questão é da espécie Chrysopelea Paradisi são capazes de planar pelo ar ao saltarem em direção de árvores. Mas para o alívio de muitos brasileiros, essa espécie costuma habitar somente no sul e sudeste da Ásia.

Píton-reticulada

O cinema alimentou a ... A Píton-reticulada é a maior cobra do mundo em comprimento, chegando a medir até 10 metros, segundo o Guinness World Records. Vivendo no sul e sudeste asiático, por ser uma nadadora nata, colonizou vária ilhas em regiões próximas.

Matar a cobra não é uma boa ideia. Primeiro, porque é crime ambiental. Segundo porque o animal tem uma importante função ecológica, atuando no controle da população de roedores. Terceiro, porque partir para o confronto com um predador evoluído e dotado de presas que inoculam veneno mortal pode ser bem arriscado.

A existência de veneno é quase inédita em anfíbios, tornando extremamente raras essas criaturas parecidas com indefesas minhocas. A cobra cega não morde, nem ataca os seres humanos.

As cobras são animais de sangue frio e dependem do ambiente para se aquecer. Mas não podem ficar sob o sol direto, para não ressecar. Por isso preferem os locais úmidos, escuros e quentes e se refugiam em montes de lenha, lixo, paióis , palhadas, cupinzeiros, folhagens etc.